Marketing digital: seu comércio físico presente no online

Marketing digital: seu comércio físico presente no online

Não faz muito tempo que Bill Gates, fundador da Microsoft, emplacou a seguinte frase: “Em alguns anos vão existir dois tipos de empresas: as que fazem negócio pela internet e as que estão fora dos negócios”. Acontece que esses “alguns anos” dito pelo magnata chegaram, e o marketing digital tem sido a solução para comércios físicos se manterem online. 

É inegável que as redes sociais já fazem parte da vida das pessoas. Dados divulgados recentemente mostram que o Brasil é o 2º país que mais passa tempo na internet, com uma média de mais ou menos 10h diárias entre os usuários, e mais de 91 horas online por semana (o que daria quatro dias inteiros). 

Apesar de ser preocupante do ponto de vista social, esses números mostram uma coisa: não importa qual seja o ramo do seu negócio, o seu cliente também está nas redes sociais. Sendo assim, qualquer comércio físico que queira manter as suas vendas precisa estar presente também na internet. 

Neste artigo, você irá entender de uma vez por todas como o marketing digital pode ajudar o seu comércio físico a se dar bem também na internet. Além disso, falaremos de como a atuação online pode não apenas trazer novas vendas pela web como, também, fazer com que o seu espaço físico se torne ainda mais visado. 

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto. 

Afinal de contas, o que é o marketing digital? 

Estamos vivendo um período em que o marketing digital é, muito provavelmente, a profissão do momento. No entanto, por mais que muitas pessoas vendam esse segmento como algo extremamente complexo, o fato é que ele é bastante acessível para todos - sendo necessário apenas um pouco de esforço. 

O marketing digital é nada mais nada menos do que o conjunto de estratégias para divulgação online. E quando falamos em divulgação online estamos nos referindo a promoção de empresas, instituições, pessoas, produtos e serviços tanto pelas redes sociais quanto em sites de uma maneira geral. 

No ramo empresarial, o marketing digital é muito importante para que um empreendimento possa se tornar ainda mais conhecido. Afinal de contas, é muito provável que os seus clientes estejam, a todo o momento, consumindo conteúdo de outras lojas nas redes sociais, então por quê não consumir também o seu conteúdo? 

Com as estratégias de marketing digital, é possível aumentar as vendas, conquistar novos clientes, fidelizar clientes tradicionais e até mesmo melhorar a imagem do seu negócio. Tudo isso apenas planejando publicações em sites e redes sociais e colocando o seu empreendimento na internet.

Como o marketing digital pode ajudar o meu comércio físico?

Quem nunca esteve rolando o feed do Instagram, se deparou com uma foto excelente do interior de um restaurante ou hamburgueria e ficou com vontade de conhecer o local, não é mesmo? Ou, até mesmo, viu uma foto super bem planejada de um conjunto de roupas e ficou interessado em comprar no local? 

Esses movimentos são bastante comuns nas redes sociais e provam uma coisa: o marketing digital também age a favor do comércio físico. Isso porque as estratégias adotadas nas redes sociais podem valorizar ainda mais o seu estabelecimento comercial, despertando interesse em novos e antigos clientes. 

Para isso, você precisa saber exatamente o que há de atraente no seu comércio físico e explorar essas características ao máximo nas redes. Tem uma fachada bonita, um espaço com peças de roupas super descoladas ou até mesmo produtos extremamente diferenciados? Faça boas fotos desses elementos para divulgar nas redes. 

Muitas vezes, é possível atrair clientes novos para o seu comércio físico criando, também, um espaço instagramável. Sabe aquele lugar de um restaurante ou estabelecimento que os clientes param para tirar fotos e divulgar nas redes? Pois é, se você tiver isso, pode ter certeza que o seu negócio será divulgado organicamente nas redes

Aumente as suas vendas online com o marketing digital

Como já citado anteriormente, o marketing digital pode ser utilizado para uma série de objetivos. No entanto, não há como negar que o aumento das vendas é um dos mais comuns. Sendo assim, saiba que é possível aumentar as suas vendas online por meio dessas estratégias. 

Se você tem um negócio físico, vender pela internet pode ser uma das melhores formas de expandir ainda mais o seu lucro. Afinal de contas, é possível trabalhar tanto com a entrega em domicílio quanto com a retirada na loja, e ambas as formas são bastante atrativas e práticas para o consumidor. 

Imagine que você está querendo comprar um terno para uma festa, por exemplo, e não sabe a que loja recorrer. Sendo assim, você pesquisa nas redes sociais e encontra três lojas da sua cidade, sendo que só uma delas apresenta o catálogo de produtos online. Essa loja, muito provavelmente, irá se destacar. 

Sabendo divulgar os seus produtos da maneira correta, nas redes sociais certas e com a linguagem mais adequada possível, as suas vendas vão crescer. Basta conhecer bem o seu cliente e saber usar as redes ao seu favor. 

Redes sociais podem levar o seu empreendimento a outro patamar 

Um dos pontos do marketing digital é saber quais plataformas utilizar para melhorar o alcance das suas publicações e, consequentemente, das suas vendas. No Brasil, o Instagram é sem sombra de dúvidas uma dessas ferramentas indispensáveis. Outras redes sociais também podem ajudar!

A plataforma permite que você tenha um alcance gigantesco na divulgação de seus produtos ou negócios de uma maneira geral, conquistando novos clientes e fidelizando aqueles que já frequentam o seu comércio. Com as novidades do Instagram, é possível criar conteúdo de qualidade sobre a sua empresa e, de quebra, levar o seu empreendimento a um outro patamar.