Como montar uma oficina de motocicleta?

Como montar uma oficina de motocicleta?

Não é segredo para ninguém que abrir um negócio próprio demanda tempo, dinheiro e, principalmente, organização. No entanto, em alguns segmentos é necessário ter cuidado redobrado para que tudo saia da maneira correta. E é por isso que você precisa conhecer algumas dicas de como montar uma oficina de motocicleta.

Engana-se quem pensa que para montar uma oficina, de uma maneira geral, basta ter um espaço e entender de motocicletas e automóveis. Na verdade, o processo para fazer com que um empreendimento desse gênero saia do papel de forma legal e regular exige muito mais do que apenas isso.

Além disso, estamos falando de um segmento bastante competitivo, visto que quase toda cidade conta com um empreendimento do gênero. Sendo assim, para abrir uma oficina de sucesso, é preciso ir muito além do básico e da regulação e investir naquilo que irá agregar valor ao seu negócio.

Neste artigo, você ficará por dentro de algumas dicas de como montar uma oficina de motocicleta de sucesso. Além disso, falaremos também sobre a importância de estar rodeado de bons profissionais e de investir não apenas em estrutura como, também, em pessoas capacitadas.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

Para montar uma oficina de motocicleta você precisa estar qualificado

O grande erro de muitos empreendedores é tentar abrir um negócio sem conhecer devidamente aquele segmento. Sendo assim, para montar uma oficina de motocicleta você precisa não apenas estar ciente da dinâmica desse mercado como, também, se qualificar enquanto profissional.

Para tocar uma oficina de motocicletas você precisa, primeiramente, entender o máximo sobre o assunto. Existem diversas qualificações e cursos relativamente curtos que irão lhe dar o conhecimento necessário sobre o funcionamento de motores e peças para atuar nesse segmento.

No entanto, para além disso, você precisa também ter uma boa noção organizacional para empreender. Até porque, enquanto dono de uma oficina de motocicletas, não irá apenas trabalhar com as questões de montagem, reparação e limpeza, mas sim com a compra e venda de peças e também pagamentos de tributos.

Sendo assim, é indispensável a realização de ao menos um breve curso na área de administração para que você saiba como tocar o negócio. Dessa forma, poderá estar mais qualificado e evitar erros simples que muitas pessoas cometem simplesmente por não saber administrar da maneira correta.

Ao montar uma oficina de motocicleta, invista em profissionais capacitados

Um dos grandes e mais errados estereótipos profissionais é de que todo mecânico é uma pessoa sem formação. No entanto, para entender sobre motores e peças de motocicletas é preciso conhecer o assunto, não apenas de forma prática como, também, teórica para identificar alguns dos problemas.

Sendo assim, ao montar uma oficina de motocicleta você deve investir em profissionais extremamente capacitados. Afinal de contas, existem muitos empreendimentos que irão oferecer o mesmo serviço que você em termos de reparação, mas o que irá fazer diferença é a qualidade do que é ofertado.

Sendo assim, ao contar com um bom mecânico e até mesmo um bom atendimento, você poderá construir a melhor imagem do seu negócio. Isso é essencial para que todos os serviços prestados na sua oficina sejam da maior e melhor qualidade, o que ajuda a fidelizar clientes no fim das contas.

Além disso, ao investir em profissionais capacitados, você garante que o serviço será também bem-feito. Além da qualidade das peças e motores, isso é essencial para o bom funcionamento de todo e qualquer empreendimento que busque se destacar - sobretudo em um ramo tão concorrido.

CONFIRA TAMBÉM: Como funciona o aviso prévio em caso de demissão?

Escolha a localização certa para montar uma oficina de motocicleta

Imagine que você está andando de moto em um bairro próximo do centro da cidade e a sua correia acaba saindo do lugar. Então você tem duas opções de empreendimentos para arrumar: uma na região central e outra completamente afastada. Nesses casos, a proximidade acaba falando mais alto, não é mesmo?

Isso é porque a localização de um empreendimento é um fator essencial para definir o sucesso do mesmo. Sendo assim, você precisa escolher o local certo para montar uma oficina de motocicleta, a fim de atender o máximo de clientes possíveis ao longo dos seus dias de trabalho.

Procure por um lugar que seja próximo a rodovias, avenidas e ruas movimentadas da sua cidade e que conte com um bom fluxo de motocicletas. Da mesma forma, busque um espaço acessível em termos de rampas e até mesmo estacionamento, para que as pessoas não tenham problemas para chegar.

Além disso, muitas vezes os empreendimentos ao redor do seu negócio também podem ajudar a escolher a localização. Uma oficina de motocicletas, por exemplo, pode se dar muito bem se ficar localizada próximo de um posto de gasolina ou até mesmo de uma loja e revendedora de motos.

Não deixe de investir na estrutura do seu negócio

Quando falamos em uma oficina de motocicletas, podemos pensar na oferta dos mais variados serviços. Sendo assim, você pode trabalhar com a parte mecânica, pintura, limpeza, troca de peças, modificações e muito mais. Acontece que, no fim das contas, tudo isso irá depender da sua estrutura.

Sendo assim, para montar uma oficina de motocicleta de sucesso você não pode deixar de investir na estrutura do seu negócio. Afinal de contas, é preciso ter uma série de equipamentos a disposição para a modificação e reparação de motos, os quais nem sempre são tão baratos - por mais que necessários.

Da mesma forma, é interessante contar com um espaço que comporte o máximo de motocicletas possíveis sem que atrapalhe o trabalho dos colaboradores. Um galpão industrial, por exemplo, é uma boa alternativa para desenvolver a estrutura de uma oficina de motos, visto que é alto e amplo.

Além disso, não se esqueça de investir em equipamentos e até mesmo peças e opções para deixar à disposição do seu cliente. Contar com um bom jogo de peças, tanto para reparo quanto para modificação, fará com que os seus clientes saibam que o que eles precisarem estará a disposição na sua oficina.

VEJA MAIS: O que não pode faltar no contrato de aluguel de um imóvel?

Seja sempre pautado por um bom plano de negócios

O fato é que você até pode tirar um empreendimento do papel sem planejá-lo. No entanto, nesses casos, a possibilidade de que o negócio dê certo e seja um sucesso é bastante remota. Afinal de contas, sem planejamento não há norte para o crescimento de uma empresa, e isso muitas vezes acaba sendo a ruína e o fim dela.

Sendo assim, para montar uma oficina de motocicletas você precisa primeiramente estabelecer um bom plano de negócios. É nesse documento que você irá colocar informações importantes sobre o seu empreendimento como, por exemplo, o público-alvo, serviços e materiais oferecidos e até mesmo a quantidade de colaboradores.

Além disso, o plano de negócios deve contar com informações referentes a distribuição e até mesmo preço das peças de motocicletas que pretende trabalhar. Da mesma forma, no documento você deve deixar claro o investimento inicial para funcionamento, despesas básicas e fixas e, também, a expectativa plausível de retorno financeiro.

Em suma, pode-se dizer que o plano de negócios é como se fosse o documento que norteia as ações de todo e qualquer empreendimento. A questão não é diferente para uma oficina mecânica, visto que empresas desse segmento precisam estar bem organizadas para atender o máximo de clientes possíveis com o melhor serviço possível.