Gastos iniciais para abrir um negócio de varejo

Gastos iniciais para abrir um negócio de varejo

Definir o segmento de atuação, fechar contrato com fornecedores, contratar os funcionários e alugar um ponto comercial são algumas das etapas antes de abrir uma empresa. Mas, quais os gastos iniciais para abrir um negócio de varejo? É preciso conhecer todos eles, para não se surpreender depois.

Tomando os cuidados iniciais, possivelmente as chances de o empreendimento ir para frente serão maiores. Abrir um negócio não é algo que deve ser feito do dia para a noite, exige planejamento e pesquisa. Então, nas diferentes etapas existem custos que devem ser considerados e somados.

Quando o empreendedor já tem conhecimento do negócio que pensa abrir e toma todos os cuidados necessários antes disso, evita gastos desnecessários. Mas, para ajudar você que é empreendedor de primeira viagem, preparamos este guia completo, com dicas e deveres dos empreendedores.

Analise o mercado antes de abrir o seu negócio

É necessário ter uma paixão pela atividade que será o ponto principal de sua empresa. Assim, não adianta pensar em investir em determinado setor apenas porque o negócio está na moda e aparentemente rendendo muitos frutos. A partir disso, faça uma análise da concorrência, para saber como eles atuam e o que precisa para superá-los.

Será imprescindível conhecer todo o seu segmento de atuação, para conhecer os desafios que poderá ter pela frente e as maneiras de vencê-los. Para que tudo saia conforme o esperado, tem alguns pontos que precisam ser levados em consideração, como:

É preciso dar um passo de cada vez em relação a abertura de um negócio de varejo, não adianta fazer as coisas de pressa, queimar etapas e sofrer com prejuízos depois.

Gastos iniciais para abrir um negócio de varejo

Existem alguns gastos iniciais para abrir um negócio de varejo que são fixos. De modo geral, consistem em um investimento único, mas que devem ser considerados no momento do desenvolvimento de um planejamento orçamentário do negócio.

Veja quais são as taxas necessárias no momento de abrir um negócio:

  • Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (DARE);
  • Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF);
  • Taxa da Junta Comercial;
  • Certificado Digital;
  • Taxas de fiscalização.

Os valores cobrados para cada uma dessas taxas varia conforme o tipo de empresa que será aberta, entre Sociedade Limitada, Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) ou Empresário Individual (EI). Além disso, os valores variam conforme o estado onde você mora.

O registro de marca pode sair caro

O registro de uma empresa não deve ser confundido com o registro da marca. Por mais que você já tenha formalizado o seu negócio, isso não quer dizer que a marca que está usando é sua. Aliás, o nome fantasia até pode fazer parte do nome verdadeiro, mas é preciso buscar maneiras de garanti-lo oficialmente.

Esse é um procedimento que pode sair um pouco caro, já que será preciso fazer pagamentos para a realização de uma pesquisa prévia, pedido de registro de marca e ainda uma taxa para garantir a exclusividade por 10 anos. Esse custo pode superar os R$ 2 mil.

A sua marca não precisa ser completamente nova para ser aprovada, mas sim deve apresentar alguma novidade dentro do setor em que a sua empresa atuará. Além disso, é possível fazer a abertura de sua marca em nome de pessoa física, sendo que depois dá para transferir para pessoas jurídica.

Para conseguir registrar uma marca é preciso cumprir com todas as exigências feitas pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Assim, o principal requisito é saber se não existe uma marca idêntica ou próxima do que está sendo proposto. Existem diversos aspectos legais que devem ser considerados, por isso um profissional pode lhe ajudar.

Gastos iniciais para abrir um negócio de varejo: Treinamento da equipe

Quando estiver montando a equipe de colaboradores para o seu negócio, poderá optar por pessoas que já possuem conhecimento na área. Mas, dependendo do tamanho do seu empreendimento, um dos custos iniciais será o treinamento da equipe, para que todos sigam o mesmo padrão.

Tenha em mente que hoje em dia as pessoas querem ser bem atendidas e buscam praticidade. Por isso, uma equipe de colaboradores que falem a mesma língua é fundamental. Então, antes de abrir o seu negócio, vale a pena treinar toda a equipe.

