Captação de imóveis: 5 dicas para descobrir os dados do proprietário

Captação de imóveis: 5 dicas para descobrir os dados do proprietário

A captação de imóveis é um processo que precisa ser realizado pelo corretor, para que ele possua informações sobre a residência ou ponto comercial que quer vender ou alugar. No entanto, esse processo pode ser um pouco complicado dependendo do seu caso.

Mas, para tentar tornar a sua vida um pouco menos complicada, decidimos fazer esse texto onde passaremos algumas dicas que possam ser úteis. Afinal, usando as ferramentas certas podemos chegar muito mais longe. As dicas são bem variadas e devem agregar na maneira como você realiza as pesquisas.

Contudo, todas as dicas são de métodos considerados legalmente possíveis, nada de infringir leis para obter as informações.  Por isso, não espere encontrar tal método nesse texto. No entanto, caso queira dicas que vão lhe ajudar e que seguem a Constituição Brasileira, está no lugar certo.

O que é captação de imóveis?

Em suma, a captação de imóveis é um processo no qual uma empresa ou o próprio corretor de imóveis realiza uma busca em banco de dados, procurando informações de bens e seus donos. Isso é possível, porque quando um imóvel é comprado de maneira legal, ele acaba sendo registrado em um Cartório de Imóveis.

Então, a captação de imóveis é o processo de realizar a pesquisa de informações relevantes para um corretor. Sendo que esses dados podem ser armazenados muitas vezes em bancos de dados que são utilizados para verificações futuras. No entanto, por vezes o corretor não possui acesso a um desses e acaba tendo que fazer a pesquisa de forma mais arcaica, que exige um maior esforço.

Como funciona a captação de imóveis?

Todo imóvel que está registrado de maneira regular, está no nome de alguma pessoa. E uma imobiliária ou corretor não pode deixar de ter esse dado em mãos, pois é muito útil para fazer negócios.

Por vezes, nem existe a necessidade de descobrir quem é o dono, pois o corretor já possui a informação. No entanto, precisa verificar se as informações são verdadeiras e se podem ser utilizadas para o objetivo pretendido.

Objetivo esse que pode variar conforme o desejo do gestor, podendo ser aprovar um financiamento, uma compra ou disponibilizar para alugar. Por isso, é tão importante que sejam verificadas as informações, como medida de segurança para evitar qualquer problema que possa surgir no futuro.

7 dicas para descobrir os dados do proprietário

Para fazer a captação de imóveis o corretor precisa atravessar difíceis barreiras, dependendo da sua situação. Por isso, decidimos preparar para você algumas dicas que podem lhe auxiliar nessa aventura que um corretor de imóveis tem de enfrentar.

Utilizando certos métodos e estratégias que indivíduos com muita experiência desenvolveram, descobrir o dono de um imóvel pode ser algo menos trabalhoso. Então se ligue, que na sequência iremos lhe dar várias dicas para facilitar a captação de imóveis.

Comece reunindo o máximo de informações que conseguir

Encontrar algum proprietário de imóveis sem possuir nenhum dado sobre, é absurdamente complexo. Então, para começar de maneira mais fácil a sua pesquisa, reúna o máximo de informações possíveis sobre o bem, e sobre quem você acha que possivelmente é o proprietário do mesmo. As informações mais relevantes a se procurar são:

  • O endereço do imóvel;
  • Os dados pessoais do provável proprietário;
  • O telefone do possível proprietário.

Com essa grande quantidade de informações, será muito mais fácil e rápido você fazer suas pesquisas. Porque quanto mais informações tiver, mais rápido consegue encontrar aquilo que procura. Sejam informações de possíveis pendências ou só a confirmação de quem é o dono imóvel.

Use a internet a seu favor para encontrar o que busca

A melhor ferramenta para se realizar uma pesquisa provavelmente é a internet, ela desde que ascendeu ao mundo, vem mudando os modos de diversos ramos da sociedade trabalhar. Atualmente é quase impossível operar uma empresa ou exercer qualquer função sem saber usar a internet.

E na captação de imóveis ela também pode ser de grande auxílio, uma vez que torna muito mais simplificada a busca. Pois, fornece acesso a um poderoso banco de dados tanto público como privado, disponível a um clique de distância. Assim, permitindo ao corretor obter a informação sem sair do escritório.

Utilize ferramentas para fazer o cruzamento de dados de maneira automática

Profissionais e empresas que buscam sucesso a curto e longo prazo precisam ser o mais eficientes possível, na realização de qualquer função. Além disso, é preciso impor normas de qualidade para o serviço, é claro. Mas qual seria a melhor forma para isso?

Obviamente seria automatizar as atividades manuais através de ferramentas que consigam produzir mais e melhor. Por isso, utilizar ferramentas automatizadas pode ajudar muito um corretor de imóveis. Pois, elas podem ser capazes de cruzar informações e assim encontrar o proprietário do imóvel sem perder muito tempo.

Basicamente esses softwares são o futuro da captação de imóveis, pois com poucos cliques eles são capazes de realizar buscas completas e cruzar dados com uma alta confiabilidade. Assim lhe dando um resultado confiável sobre quem é o dono do imóvel.

Cartórios são boas fontes de informação

Essa é uma forma bastante tradicional, mas que ainda funciona bem. É a busca de informações em cartórios, isso não precisa ser feito de forma presencial. Pois já existem softwares capazes de fazer a varredura dessas informações de maneira online.

E como todos os imóveis são registrados em pelo menos um cartório, essa se torna uma fonte bastante confiável de informação. E lhe permite ter a oportunidade de encontrar de maneira mais segura o nome do proprietário legal do imóvel.

Obtenha boas conexões

Para facilitar a sua captação de imóveis pode investir em boas conexões com pessoas que atuem na mesma área do mercado que você. Isso não vale somente para os profissionais dessa área, porque quanto mais indivíduos conseguir ter uma boa relação melhor será para você.

Todas as pessoas são boas fontes de informações e podem ser preciosas para os corretores. Afinal, todos sabemos a história de outras pessoas, logo todos podemos ter informações sobre imóveis, e algum desses dados podem ser o que está procurando.

Esteja sempre alerta e disponível

Nessa área quem dorme está perdendo dinheiro, como algumas pessoas diriam. É importante estar totalmente focado para não perder as oportunidades que surgem. Por vezes a pessoa que você mandou um e-mail pedindo alguma informação lhe responde, mas o corretor só vê muito tempo depois e quando entra em contato ela não responde mais.

Aliás, existem pessoas que se ofendem quando não são respondidas logo após entrarem em contato. Principalmente quando você está tratando de um imóvel de alguém muito importante, que não possui muito tempo livre. Então, esteja sempre ligado e responda e-mails, mensagens e ligações o mais rápido possível.

Utilize a melhor plataforma para a captação de imóveis

A Place2b pode lhe auxiliar na sua busca de captação de imóveis, oferecendo centenas de imóveis comerciais para alugar. Nós contamos com um poderoso banco de dados. E uma grande quantidade de opções para você enviar para o seu cliente.

É muito melhor apostar em uma empresa com anos de experiência no mercado, do que firmar acordos de aluguéis com gente que você não conhece ou confia. Aposte na certeza, aposte na melhor, e faça o seu cadastro no Place2b.