Retomada do comércio: 10 dicas para reabrir sua loja com segurança

Retomada do comércio: 10 dicas para reabrir sua loja com segurança

As restrições impostas às diferentes atividades econômicas estão sendo reduzidas, permitindo a retomada do comércio. Os empreendedores devem ficar atentos a diversos detalhes, para que tudo aconteça dentro dos padrões de biossegurança. Por isso, listamos 10 dicas para reabrir sua loja com segurança.

A retomada do comércio já é uma realidade, mas é algo que precisa ser colocado em prática com sabedoria e com muito estudo, para não deixar consumidores e funcionários em risco. Assim, o cenário encontrado não será o mesmo de antes da pandemia, então os empreendedores precisam adotar medidas sanitárias e garantir o distanciamento social.

As empresas devem higienizar com frequência escritórios e lojas, disponibilizando álcool gel 70% para todos os presentes no ambiente. Além disso, as já populares máscaras sempre devem estar presentes. Mas, existem muitas outras ações que podem e devem ser colocadas em prática.

Entre as 10 dicas para reabrir sua loja com segurança, mostraremos que é possível adotar protocolos seguros, para que tudo aconteça de maneira planejada e 

Um desafio para o mundo inteiro

A Covid-19, que surgiu na China no fim de 2019 se espalhou pelo mundo inteiro nos primeiros meses de 2020. Desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou se tratar de uma pandemia, governos de diversos países começaram a tomar medidas preventivas e cautelares.

Os meses de março, abril e maio foram tensos, diversos comércios ficaram completamente fechados, enquanto escritórios adotaram o home office. Além disso, restaurantes e lanchonetes passaram a trabalhar com o sistema de delivery, em uma possibilidade de manterem-se abertos.

A pandemia fez as vendas pela internet disparar, assim como o Governo Federal e outros órgãos passaram a permitir cadastros e solicitações por telefone e online. Agora o que fica como desafio é o retorno ao que está sendo chamado de "novo normal".

Retomada do comércio: um grande desafio

Cercadas de restrições, diversas atividades empresariais estão retornando. Por isso, é fundamental adotar boas práticas nesse momento complicado que todos estamos enfrentando. Pensando nisso, é preciso elaborar uma chamada matriz de riscos, que deve considerar pontos importantes nessa retomada.

Em primeiro lugar, é preciso identificar qual é a categoria da sua empresa, para descobrir o que pode ser feito. Assim, podem ser pensados procedimentos e até mesmo treinamentos, com o objetivo de garantirem um melhor contato social e reduzir a exposição ao risco.

Durante essa elaboração, é necessário entender quais são e quantos são os funcionários, fornecedores e clientes que passam pelo ambiente. Dessa forma, vai ficar mais fácil para fazer um monitoramento ambiental, focado na prevenção.

Os escritórios que estavam totalmente em home office, agora já estão voltando. Obviamente que aos poucos, com o revezamento de funcionários, onde os colaboradores não trabalham todos os dias.

1 - Plano de Contingência

A lista de dicas para reabrir sua loja com segurança começa com o Plano de Contingência, que deve ser elaborado antes mesmo de as atividades voltem. Aliás, é dessa forma que os empreendedores podem compreender quais são as necessidades e ações que precisam ser tomadas.

Neste ponto, entra a análise de risco do ambiente, por meio de um monitoramento microbiológico inicial. Além disso, a testagem por amostragem das pessoas em áreas de risco é algo importante, para garantir que nenhum contaminado com Coronavírus prejudique o negócio.

O Plano de Contingência inclui também questões como a revisão nos sistemas de ar condicionado e aumento nas limpezas realizadas no ambiente. Para que a retomada das atividades seja algo seguro é importante que exista um comprometimento de todos os membros.

2 - Comunicação

A comunicação é algo fundamental para evitar que o vírus se espalhe. Por mais que seja amplamente divulgado pela mídia que a utilização do álcool gel é importante, não custa nada colocar placas na empresa com essa recomendação. Além disso, é fundamental que existam fracos de álcool gel disponíveis logo nas entradas.

Aliás, tem sido comum as lojas e supermercados colocarem atendentes logo na porta, esguichando álcool gel nas mãos dos consumidores que acabaram de chegar. Além disso, é importante a utilização de máscara, em algumas cidades decretos foram publicados, multando quem for encontrado nas ruas sem esse cuidado.

É importante promover a divulgação das campanhas internas envolvendo as boas práticas, explicando como funcionarão os treinamentos, caso existam. Dessa forma, tudo isso pode ser explanado por meio das redes sociais, para dar mais confiança aos consumidores. Assim, a relação entre vocês sai fortalecida.

3 - Cuidados com o ambiente

O sistema de ar condicionado é um dos que precisa de mais revisões. Aliás, ele é um ponto complicado, já que os dutos de distribuição de ar podem ser fontes contaminação, já que a sujeira fica instalada nas tubulações. Dessa maneira, é preciso da validação microbiológica do ambiente, que vai reduzir os riscos de contaminação.

O mapeamento do ambiente é importante para avaliar os riscos enfrentados no espaço. Dessa maneira, serão analisados os possíveis riscos que podem ser enfrentados pelos colaboradores que atuam ali, condições ruins para os clientes e também prejudiciais a própria empresa.

Depois que tudo for analisado, será possível determinar como será feita a higienização periódica, em um procedimento operacional padronizado. Mas, não para por aí, já que o procedimento continuará em busca de melhorias, para dar cada vez mais segurança a tudo o que é colocado em prática.

Também é preciso colocar em prática o procedimento operacional padronizado (POP), que envolve uma conduta diferenciada em relação às pessoas que frequentam o local, aumento na frequência de higienização e cuidados específicos.

