Festa junina: como usar o tema para atrais mais clientes

Festa junina: como usar o tema para atrais mais clientes

Finalmente entramos em um dos meses mais festivos do Brasil, ainda que seja na metade do ano. Estamos falando de junho, aquele período em que comemoramos não apenas o Dia dos Namorados como, também, os arraiais ao redor do país. Mas, afinal de contas, como usar o tema festa junina para atrair mais clientes?

Quando o assunto é comércio, não dá para negar que as datas festivas são sempre muito bem-vindas. A grande maioria dos empreendimentos, sobretudo os que são do setor de vendas e varejo, costumam lucrar muito mais em época de festas e eventos, sejam eles nacionais, internacionais, regionais e por aí vai.

Com a festa junina não é diferente, uma vez que o tema costuma mobilizar pessoas de todos os estados do país. Além disso, há um ponto que faz com que esse período seja extremamente oportuno para as empresas: o fato de que ele não se limita a um dia, mas sim a praticamente dois meses inteiros.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

Como o tema festa junina pode ajudar o meu empreendimento?

Independentemente se você mora em uma cidade grande ou pequena, certamente já percebeu que o movimento do comércio costuma aumentar em épocas festivas. E com a festa junina não é diferente, uma vez que muitas pessoas aproveitam esse período para fazer eventos particulares e comemorar o período com amigos e familiares.

Mas a dúvida que permanece é: como que o tema festa junina pode realmente ajudar o meu empreendimento? O fato é que a temática festiva por si só é bastante atrativa e, quando tem a ver com o produto ou serviço com qual a empresa trabalha, pode resultar não apenas na captação de mais clientes como, também, em um aumento das vendas.

Na época de festa junina as pessoas vão sair para comprar, sejam roupas que se adequem à festividade, comidas típicas do período, decorações e etc… Em alguns casos, irão até mesmo contratar equipes para montar festas ou cuidar de redes sociais. No fim das contas, o período junino pode lhe ajudar em diversas frentes.

A seguir, você vai entender como:

1.    Aderindo à festa junina nas redes sociais

Uma das melhores formas de usar a festa junina para atrair mais clientes para o seu negócio é utilizando o tema como base nas redes sociais. Muitos empreendimentos conseguem fazer isso para conquistar novos consumidores, dedicando todo o período de junho e julho para postagens temáticas.

Se o seu produto tem, ou pode ter, a ver com a festa junina, deixe isso muito claro nas publicações em redes sociais. Abuse dos layouts xadrez nas publicações, assim como na estética mais caipira e do interior que tem a ver com esse período, seja em banners ou em produções próprias.O assunto junino por si só costuma despertar a atenção do usuário nas redes sociais, e pode ser um impulso para ele conhecer o seu negócio.

2.    Decorando o ambiente da sua loja

Junho costuma ser aquele mês em que as lojas decoradas costumam atrair mais clientes do que as demais. Afinal de contas, o clima de festa junina por si só é extremamente contagiante, a ponto de ser realmente gostoso estar imerso nas músicas e cenários decorados quando você sai às compras.

Sendo assim, a partir do momento que você decora o ambiente e a fachada da sua loja de acordo com o tema de festa junina, pode atrair novos consumidores. Pessoas que foram ao comércio com o objetivo de comprar algo para eventos desta categoria irão identificar as lojas que estão adequadas ou não.

Quer um exemplo? Se você está passando em busca de rapadura e outros quitutes juninos e estiver passando em frente a uma série de mercearias, em qual iria entrar: na que tem bandeirinhas e palha pendurada na frente, ou na que não tem nada?

3.    Eventos especiais e temáticos

E por último, saiba que uma das formas de usar o tema festa junina para atrair mais clientes é realizando eventos especiais e temáticos. Aproveite que todo mundo está no clima de arraial e faça uma festa para os seus próprios consumidores, com quitutes na entrada, fantasias e tudo mais.

Isso pode vir a calhar em diversos empreendimentos, e não apenas aqueles que tem alguma coisa a ver com o período junino de fato. Seja você dono de uma loja de roupas ou de uma agência de marketing, invista em um evento desse jeito para vender mais ou, até mesmo, aumentar o seu networking.