Quais são os negócios mais fáceis de abrir?

Quais são os negócios mais fáceis de abrir?

Empreender está longe de ser uma das tarefas mais fáceis do mundo - e isso não é novidade para ninguém. Ainda assim, existem tipos de empreendimentos que demandam um esforço inicial não tão grande, ainda que necessitem de um pulso firme para o crescimento e sucesso. Mas, afinal de contas, quais são os negócios mais fáceis de abrir?

Abrir uma empresa ou um negócio nunca será uma tarefa realmente “fácil”. É necessário emitir uma série de documentos, alvarás, encontrar um lugar bom para desenvolver as suas atividades e fazer registros juntos aos órgãos públicos. No entanto, tirando essa parte, que costuma ser igual para todos, ainda assim existem alguns empreendimentos que se destacam em termos de facilidade de abertura.

Estamos falando de negócios que não demandam uma grande quantidade de alvarás ou, até mesmo, a formação obrigatória para se atuar na área. Além disso, tratam-se de tipos de empreendimentos que são muitos solicitados pelo público de uma maneira geral e que, se desenvolvidos da maneira correta, podem ser extremamente lucrativos.

Neste artigo você irá conhecer de uma vez por todas quais são os negócios mais fáceis de abrir nos dias de hoje. Além disso, falaremos sobre a vantagem de empreender nestes segmentos específicos e o que é preciso fazer para que eles se destaquem em meio a tantos outros da mesma área.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

Mesmo os negócios mais fáceis de abrir exigem dedicação e planejamento

Antes de entrar no mérito de quais são os negócios mais fáceis de abrir, é preciso que você entenda uma coisa: mesmo estes exigem dedicação e planejamento. Ser fácil de abrir um negócio não quer dizer que você deverá fazê-lo de qualquer forma, sem se planejar ou, até mesmo, estudar sobre o segmento no qual irá atuar.

Por mais que os processos de abertura de um determinado tipo de empreendimento sejam mais simples, é preciso se planejar com antecedência para abri-lo. Afinal de contas, são exigidos uma série de documentos pessoais, cadastros junto ao Governo Municipal e Estadual e, obviamente, alvarás de funcionamento.

No entanto, mais do que isso, que é padrão para todos (de uma certa forma), é preciso se planejar. Antes de abrir as portas do seu empreendimento, é extremamente importante que você saiba para quem você irá vender, como chegará até esse “cliente ideal” e de que forma fará com que os seus produtos ou serviços sejam atrativos.

Sem mais delongas, confira quais são os negócios mais fáceis de abrir na atualidade:

Lojas de roupas 

Quando o assunto são negócios mais fáceis de abrir, não há como deixar de ressaltar as lojas de roupas. Afinal de contas, estamos falando de um tipo de empreendimento muito comum, presente em todas as cidades possíveis e que, muitas vezes, carece de um pouco de inovação - o que pode ser uma grande oportunidade.

Em suma, para abrir uma loja de roupa você precisa ter um registro de empreendedor, um bom espaço para atender os seus clientes e, obviamente, contatos para conseguir as peças que o seu público deseja. O ponto positivo é que não costuma exigir muitos alvarás para funcionamento e nada do tipo, uma vez que é uma atividade considerada “simples”.

No entanto, empreender no segmento de moda e acessórios é competir com muitos, mas muitos outros negócios. Trazendo esse assunto para os comércios físicos, saiba que você precisará se diferenciar dos concorrentes. O ponto positivo é que isso pode ser feito de diversas formas: seja com peças de roupas selecionadas a dedo e que só você terá, seja pela forma de divulgação e relacionamento com os clientes.

Venda de bolos e salgados 

Todo mundo conhece aquela dona de casa que, muito experiente na cozinha, começou a fazer doces e salgados para vender, não é mesmo? Pois é, essa é uma história comum em todos os estados do Brasil e torna explícito o fato de que, para quem é habilidoso na área gastronômica, esse é um dos negócios mais fáceis de abrir.

Para abrir uma loja ou vendinha para a venda de bolos e salgados sob demanda não é preciso muito esforço. Primeiramente, você precisará de um bom lugar para realizar toda a produção e atendimento dos clientes. Depois, precisará dos registros e alvarás que confirmem que o ambiente é adequado e propício para esse tipo de atividade.

Em suma, esse é um segmento que vem se desenvolvendo há anos entre as donas de casa dos mais variados estados de nosso país. No entanto, assim como no exemplo anterior, a concorrência é grande - então é preciso se diferenciar. Possuir uma forte atuação nas redes sociais, assim como estar sempre se especializando no assunto, é uma forma de fazer com que o negócio seja mais bem visto e atrativo para os clientes.

Venda de artesanato 

Hoje em dia, algo que costuma atrair muita atenção dos consumidores é o fato de ter acesso a um produto único, que só ele terá. São muitas as pessoas que, na hora de mobiliar ou decorar a casa, acabam optando por móveis e itens feitos à mão por pessoas experientes, mas que vendem peças simplesmente únicas.

Sendo assim, saiba que a venda de artesanato é não apenas um dos tipos de negócios mais fáceis de abrir como, também, uma oportunidade e tanto nos dias de hoje. Afinal de contas, estamos falando de uma área que já é muito solicitada, sobretudo por um público mais refinado, e que, querendo ou não, tende a crescer.

Obviamente, para empreender nesse ramo é preciso ter experiência e conhecer as técnicas de artesanato. No entanto, o ponto positivo é que não precisa de muitas licenças ou alvarás, sendo que, geralmente, são atividades básicas. Da mesma forma, para se diferenciar dos concorrentes, é interessante que você tenha uma marca muito forte, presente não apenas nas redes como nas ruas da cidade de uma maneira geral. 

Os negócios mais fáceis de abrir também precisam ser bem desenvolvidos

De nada adianta você não “passar trabalho” na hora de abrir um empreendimento se, na sequência da abertura, não se dedicar à ele. Dessa forma, o negócio não apenas pode não sair do lugar como, até mesmo, começar a gerar prejuízos para o empreendedor. 

Sendo assim, saiba que os negócios mais fáceis de abrir também precisam ser bem desenvolvidos, e isso envolve muita dedicação e estudo de mercado por parte do empreendedor. Não se contente com a facilidade de abertura, use isso ao seu favor para poder se dedicar a pontos importantes da empresa e que demandam mais tempo ou estudo.