Como montar um restaurante?

Como montar um restaurante?

Abrir um novo empreendimento definitivamente não é uma tarefa das mais fáceis. Em períodos de instabilidade econômica, é preciso ter um plano muito bem montado, dividido em etapas pensadas com cuidado, para tirar um projeto do papel e transformá-lo em uma empresa. Mas, afinal de contas, o que é preciso para montar um restaurante?

Quando falamos em empreendimentos do ramo gastronômico, os cuidados e demandas tendem a ser ainda mais complexos. Isso porque estamos falando de um ambiente onde ocorre a preparação e armazenamento de comidas e insumos, assim como a interação com o público de uma maneira geral.

Sendo assim, é preciso não apenas pensar na qualidade dos pratos servidos como, também, na segurança e conforto do ambiente. Nesses casos, é preciso seguir alguns pilares do empreendedorismo para, então, conseguir fundar um negócio de sucesso voltado para a área gastronômica.

Neste artigo, você irá aprender um pouco mais sobre as principais etapas para montar um restaurante de sucesso nos dias de hoje. Além disso, falaremos também sobre algumas estratégias e demandas que precisam ser cumpridas para que um empreendimento desse segmento possa finalmente sair do papel.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

O que é preciso para montar um restaurante?

Engana-se quem pensa que basta ter um local próprio, saber cozinhar e pronto: já é possível montar um restaurante. Na verdade, o processo para empreender nesse segmento não é dos mais fáceis, assim como em diversas outras áreas, e envolve muita competência e estratégia para o alcance do sucesso.

Para abrir um restaurante, é preciso pensar em diversos pontos com a devida atenção e igualdade. Uma das primeiras questões a se tratar é justamente o modelo de negócios. Afinal de contas, o que será servido no restaurante? Quantas pessoas irão trabalhar nele? Qual será o horário de funcionamento e quantas pessoas pretendem atender?

Essas são questões básicas que já devem ser pensadas como um norte para o restante das decisões que antecedem a abertura de um restaurante. Outro ponto que precisa ser analisado com cuidado é justamente o local onde ficará o empreendimento, já que ele não pode ser de qualquer forma.

É preciso pensar, primeiramente, em toda a questão sanitária para que a produção e armazenamento da comida seja feita de forma limpa e segura. Além disso, é necessário dar atenção a segurança do ambiente, acessibilidade, assim como outros pontos voltados para uma arquitetura mais confortável. Isso, por fim, é só o início do processo.

Faça um plano de negócios para montar um restaurante

Não há como abrir nenhum empreendimento de sucesso sem antes traçar um bom plano de negócios. Esse documento, que envolve criatividade, conhecimento sobre o segmento e empreendedorismo, é o que irá determinar boa parte das ações que farão com que você possa montar um restaurante de fato.

No plano de negócios, devem conter informações básicas como objetivos, por exemplo. Nessa parte, você escreve para que será o empreendimento, o que você quer alcançar com ele, como imagina que ele será depois de anos e até mesmo a forma de funcionamento de uma maneira geral (o que irá vender, estilo).

É preciso também realizar uma descrição do público-alvo do seu empreendimento, ou seja, das pessoas que pretende atender. Da mesma forma, já informar quais são os potenciais fornecedores, qual o diferencial do seu restaurante, quem é a concorrência e quais os produtos que serão vendidos.

Por fim, é preciso fazer uma análise um pouco mais minuciosa do funcionamento do empreendimento. Detalhes da estrutura do restaurante, como equipamentos e decoração; investimento inicial e expectativa de faturamento; estimativa de custo operacional; quantidade de funcionários e, também, estratégias de divulgação.

VEJA AINDA: Como empreender no mercado de alimentação saudável?

Para montar um restaurante de sucesso é preciso escolher um bom local

O fato é que muitas vezes nós deixamos de ir no local onde é servido a melhor comida justamente porque é pouco acessível ou fica um pouco longe demais. Sabe o que isso indica? Que não é somente a qualidade do que é oferecido que importa (ainda que isso seja essencial). Para montar um restaurante de sucesso, é preciso escolher um bom local também.

O local onde estará instalado o seu restaurante precisa ser bem localizado e ter espaço o suficiente para comportar a quantidade de clientes que pretende atender. Além disso, é preciso que ele seja seguro, não apenas em questões estruturais como também na localização, em pontos seguros da cidade.

