Eventos: porque fazer e no que eles beneficiam seu comércio

Eventos: porque fazer e no que eles beneficiam seu comércio

Engana-se quem pensa que a única forma de aumentar as vendas massivas de seu empreendimento é fazer uma grande promoção. Na verdade, quando se trata de negócios presenciais, algumas ações pontuais são ainda mais eficazes. E é por isso que você precisa entender como os eventos podem beneficiar o seu comércio.

Você certamente já ouviu falar sobre as chamadas “festas de inauguração” de lojas, independentemente do setor, não é mesmo? Esses tipos de eventos são bastante comuns e servem não apenas para dar um start nos negócios como, também, logo de cara, vender e atrair novos consumidores para a marca em questão.

Mas, afinal de contas, se os resultados de um evento de abertura são tão positivos, por que não fazer outros? Você não precisa abrir uma nova loja para ter que fazer uma “festa” que movimenta e atrai pessoas. Na verdade, só precisa encontrar algumas datas específicas que batam com o seu segmento para, então, usufruir dos benefícios.

Neste artigo, você irá entender um pouco mais sobre porque fazer eventos e como eles beneficiam o seu negócio. Além disso, daremos algumas dicas de ações pontuais que podem ser realizadas para agradar um determinado público e que, possivelmente, estarão de acordo com o seu segmento de atuação.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto:

Por que eu devo fazer eventos no meu negócio?

Quando falamos em comércio de uma maneira geral, é quase impossível não pensar em algumas datas específicas. A Black Friday, por exemplo, é um período que gera muita expectativa por parte dos consumidores e, também, dos próprios empreendedores, sendo praticamente um evento mundial que dura alguns dias (ou algumas semanas para determinados empreendimentos).

O fato é que a grande maioria dos comércios fatura muito mais durante o período de Black Friday, mesmo que nem todos os seus produtos estejam na promoção. Em linhas gerais, trata-se mais da sensação de participar de um movimento e fazer uma aquisição durante a reta final do ano, quando já economizamos durante os meses e etc…

Mas, afinal de contas, por que eu devo fazer eventos no meu negócio? O fato é que a realização de eventos em comércios é uma excelente forma de simplesmente aumentar as suas vendas, tanto de forma esporádica, quando nos referimos ao dia em questão, quanto de maneira mais duradoura.

Isso porque, em um evento, as pessoas já vão mais preparadas para aproveitar, curtir e até mesmo gastar. Sendo assim, quando você prepara alguma ação especial ou temática para o seu empreendimento e convida um bom número de pessoas, a tendência é que essas pessoas consumam muito mais do que um dia tradicional de vendas.

Sendo assim, confira alguns dos benefícios de fazer eventos no seu comércio:

1.    Maior fidelização dos clientes

Um dos grandes benefícios de realizar um evento em seu comércio é justamente a maior fidelização dos clientes. Isso porque, nos dias de hoje, a grande maioria dos consumidores estão em busca não apenas de produtos ou serviços de qualidade, mas sim de experiências que sejam tanto agradáveis quanto marcantes, gerando uma certa conexão.

E não há como negar que os eventos são algumas das melhores formas de gerar essas boas experiências e memórias ao consumidor. Afinal de contas, estamos falando de uma ação especial, a qual geralmente envolve ida com amigos, o que resulta em conversas e momentos que realmente nos marcam.

Um exemplo são as hamburguerias e restaurantes que, na reta final de séries como Game of Thrones ou até mesmo Lost, decidiram fazer exibições especiais dos episódios. Nesse ponto, elas entenderam que o assunto movimentava e empolgava as pessoas e, portanto, poderia gerar uma experiência interessante relacionada ao empreendimento.

Para quem viveu um momento como esse, certamente irá lembrar com carinho “do dia em que foi em uma hamburgueria com os amigos assistir uma série no telão”. Para quem é consumidor, essas lembranças realmente marcam, e acabam sendo cruciais para a criação de uma conexão com o empreendimento e, também, uma maior fidelização.

2.    Alcançar novos públicos e parcerias

Por acaso você já visitou aquelas feiras especiais sobre um determinado assunto que costumam ter em alguma cidade? Muitos municípios fazem eventos onde reúnem, por exemplo, empreendedores do ramo da construção civil, das mais diversas áreas, ou até mesmo da indústria têxtil e por aí vai.

O fato é que participar desses eventos é uma excelente forma de alcançar novos públicos e parcerias para o seu comércio. Isso porque, querendo ou não, a grande maioria dessas ações, geralmente coordenadas pela Prefeitura ou por uma entidade específica, possuem uma grande visibilidade por parte do público consumidor e também produtor.

Suponhamos, por exemplo, que você é dona de uma loja de roupas personalizadas e que decide participar de uma dessas feiras voltadas para indústria têxtil. Essa exposição ao público pode gerar não apenas novos consumidores, que não sabiam da existência do seu negócio, como também parceiros, que veem potencial de investimento ou até mesmo de colaboração na sua empresa.

São muitos os casos de comércios que acabam participando desses eventos e que, então, descobrem uma nova parceria que resulta no aumento das vendas. Para o segmento da indústria têxtil, um exemplo seria uma marca que faz camisetas personalizadas mas que compra o tecido de empreendedores de fora, descobrindo que existe uma empresa que vende tecidos na própria cidade, economizando com o processo.

VEJA TAMBÉM: Quais os benefícios em ter uma loja digital?

3.    Ser um comércio mais conhecido

E por último, saiba que uma das grandes vantagens de realizar eventos para o seu negócio é se tornar um comércio mais conhecido na região. Afinal de contas, o planejamento de festas e ações do tipo costuma resultar justamente na vida de um grande público, o que gera uma bola de neve em termos de indicações.

Isso porque quando um consumidor da sua loja descobre que você vai fazer um evento especial, a tendência é que ele logo convide outra pessoa para participar. É assim no caso da transmissão de série na hamburgueria, nos jogos da Copa do Mundo em uma loja de artigos esportivos e por aí vai.

Com o tempo, isso vai se tornando um esquema completamente lucrativo e orgânico, na medida em que você vai realizando mais eventos. Quando as experiências dessas ações acabam sendo boas para os usuários, a tendência é que eles queiram compartilhar com conhecidos, dando início a algo bastante interessante.

Além disso, vale ressaltar que uma semana de promoção ou até mesmo a adaptação a datas festivas também pode contar como eventos. Um exemplo são as lojas de roupa que, em época de halloween se vestem de uma maneira bastante típica, decoram todo o ambiente e ainda oferecem roupas que combinem com o tema.