Bairros industriais: o que são e quais as suas vantagens?

Bairros industriais: o que são e quais as suas vantagens?

Certamente você já deve ter frequentado um Bairro Industrial, ainda mais caso resida em uma grande cidade. Conhecidos também como Parques – ou distritos – Industriais, essas “regiões” surgiram após a década de 1980, época em que os debates sobre planejamento urbano começaram a ganhar força no Brasil. Apesar do seu nome ser bastante sugestivo, é comum existirem dúvidas ao seu respeito e, por esta razão, elaboramos um conteúdo completo para esclarecer o que, de fato, são os bairros industriais, e quais as suas vantagens no território urbano. Acompanhe com a gente! 

Bairros Industriais: o que são? 

De modo geral, os bairros industriais nada mais são do que áreas urbanas destinadas à instalação de empresas e indústrias. Nesse sentido, eles são planejados para atender às necessidades específicas da indústria, como a disponibilidade de infraestrutura, acesso a transporte e espaço para armazenamento e produção. 

Estes bairros geralmente estão localizados em periferias de cidades ou em áreas rurais próximas a elas, para minimizar o impacto na vida cotidiana das pessoas e reduzir a poluição sonora e ambiental. Além disso, em alguns casos, os bairros industriais também podem oferecer serviços como hotéis, restaurantes e instalações de lazer para os trabalhadores.

Diferentemente das áreas residenciais, marcadas sobretudo pela construção de edifícios e casas destinadas à moradia, nos distritos industriais predominam as atividades ligadas à indústria, com uma grande variedade de fábricas instaladas no local e produzindo por ali mesmo. Por sua vez, eles incluem algumas características comuns, sendo:

  1. Localização: Eles geralmente estão localizados em áreas periféricas ou rurais próximas às cidades, para minimizar o impacto na vida cotidiana das pessoas e reduzir a poluição sonora e ambiental.
  2. Infraestrutura: Bairros industriais devem ter uma boa infraestrutura, como acesso a transporte, energia elétrica, água, esgoto e serviços de telecomunicações.
  3. Espaço para armazenamento e produção: Eles devem ter espaço suficiente para que as empresas possam armazenar seus produtos e realizar suas atividades produtivas.
  4. Zonas de atividade específicas: Bairros industriais geralmente são divididos em zonas de atividade específicas, como indústrias químicas, alimentícias, têxteis, entre outras.
  5. Serviços para trabalhadores: Alguns bairros industriais oferecem serviços adicionais, como hotéis, restaurantes e instalações de lazer para os trabalhadores.
  6. Regulamentação ambiental: Bairros industriais devem seguir regulamentos ambientais rigorosos para minimizar seu impacto no meio ambiente.

Estas, no entanto, são apenas algumas das características mais comuns encontradas em um bairro industrial, mas elas podem variar de acordo com o local e as necessidades específicas da região.

Veja também: Qual o prazo para desocupar um imóvel alugado? Confira

Quais as suas vantagens? 

São muitas as vantagens desses bairros. Pensados por gestores públicos, estas regiões tendem a tornar os municípios mais atrativos para a instalação de novas indústrias. Por esta razão, além de serem construídos em locais estratégicos, próximos a aeroportos, portos ou rodovias, por exemplo, têm um amplo acesso aos serviços básicos como água, luz, internet e transporte público.

Para se ter uma ideia melhor sobre, dentre das diversas vantagens em se ter um bairro industrial, incluem-se:

  1. Oportunidade de emprego: Estas regiões possuem uma maior capacidade em criar novas ocupações para a população local, especialmente em áreas com baixa taxa de emprego.
  2. Desenvolvimento econômico: Distritos como estes podem ajudar a estimular o desenvolvimento econômico da região, através da atração de investimentos e da geração de renda.
  3. Melhoria na infraestrutura: A instalação de bairros industriais pode levar a melhorias na infraestrutura local, como a construção de rodovias, pontes e outros tipos de transporte.
  4. Eficiência logística: Bairros industriais também oferecem acesso fácil a transporte e infraestrutura, o que pode aumentar a eficiência logística das empresas instaladas na região.
  5. Regulamentação ambiental: Parques industriais geralmente são regulados por leis ambientais rigorosas, o que garante que as empresas atuem de maneira responsável e protejam o meio ambiente.

De maneira resumida, estas são algumas das vantagens de se ter um bairro industrial. Contudo, é importante levar em consideração que eles também podem trazer impactos negativos, como a poluição ambiental e a perda de áreas verdes e habitadas, por exemplo. Portanto, para que se minimize as consequências negativas de sua instalação, é importante que haja um equilíbrio entre as vantagens e desvantagens destes bairros. Assim, maiores são as chances de garantir o bem-estar da população e do meio ambiente.

Veja também: 5 ideias de negócios lucrativos