Em alguns casos isso exige investimento, com a contratação de especialistas na área, que poderão passar dicas importantes. É algo que vale a pena e precisa ser considerado antes da inauguração, para fazer aquela famosa sintonia fina.

Reforma do ponto comercial

A escolha do ponto comercial é um momento muito importante antes de abrir um negócio de varejo. Dessa maneira, é preciso fazer uma pesquisa prévia, para entender onde o seu público-alvo está e quais regiões costuma frequentar. Assim, ficará mais fácil para definir qual será o ponto comercial alugado.

Com a Place2b você encontra diversas opções sem sair de casa, pode conferir fotos e navegar em um modelo 3D, para conhecer bem todas as alternativas. Depois, basta marcar uma visita naqueles que mais gostou. É a internet ajudando cada vez mais a vida dos empreendedores e reduzindo a burocracia.

Entre os gastos iniciais para abrir um negócio de varejo precisamos considerar a reforma do ponto comercial escolhido. Por melhor que seja o local, quase sempre existe um ajuste ou outro para fazer. De fato, isso é importante para deixar a empresa com a cara do seu negócio.

Veja bem, a análise do local antes de alugar continua sendo importante, já que é fundamental escolher um ponto comercial sem vazamento, problemas nas redes hidráulica e elétrica. A reforma citada aqui não é relacionada a isso e sim em ajustes para melhor atender o público.

Gastos iniciais para abrir um negócio de varejo: Investimento na fachada

Vai abrir uma loja de roupa, material de construção ou papelaria? Além destes segmentos, pode ser de qualquer outro, todas têm algo em comum. Então, antes de inaugurar o seu negócio, é preciso fazer o investimento na fachada, seja com a colocação de uma placa ou de adesivos nos vidros.

Desenvolva uma imagem bem chamativa, que vai ajudar a atrair pessoas para a sua loja apenas pela vontade gerada ao ver a tal fachada. O interessante é que uma seriedade com criatividade, mostrando que o seu negócio chegou para ficar.

Não é um investimento muito alto, mas é preciso de manutenção de tempos em tempos. Uma loja que não tem uma fachada bonita não passa credibilidade e aparenta descuido. Aliás, você compraria em alguma loja suja, feia e com aparência relaxada? Pense nisso!

Equipamentos necessários para o funcionamento

Dependendo do segmento de atuação da sua empresa, os custos serão menores neste item. Mas, sempre é necessário comprar um equipamento ou outro e investir na estrutura do local para receber bem os clientes.

Entre os gastos iniciais para abrir um negócio de varejo, precisamos destacar as vitrines, os balcões com os produtos ou as prateleiras. Pode ser algo barato e tal, mas ainda assim é preciso fazer esse investimento.

Existem lojas especializadas na revenda de móveis seminovos para comércio. Então, não precisa gastar muito e comprar peças novas. Tente usar as suas habilidades como empreendedor para encontrar itens abaixo do preço de mercado e economizar nesse momento.

Contudo, dependendo do ponto comercial que você alugar, talvez já exista uma estrutura presente no ambiente e que poderá ser adaptada para o que a sua empresa precisar.

Gastos iniciais para abrir um negócio de varejo: Computadores e softwares

A tecnologia chegou para ficar e deu agilidade a maioria dos procedimentos que antes eram manuais e demoravam bem mais tempo. Assim, atualmente conseguimos realizar diversas tarefas pela internet, antes precisávamos sair de casa e enfrentar longas filas.

Isso também vale para quem tem um negócio de varejo, que pode contar com computadores e softwares ao seu lado. Dessa forma, o negócio terá um atendimento mais ágil e ganhará pela praticidade das coisas.

Para isso, será preciso comprar computadores potentes, que atendam todas as necessidades do seu negócio. Aliás, é interessante fazer um planejamento prévio e identificar quantas máquinas são necessárias, para fazer a compra de acordo com esse número.

