Varejo híbrido: o que é?

Varejo híbrido: o que é?

Os últimos dois anos simplesmente escancararam o quão importante é manter um negócio no ambiente digital. No entanto, com a pandemia do novo coronavírus diminuindo de intensidade e as atividades presenciais retornando, muitos desejam voltar a comprar de forma completamente presencial. E é por isso que você precisa conhecer o varejo híbrido.

Não é segredo para ninguém que o mundo vem caminhando para uma digitalização das atividades comerciais já há algum tempo. Faz praticamente uma década que especialistas de mercado falam sobre esse movimento. O que ninguém imaginava, no entanto, é que ele fosse tão intensificado nos últimos dois anos.

Um dos mais importantes do ramo comercial no Brasil, o segmento do varejo vem presenciando mudanças consideráveis nos últimos anos. Com vendas impulsionadas pelo digital, agora ele encara uma nova dificuldade, que é se manter ativo não apenas na internet mas, também, de maneira presencial.

Neste artigo, você irá entender de uma vez por todas o que é o varejo híbrido, termo que vem ganhando bastante destaque ultimamente. Além disso, falaremos algumas das principais características desse tipo de negócio e, também, apresentaremos as principais vantagens relacionadas ao seu formato.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

CONFIRA TAMBÉM: Como se comunicar com o seu cliente ideal

Mas afinal de contas, o que é o varejo híbrido?

O varejo híbrido é nada mais nada menos do que um empreendimento do ramo que realiza suas vendas tanto de maneira online como, também, offline. Em outras palavras, tratam-se de negócios dessa área que ao mesmo tempo que vendem pela internet também possui um espaço físico para realizar os seus negócios.

As empresas que podem ser categorizadas como varejo híbrido são aquelas que possuem não apenas lojas físicas como, também, virtuais. Além disso, elas também trabalham as suas iniciativas de venda e divulgação de marca em ambos os ambientes, o que as tornam ainda mais completas em termos de abrangência.

Esse segmento do varejo, que atua tanto com o online quanto com o offline, vem sendo encarado como uma solução interessante para o mercado. Isso porque o mundo vem avançando a passos largos em relação a digitalização, a qual traz uma série de benefícios e comodidades para a grande maioria dos compradores.

No entanto, as vendas presenciais ainda são extremamente importantes para a renda de alguns negócios do ramo, assim como para um determinado grupo de clientes que também não deve ficar desassistido. Sendo assim, ao optar por ser uma empresa híbrida, nesse caso um varejo, você acaba atendendo uma gama considerável de clientes - ou seja, tanto aqueles que querem comprar pela internet quanto os que preferem comprar em loja.

Sendo assim, confira um pouco mais sobre o modelo de varejo híbrido:

1.    O cenário pede pelo virtual no varejo

Não há como falar em varejo híbrido e ignorar o fato de que as vendas pela internet são uma realidade absoluta nos dias de hoje. Se até meados da década passada uma parcela considerável da população ainda tinha receio em fazer compras de forma online, atualmente a situação mudou por completo.

Isso porque o cenário atual simplesmente pede pela inserção do varejo no mundo virtual, sendo quase como uma necessidade. E para exemplificar isso, nada melhor do que retomar os primeiros semestres da pandemia do novo coronavírus, quando muitos estabelecimentos tiveram que fechar suas portas por conta de decretos restritivos e encontraram nas vendas online uma solução para não acabarem.

Sendo assim, não há como negar que a adaptação ao mundo digital foi um movimento quase que obrigatório para a grande maioria das empresas do setor do varejo - e não somente para as grandes. Para entender isso, basta olhar um pouco para os dados de compras online que tivemos ainda em 2020.

O ano em questão fechou com um saldo em que 46% dos brasileiros fizeram mais compras online, um número extremamente significativo. Além disso, 7% compraram pela internet pela primeira vez, o que mostra justamente que cada vez mais pessoas estão se adaptando a essa forma de aquisição - mas isso não quer dizer que o modelo presencial está fadado ao fracasso.

