Como proteger sua empresa de ciberataques?

Como proteger sua empresa de ciberataques?

Não é nada incomum ler em jornais notícias de empresas que foram vítimas de hackers e tiveram seus dados vazados. Engana-se quem pensa, ainda, que somente os grandes empreendimentos podem ser afetados por essas ações criminosas. Dito isso, por acaso você sabe como proteger sua empresa de ciberataques?

Nos dias de hoje, os dados de clientes e consumidores costumam ser os bens mais importantes para toda e qualquer empresa. No entanto, volta e meia ocorrem ataques cibernéticos que visam justamente vazar essas informações sigilosas e que acabam afetando tanto o empreendimento quanto o usuário.

Empreendimentos que lidam com armazenamento de dados em nuvens e outras questões do gênero, se não bem protegidas, estão sujeitas a serem invadidas por hackers. Por mais que isso não seja uma certeza, de que todas as pequenas, médias e grandes empresas serão atacadas, a possibilidade não pode ser descartada.

Neste artigo, você irá entender um pouco mais sobre a importância de proteger sua empresa de ciberataques. Além disso, falaremos uma lista com o passo a passo de algumas ações que é possível tomar para prevenir a invasão de hackers e, consequentemente, o vazamento ou apagão de dados.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

Antes de aprender a proteger sua empresa de ciberataques, entenda o que eles são

Antes mesmo de aprender sua empresa de ciberataques, é importante que você entenda o que eles são exatamente. Afinal de contas, estamos falando de um termo que não é tão novo quanto pode parecer, mas que está sendo citado com cada vez mais constância em noticiários e jornais ao redor do mundo.

Ciberataques, ou ataques cibernéticos, são nada mais nada menos do que tentativas criminosas que visam destruir ou danificar uma rede de sistemas. Essas ações podem resultar em prejuízos bastante significativos não apenas para empresas e corporações como, também, para os próprios usuários.

Em um ataque cibernético, é possível que dados sigilosos com informações internas da empresa ou dos consumidores acabem sendo roubados ou vazados. Na grande maioria das vezes, quando situações como essas acontecem, são acompanhadas de grande polêmica e até mesmo extorsão em torno de dados confidenciais.

O fato é que qualquer serviço, rede ou computador que seja acessível pela internet pode acabar se tornando uma vítima de ataques cibernéticos. Sendo assim, empresas que lidam com o armazenamento de dados em nuvens, ou até mesmo em máquinas comuns que estão conectadas com a web, acabam correndo esse risco.

Confira um pouco mais sobre como de fato proteger sua empresa de ciberataques:

1.    Manter um bom antivírus

Quem viveu a internet dos anos 2000 sabe que o acesso a qualquer site desconhecido poderia ser suficiente para um travamento gigantesco da máquina. Foi aí que os chamados antivírus começaram a se popularizar, visando trazer segurança para os usuários durante a navegação na web.

Sendo assim, saiba que manter um bom antivírus ativo é uma das maneiras de proteger sua empresa de ciberataques. Afinal de contas, existem estudos que apontam que mais de 70% dos riscos cibernéticos estão diretamente relacionados com vírus e malwares, os quais estão espalhados por diversos sites da web.

Dessa forma, o antivírus serve como uma barreira final de entrada em uma rede, agindo justamente para evitar a entrada de vírus e malwares e a ocorrência de ataques cibernéticos. Existe uma grande quantidade de softwares do gênero no mercado, basta procurar um consultor para entender qual é o melhor para a sua empresa.

VEJA MAIS: Como aplicar o fluxo de caixa no seu negócio?

2.    Utilize programas originais e mantenha o sistema atualizado

Não é segredo para ninguém que o download de softwares piratas é um perigo e tanto para a segurança dos computadores. No entanto, mais do que isso, em empresas de uma maneira geral, baixar um programa não original pode ser ainda mais perigoso, comprometendo dados internos e podendo resultar em vazamentos.

E é justamente por isso que a utilização de programas originais, com licenças de uso, e o mantimento do sistema atualizado é uma das formas de proteger sua empresa de ataques cibernéticos. Trabalhar com programas não originais, baixados sem certificação, é uma brecha e tanto para invasões de hackers.

Além disso, não manter o sistema da empresa atualizado também pode ser perigoso nesse sentido. Sendo assim, é extremamente importante que você mantenha todas as suas licenças de softwares, sistemas e até mesmo nuvem atualizadas para, ao menos, diminuir as chances de um ataque cibernético.

3.    Invista em um bom serviço de nuvem

Foi-se o tempo em que as empresas armazenavam as suas informações pessoais e os dados de seus consumidores em folhas físicas ou no próprio HD das máquinas. Os serviços de armazenamento em nuvem se tornaram uma verdadeira solução para empreendimentos, não apenas por questões de gastos como, também, agilidade e acessibilidade.

No entanto, existe uma grande quantidade de soluções de armazenamento em cloud atualmente - e nem todas são confiáveis. Sendo assim, uma das formas de proteger sua empresa de ciberataques é justamente investindo em bons serviços de nuvens, os quais sejam não apenas confiáveis como, também, seguros.

É preciso estar atento a uma série de questões antes de escolher o provedor que fará esse serviço para a sua empresa. Primeiramente, a reputação de quem oferece o armazenamento em nuvem. Segundo, a ativação da autenticação em, ao menos, dois fatores. E, por último, a utilização de ferramentas para segurança de transporte de dados.

4.    Treinar colaboradores com base em segurança da informação

E por último, nada melhor para garantir a segurança do seu empreendimento e proteger sua empresa de ciberataques do que treinar os seus colaboradores com base na segurança da informação. Ou seja, ensinar a cada um dos profissionais do seu negócio a como manter a segurança digital enquanto estão trabalhando, com ações práticas.

Existem muitas medidas que podem ser adotadas pelos próprios colaboradores e que já contribuem para diminuir as chances de invasões de hackers. Ações bastante simples como, por exemplo, não abrir e-mails suspeitos em conexão com o servidor da empresa ou não executar programas não autorizados são importantes para essa prevenção.

Para se ter uma noção, uma pesquisa mostrou que mais de 40% dos ciberataques de empresas acabam sendo decorrentes de erros internos de funcionários. Afinal de contas, em muitos casos, basta utilizar um dispositivo não confiável conectado na rede da empresa para abrir uma brecha que levará ao roubo e vazamento de dados.

VEJA MAIS: Como criar um plano de negócio?

Mas afinal de contas, qual a importância de saber proteger sua empresa de ciberataques?

Agora que você já conhece alguns passos fundamentais para garantir que o servidor do seu negócio não seja invadido por hackers, talvez esteja se perguntando: mas afinal de contas, qual a importância de saber proteger sua empresa de ciberataques? Por mais que possa parecer óbvia, muitas pessoas descuidadas realmente não enxergam a verdadeira necessidade por trás disso.

Garantir que a sua empresa esteja protegida de ataques cibernéticos é essencial para que não apenas os seus dados pessoais como de todos os seus clientes estejam protegidos. Trata-se de uma questão mínima para assegurar a todos os seus consumidores que suas informações estão seguras nas mãos do seu empreendimento.

Além disso, utilizar antivírus e proteger as máquinas e servidores da nuvem contra ataques virtuais é importante para que o seu empreendimento também não vá à falência. Afinal de contas, para muitos negócios, o apagar de dados pode ser suficiente para que diversas operações tenham que ser refeitas do zero - o que pode não ser sustentável economicamente.