Mas, não é só a compra de computadores que exige investimento. Você precisará pagar por licenças de softwares, para que os programas sejam originais e não gerem problemas. De fato, muitas empresas usam sistemas piratas, mas as suas fabricantes estão descobrindo e aplicando multas pesadas.

Fique de olho no estoque

Para que os gastos iniciais para abrir um negócio de varejo não sejam elevados, é preciso ter um controle de estoque adequado. Aliás, é uma das condições mais importantes para um negócio de varejo, já que não podem faltar produtos na sua loja, assim como não adianta ter demais para ocupar espaço.

Em primeiro lugar, é fundamental evitar que o estoque fique desabastecido ou desorganizado. Assim, vai causar perdas nas vendas e gerar aquela sensação de que o seu estabelecimento não supre todas as necessidades dos clientes. Então, faça o controle desde o primeiro produto que chegou no seu estoque, atualmente existem softwares que ajudam com isso.

Sem saber o que está faltando a sua estratégia de vendas pode ser prejudicada. Por outro lado, os produtos que estiverem saindo menos podem ter uma quantidade menor no estoque.

Gastos para manter um negócio de varejo

Não adianta apenas pensar nos gastos iniciais para abrir um negócio de varejo, é preciso saber o que será preciso para que a empresa continue aberta. Então, depois de registrar a sua empresa, fazer a solicitação da marca e definir o regime tributário e fiscal, o negócio já poderá sair do papel. Ainda assim, existem custos que precisam ser considerados para manter a empresa aberta.

O capital de giro é muito importante neste momento, já que consiste nos valores disponíveis no caixa da empresa. Será importante ter um bom montante, já que pode demorar para que o seu empreendimento comece a dar lucro. Então, tenha esse valor disponível no momento em que abrir a empresa, para não ter problemas depois.

Além disso, existem muitos outros gastos que um empreendedor enfrentará. Por isso, deve considerar todos eles, não apenas na abertura de uma empresa, mas também para mantê-la funcionando. Veja quais são:

Custos fixos

Tem alguns valores que deverão ser gastos todos os meses para manter o negócio em funcionamento, são aqueles impossíveis de fugir, como:

  • Energia elétrica;
  • Água e saneamento;
  • Aluguel;
  • Internet;
  • Telefone;
  • Folha de pagamento;
  • Fornecedores.

Antes de abrir o negócio, ou mesmo durante o funcionamento da empresa, tente acabar com os gargalos e buscar alternativas mais rentáveis.

Custos variáveis

Além dos valores fixos, existem custos variáveis que devem ser considerados no momento de abrir um negócio de varejo. Nessa lista, entram os seguintes pontos:

  • Contratações;
  • Demissões;
  • Manutenção de computadores;
  • Impostos;
  • Empréstimos solicitados.

Existem muitos outros custos variáveis, que dependem do seu segmento de atuação. Esteja preparado para todos eles antes de dar esse passo e abrir uma empresa.

Qual será o seu salário?

Os empreendedores devem ter uma conta para a empresa e uma conta pessoal, assim devem receber um salário mensal, igual todos os outros funcionários. Isso é fundamental para que o seu negócio cresça e ganhe espaço.

Pegar todo o lucro no fim do mês é uma péssima ideia, assim acaba com o capital de giro da empresa, que fica desprevenida em caso de alguma necessidade de última hora.

Encontre parcerias que fortaleçam seu negócio

Um dos pontos mais importantes para o sucesso de um empreendimento consiste no aluguel de um ponto comercial. Essa escolha deve estar atrelada ao público-alvo, analisando as regiões onde eles mais frequentam.

A Place2b conta com os melhores imóveis da região, você pode escolher alternativas individuais, em galerias ou hipermercados, entre outras opções. E tudo isso praticamente sem sair de casa, dá para conhecer os pontos comerciais pela internet, por meio de fotos e do modelo 3D.

E quando você estiver decidido a conhecer um deles, poderá marcar uma visita. Depois disso, a burocracia é bem menor para o aluguel. Assim, será possível enviar os documentos em suas versões digitais, para que o contrato possa ser redigido.

Garanta o melhor ponto comercial da cidade e faça o seu negócio deslanchar. Para mais informações, entre em contato agora mesmo.