4 - Higienização e Desinfecção do ambiente de trabalho

A Ala é uma empresa especialista na limpeza de ambientes, começando sempre de cima para baixo, o que ajuda a eliminar todos os resíduos. Assim, eles podem ser recolhidos com um espanador e com um aspirador de pó. Também é aplicado álcool 70% nas superfícies, fazendo com que o vírus existente seja completamente eliminado.

A higienização e desinfecção trata também sobre a limpeza das áreas como banheiros, cozinha, áreas de serviço e a copa. 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) tem rígidos procedimentos de controles de risco, para escritórios, fábricas e lojas. Dessa maneira, não existe apenas uma técnica de aplicação de produtos, é preciso que os procedimentos sejam adaptadas para o seu negócio.

5 - Produtos recomendados para o estabelecimento

A Anvisa faz recomendações quanto a utilização de alguns produtos, que ajudam a combater o vírus. O álcool 70%, por exemplo, é ideal para móveis e pontos de grande frequência de contato, como nos corrimões das escadas ou botões dos elevadores, por exemplo.

As áreas externas e os locais de grande fluxo de pessoas, como pisos de terminais de ônibus e banheiros públicos, entre outros, podem ser higienizados com hipoclorito de sódio. Já as superfícies de baixa toxicidade podem receber o Peróxido de Hidrogênio Hospitalar.

Nas áreas industriais de produção de alimentos, o Quaternário de Amônio ou Biguanida são ótimos para combater o problema.

6 - Esterilização por pulverização

Existem duas maneiras para que os desinfetantes sejam aplicados nos diferentes ambientes: pulverização ou nebulização. Então, é preciso conhecer um pouco sobre cada uma delas, para que a aplicação seja feita de forma correta. Além disso, é importante lembrar que isso vale não somente para a retomada do comércio, mas que deve ser mantido depois.

A pulverização é recomendada para as áreas internas, as salas menores, os pequenos vestiários, banheiros e escritórios. Ou seja, é uma ótima técnica para os locais onde o acesso é fácil e o material escolhido não precisa ser de longo alcance.

Já a nebulização é recomendada para áreas internas grandes, como os depósitos, os galpões e escritórios cheios de mesas. As fábricas também podem ser beneficiadas com a esterilização por nebulização.

7 - Monitoramento das execuções

Não basta somente fazer a execução da esterilização, é preciso colocar em prática um protocolo que comprove a sua eficiência. Assim, existe um equipamento específico para isso, que garante uma análise microbiológica, identificando a presença ou a ausência de microrganismos.

Dependendo qual é o segmento de atuação da sua empresa, pode ser importante a emissão de certificados de descontaminação. Por exemplo, as farmácias e indústrias alimentícias necessitam disso.

Outra questão é referente a confecção de laudos comparativos, indicando o antes eo depois, algo emitido por laboratórios independentes.

8 - Treinamento e conscientização das pessoas

De fato, adianta pouco ou quase nada fazer todo esse procedimento se os colaboradores não tiverem a conscientização para evitarem a proliferação do vírus. Por isso, é importante explicar sobre as vias de transmissão e contaminação. Assim como é interessante estimular a higiene pessoal, para que as pessoas lavem mais as mãos, por exemplo.

A empresa pode ainda realizar treinamentos para o uso de máscaras e o descarte correto delas. Acontece que muitas pessoas começaram a fazer suas próprias máscaras, até mesmo aquelas que estavam desempregadas encontraram nisso uma oportunidade. Mas, nem todas elas são eficazes.

Aliás, testes já comprovaram que a utilização de máscara consegue evitar e muito a propagação do vírus pelo ambiente. O treinamento é considerado a forma mais interessante para evitar novas contaminações.

9 - Plano de Atendimento Emergencial

Tudo colocado em prática, a retomada do comércio pode acontecer. Mas, além de tudo isso, é preciso ainda ter em mãos um plano de atendimento emergencial. Isso inclui o monitoramento de temperatura corporal, com utilização de equipamentos adequados, como as câmeras e termômetros infravermelhos.

É possível também colocar questionários na entrada da sua empresa, onde os colaboradores e visitantes podem e devem se declarar sintomáticos ou aptos ao trabalho. E caso o monitoramento apresente alguma suspeita, a pessoa deve ser afastada de suas atividades imediatamente.

10 - Testes de Covid-10

Se algum funcionário apresentar suspeitas de Covid-19, deve ser afastado de suas funções laborais. A partir disso, pode ser solicitada a realização de um teste, para identificar se a pessoa está com a doença ou não. Atualmente existem três testes que podem ser realizados:

  • Teste Molecular - PCR: deve ser feito logo que os primeiros sintomas aparecerem. Ele tem seus resultados divulgados em até três dias úteis, sendo que a coleta é feita em relação a secreção do nariz e da garganta.
  • Sorologia: deve ser realizado após o 10º dia de suspeita, sendo realizada a coleta de sangue por picada no dedo. O resultado pode levar até quatro dias para sair.
  • Testes rápidos de anticorpos: pode ser feito depois do 10º dia de sintomas, com resultado imediato e laudo em até dois dias úteis. É ideal para a testagem em massa de funcionários.

Medidas restritivas podem exigir uma nova sede

Colocando em prática todas as medidas de segurança necessárias será possível retornar às atividades de uma maneira tranquila. A Place2b está com diversas alternativas disponíveis de imóveis prontos para alugar, que atendem a nova realidade do mundo.

Se você quer um espaço mais amplo, para atender as medidas de distanciamento social ou busca um ponto comercial com valor mais em conta, pode encontrar aqui. A Place2b está ao lado dos empreendedores neste momento tão complicado para a humanidade.