2.    Por que ainda se deve apostar no formato presencial do varejo?

Olhando os números de aumento das compras pela internet de uma maneira geral, talvez muitas pessoas se questionem se ainda vale a pena manter as vendas presenciais. Afinal de contas, se há uma grande oportunidade de lucro no modelo online, para que apostar no varejo híbrido, que dá atenção também para as lojas físicas?

A resposta para isso também tem muito a ver com uma consequência da pandemia do novo coronavírus - como quase tudo atualmente. Ao mesmo tempo que a grande maioria das pessoas aprendeu a apostar nas compras online durante esse período, muitas já estão cansadas de fazer compras somente pela internet.

Com isso, temos um movimento em que diversas pessoas querem sair de casa para fazer as suas compras de maneira presencial, algo que não podiam por um bom tempo. Isso porque a venda física também tem o seu valor, que na grande maioria das vezes está muito atrelado a experiência de compra, relacionada a atendimento, design do ambiente entre outras características.

Vale ressaltar ainda que as vendas presenciais ainda são importantes sobretudo para o varejo híbrido local. Isso porque, para negócios pequenos ou médios, a compra presencial costuma ser bastante considerável e relevante para o lucro de uma maneira geral, além de contribuir para o crescimento da marca.

CONFIRA TAMBÉM: Dicas para fazer a gestão financeira da sua loja

3.    Quais as principais características do varejo híbrido?

Por mais que a base do varejo híbrido seja as vendas online e offline, isso não significa que estes são elementos completamente individuais. Na verdade, uma das principais características desse segmento está relacionado a integração dos dois canais de venda, fazendo com que eles atuem de maneira isolada mas, em algum ponto, se encontrem.

O varejo híbrido não é pensado em fazer com que um canal seja um step do outro ou algo parecido. Para funcionar de fato, é preciso que ambos recebam uma boa atenção em seu desenvolvimento, para que todos tenham características próprias e atrativas para o consumidor e, portanto, possam se converter em lucros para o empreendedor.

É importante destacar também que a união do online ao offline também tem a ver como uma forma de garantir maior praticidade para o comprador. Isso porque é ele quem pode escolher se quer fazer uma compra de maneira presencial ou pela internet, escolhendo em uma loja e recebendo em casa e por aí vai.

Vale ressaltar também que, ao estar inserido na internet, você também acaba atingindo um público maior na grande maioria das vezes. Isso é importante não apenas para as vendas mas, também, para  que possa entender quem são as pessoas que consomem os seus produtos, quais as suas características e como isso pode ser usado a favor do seu empreendimento para o desenvolvimento do mesmo.

O varejo híbrido é o futuro desse segmento

É inegável que nós ainda vamos ouvir falar muito na frase que diz que o “digital é o futuro dos negócios e da humanidade”. Por mais que ela não esteja completamente errada, uma vez que o online é sim uma realidade entre o bom funcionamento de empreendimentos, não há como dissociar por completo a existência do presencial.

O fato é que a tendência para os mais variados segmentos de mercado é que os modelos presenciais e digitais caminhem lado-a-lado por um bom tempo. Isso porque, apesar de serem quase que antagonistas um dos outros, eles acabam se complementando, de forma que quanto mais você utiliza o digital mais falta você também vai sentir do presencial e vice-versa.

Sendo assim, é possível afirmar que o varejo híbrido é o futuro desse segmento, por uma série de motivos. Entre estes, está o fato de poder atender os mais variados grupos de pessoas, ou seja, tanto aqueles que preferem comprar em uma loja virtual quanto os que são mais chegados nas compras pela internet.

Pode-se dizer que o modelo híbrido é o melhor de dois mundos, justamente porque os une. No fim das contas, é isso que faz a diferença para o empreendedor.