Além disso, o público-alvo que você irá atender também deve influenciar na localização do imóvel onde ficará o seu restaurante. Caso os seus potenciais consumidores sejam pessoas que trabalham o dia inteiro, por exemplo, é interessante que o empreendimento esteja localizado próximo da área comercial da cidade.

Vale ressaltar também que não é apenas a estrutura interna que importa, é preciso ficar atento ao entorno. Evite escolher locais muito próximos de indústrias, por exemplo - a não ser que esse seja o seu público-alvo. Da mesma forma, procure por ambientes que sejam espaçosos e que tenham estacionamento, por exemplo.

Pense com cuidado na estrutura do seu restaurante

Já tendo o local em mente para montar um restaurante, é hora de pensar com cuidado na estrutura do mesmo. Afinal de contas, quando uma pessoa sai de casa com o intuito de comer bem, muitas vezes ela está em busca também de um ambiente confortável, que seja agradável para interação social também.

Sendo assim, é preciso pensar muito bem na estrutura e decoração do restaurante para que ele seja competitivo. Toda a decoração precisa condizer com o seu serviço e o público que pretende atender. Sendo assim, escolha um tema para decorar o seu empreendimento que esteja de acordo com a comida que você serve.

Caso seja comida italiana, ofereça um lugar que lembre a Itália de alguma forma. Se for hamburgueria, vá para algo mais industrial ou até mesmo voltado para música, filmes ou cultura POP de uma maneira geral. Isso ajudará a construir uma imagem única para o seu empreendimento, que será lembrado não apenas pela comida como também pelo espaço.

Além disso, é preciso pensar também em algumas questões como, por exemplo, ambiente externo, espaço para música ao vivo ou não e playground para as crianças. É possível dividir o restaurante em ambientes, em que alguns são mais voltados para a interação social, com um bar próximo, e outros para a degustação de comidas mesmo.

Pense nos ambientes e equipamentos para montar um restaurante

Depois de realizada toda a questão de decoração e estrutura, é hora de pensar em mais uma parte prática para montar um restaurante. É imprescindível planejar todos os ambientes do empreendimento e, também, os equipamentos que serão necessários para o funcionamento do local.

Sendo assim, determine onde ficarão os banheiros do restaurante (em locais longe da cozinha e devidamente separados das mesas), o balcão de atendimento e as mesas em si. Além disso, pense também em toda a acessibilidade do local, com rampas e espaços largos, assim como a iluminação do ambiente.

Já na cozinha, é preciso planejar não apenas um ambiente fluído, em que todos possam trabalhar em sincronia, como também espaçoso e com os materiais adequados. Sendo assim, será necessário fogão, forno, panelas, frigideiras, prateleiras, freezers, chapas, exaustores e muitos outros equipamentos de cozinha.

É necessário pensar nos móveis também como, por exemplo, as mesas, cadeiras, geladeiras, sofás, armários e muito mais. Faça uma lista com todos os móveis e equipamentos que serão necessários para o funcionamento do seu restaurante para não esquecer de nada.

LEIA AQUI: O que não pode faltar no contrato de aluguel de um imóvel?

Esteja atento a toda a questão legal

Com um plano de negócios já montado, local definido, projeto arquitetônico idealizado e equipamentos selecionados, é hora de pensar na questão legal do empreendimento. Afinal de contas, para montar um restaurante é preciso que ele esteja de acordo com as leis e isso demanda uma série de documentos no fim das contas.

Para abrir um restaurante, você deve registrar o seu empreendimento na Junta Comercial. Após, obtenha a inscrição do CNPJ na Receita Federal e registre seu estabelecimento na Secretaria da Fazenda. É preciso também fazer a inscrição na Prefeitura da sua cidade para ter o alvará de localização.

Entre outros alvarás necessários, está também o de funcionamento dado pelo Corpo de Bombeiros e órgãos reguladores da sua cidade. É necessário acionar a Vigilância Sanitária também para fazer uma vistoria e conceder o alvará de funcionamento, dando legalidade para o seu empreendimento.

Antes mesmo disso, é preciso pensar se o seu negócio será uma microempresa, empresa de pequeno porte e por aí vai. Isso irá definir o regime tributário, ou seja, os tipos de impostos que serão cobrados para o funcionamento do seu restaurante. Nesse caso, eles variam de acordo com o faturamento anual do negócio.