Estratégia de relacionamento com clientes: entenda a importância

Estratégia de relacionamento com clientes: entenda a importância

“Negócios são feitos entre pessoas” ou “negócios são feitos para pessoas”. Essas são frases comuns no mundo do empreendedorismo que nos ensinam uma lição básica: independentemente de qual seja o seu empreendimento, ele sempre terá humanos como público. E é por isso que você precisa entender a importância da estratégia de relacionamento com clientes.

O fato é que todo segmento de mercado depende de ação humana para se desenvolver, tanto na parte da oferta quanto da compra. Ainda que o seu negócio seja vender máquinas para operação industrial automática, por exemplo, ela precisa ser atrativa para uma pessoa real - afinal, é ela quem irá decidir comprar ou não.

Sendo assim, não dar importância para a relação humana com os clientes do seu negócio é um erro que pode lhe custar caro. Isso porque os consumidores muitas vezes não querem somente um produto de qualidade, mas algo além que lhe ofereça confiança e desejo - coisas que podem ser supridas com um bom relacionamento de mercado.

Neste artigo, você irá entender um pouco mais sobre o que é estratégia de relacionamento com clientes e qual a sua importância para os negócios. Além disso, falaremos também sobre de que forma essas ações podem ser implementadas no seu empreendimento e os possíveis resultados que trarão.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

Mas afinal, o que é uma estratégia de relacionamento com clientes?

Foi-se o tempo em que as empresas tratavam seus consumidores como meros números em uma planilha de resultados. Na verdade, nos dias de hoje, o sucesso de um negócio depende muito da forma com a empresa se relaciona com o seu público - e é aí que entra a estratégia de relacionamento com clientes.

Uma estratégia de relacionamento com clientes é nada mais nada menos do que um conjunto de ações que visam estreitar as relações entre empresa e consumidor. São campanhas e atitudes tomadas pelo empreendimento para fazer com que o seu público se sinta valorizado e bem atendido.

São muitas as implicações de uma estratégia de relacionamento com clientes - todas, sem exceção, positivas. Elas servem para fazer com que a marca alcance um novo patamar em termos de negócio, resultando em uma imagem mais desejada, humana e até mesmo com incrementos significativos em vendas.

Sendo assim, confira algumas das principais importâncias de uma estratégia de relacionamento com clientes:

1.    Fidelizar os consumidores

Uma das principais importâncias de investir em uma estratégia de relacionamento com clientes é a fidelização de consumidores. Isso porque, a partir do momento que você passa a valorizar o seu cliente nos mais diversos atendimentos, ele tende a ter um melhor olhar sobre a sua marca e, consequentemente, comprar mais dela.

Ao investir nessas ações voltadas para humanos, a sua empresa acaba dizendo o seguinte para o cliente: “somos uma marca que estamos aqui por você”. Dessa forma, ele se sentirá mais confortável e encorajado a voltar a comprar do seu empreendimento - e isso, em termos econômicos, é extremamente importante e lucrativo.

2.    Construir uma imagem positiva da sua empresa

Nos últimos anos, com a pandemia do novo coronavírus, muitos consumidores passaram a se questionar: será que a empresa de onde eu compro realmente se importa comigo? Isso fez com que negócios que nitidamente focavam apenas em lucro fossem até mesmo boicotadas - o que obviamente gera resultados economicamente negativos.

Sendo assim, uma das importâncias de montar uma estratégia de relacionamento com clientes é construir uma imagem positiva da sua empresa. Se você mostrar que se importa com o seu consumidor, e não apenas com a venda para ele, você constrói uma identidade positiva para além dos negócios, mas ainda assim positivamente impactante neles.

3.    Crescer enquanto empresa

O fato é que, nos dias de hoje, nenhuma empresa cresce sem se atentar para as necessidades do consumidor. E isso tem muito a ver com a necessidade e importância de montar uma boa estratégia de relacionamento com clientes, afinal de contas, eles são a base para todo e qualquer negócio.

Quando você investe na relação com os consumidores, todos os seus resultados, de alguma forma, levam ao lucro também. E isso, obviamente, faz com que a sua empresa tenda a crescer. Investir em humanos, por fim, é uma forma de manter a engrenagem girando de forma saudável.