6 apps gratuitos e essenciais para o empreendedor iniciante

6 apps gratuitos e essenciais para o empreendedor iniciante

Hoje em dia é praticamente impossível imaginar sair de casa sem estar com o celular no bolso. Todas as atividades que fazemos no dia-a-dia costumam contar com a companhia de um smartphone, o qual pode ser utilizado para a otimização de tempo e tarefas. Pensando nisso, separamos para você uma lista com 6 apps gratuitos e essenciais para o empreendedor iniciante.

Empreender está longe de ser uma das tarefas mais simples e fáceis do mundo - e isso não é segredo para ninguém. No entanto, existem diversas maneiras de fazer com que esse processo seja muito melhor aproveitado e, até mesmo, que não seja tão trabalhoso ou tome muito tempo e dinheiro do empreendedor.

O que muitas pessoas não se dão conta é que, na era da tecnologia, não integrar as funcionalidades de um smartphone no dia-a-dia do negócio é não apenas perder tempo como, também, dinheiro. Afinal de contas, estamos falando de um aparelho que pode ajudar e muito tanto a vender quanto a organizar o seu empreendimento.

Neste artigo, você irá conhecer nada mais nada menos do que 6 apps gratuitos e essenciais para o empreendedor iniciante. Além disso, falaremos sobre como cada aplicativo em específico pode lhe auxiliar nessa jornada empreendedora, seja na organização das finanças ou, até mesmo, nas vendas pela internet.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto. 

Apps gratuitos e essenciais para o empreendedor podem lhe ajudar, mas não farão milagres

Antes de partir para a lista de 6 apps gratuitos e essenciais para o empreendedor iniciante, é importante desmistificar o uso dessas plataformas. Isso porque os aplicativos realmente podem lhe ajudar e facilitar o seu dia-a-dia enquanto dono de um negócio, mas não necessariamente farão milagres no funcionamento do mesmo.

O que queremos dizer com isso: mais do que usar esses aplicativos, para que eles tenham um impacto positivo dentro da sua rotina de empreendedor ou no negócio em si, é preciso saber como utilizá-los. É entendendo os apps e as suas principais características que você irá poder adaptá-lo para a realidade do seu empreendimento e, assim, tirar o melhor dele.

Sendo assim, não comece a utilizar os aplicativos pensando que apenas o uso deles em si irá fazer com que o seu negócio tenha resultados melhores. Pense em compreender ao máximo a plataforma e relacioná-la com as características da sua empresa para, então, poder fazer essa ponte de resultados.

Dito isso, confira os 6 apps gratuitos e essenciais para o empreendedor iniciante:

  1. WhatsApp Business

Não dá para falar sobre apps gratuitos e essenciais para o empreendedor iniciante, hoje em dia, sem nem ao menos citar o WhatsApp Business. Ao menos no Brasil, essa é uma das melhores e mais importantes plataformas para quem tem um negócio e realiza atendimentos pela internet - seja para encomendas, vendas ou acordos.

Com o WhatsApp Business, você facilita e muito o contato do seu cliente com a empresa / negócio. Primeiramente, porque o próprio contato do seu empreendimento na plataforma pode vir acompanhado de algumas das principais informações que o consumidor precisa ter, como horário de funcionamento, cardápio ou tabela de preço dos produtos, localização entre outros. 

  1. Trello 

O Trello é uma das plataformas queridinhas de quem trabalha com uma equipe de colaboradores produtores de conteúdo - independentemente qual o tipo dele. Sendo assim, não é exagero nenhum colocá-lo como um dos apps gratuitos e essenciais para o empreendedor iniciante. 

O Trello é um aplicativo que funciona como um espaço de trabalho digital compartilhado entre colaboradores. Com ele, você pode delegar tarefas e dividir as produções entre feitas, em desenvolvimento, ideias futuras e por aí vai. Trata-se de um ótimo app para quem gosta de organizar as produções, como campanhas publicitárias, por exemplo.

  1. Canva 

Até um tempo atrás, produzir um flyer ou banner para divulgar um produto ou serviço era algo que exigia um grande conhecimento em ferramentas como Photoshop, Illustrator e por aí vai. No entanto, um aplicativo em específico surgiu para tornar esse processo muito mais acessível para profissionais e empreendedores. Estamos falando do Canva.

O Canva é um dos apps gratuitos e essenciais para o empreendedor iniciante, o qual pode ajudar e muito na hora de criar um layout para a divulgação de produtos. Trata-se de uma ferramenta que pode ser usada para a criação de banners e posters que podem ser divulgados tanto nas redes sociais quanto impressos para compor um brinde em um determinado produto, por exemplo.

  1. Camscanner 

Quem já trabalhou na área de RH de uma empresa sabe o quão trabalhoso é o processo de receber um documento, colocá-lo em uma impressora, botar todo o papel e configurar para tirar uma cópia. Apesar de não ser algo extremamente difícil, pode tomar um tempo danado do dia do empreendedor. E é justamente para facilitar esse trabalho que existe o Camscanner.

O Camscanner é sem sombra de dúvidas um dos apps essenciais para o empreendedor iniciante. Com ele, você pode simplesmente apontar a câmera do celular para um documento e fazer um escaneamento perfeito, de modo que todas as informações ficam claras e nítidas para serem lidas. Para quem lida com contratos e documentos, esse aplicativo é uma verdadeira mão na roda.

  1. iZettle 

Foi-se o tempo em que o dinheiro vivo era o principal meio de pagamento dos consumidores. A facilidade de compras hoje em dia com cartões de crédito e débito fez com que muitos consumidores passassem a preferir comprar dessa maneira. E para facilitar ainda mais esse processo, existe o iZettle.

O iZettle está na lista dos apps gratuitos e essenciais para o empreendedor iniciante, mas precisa da companhia de um leitor dedicado de cartões - uma maquininha, em outras palavras. Com ele, é possível fazer as vendas por meio de cartões de crédito e débito de maneira prática, com o dinheiro caindo na conta sem intermediários, e ainda gerenciar as vendas do negócio de uma maneira geral.

  1. Evernote 

E para finalizar a lista dos 6 apps gratuitos e essenciais para o empreendedor iniciante, temos o Evernote. Em suma, esse aplicativo vem mais para ajudar quem está começando um negócio a organizar as suas próprias rotinas de produtividade. Isso porque se trata de uma espécie de bloco de notas - mas muito mais completo.

Com o Evernote você pode anotar as suas ideias de maneira organizada, fazer checklists de tarefas que precisa desempenhar assim como organizar um calendário próprio de atividades. Tudo isso na palma da mão, para poder ter uma rotina melhor enquanto empreendedor.