Como investir em uma loja de ração?

Como investir em uma loja de ração?

Cidades médias e grandes costumam contar com uma agropecuária em praticamente todos os bairros. Sendo assim, investir em uma loja de ração pode até parecer uma boa ideia - e de fato é. No entanto, você precisará saber como diferenciar o seu empreendimento dos demais, criando alternativas e logísticas que lhe coloquem em destaque.

Quando paramos para pensar em empreendedorismo nos dias de hoje, a primeira coisa que costuma vir à cabeça dos jovens são startups, negócios voltados à tecnologia. No entanto, saiba que é possível desenvolver bons empreendimentos em segmentos já tradicionais, trazendo apenas algumas mudanças pontuais.

Um desses segmentos é justamente o de ração para animais, que geralmente está dividido entre pequenas agropecuárias ao redor do país. Ainda assim, investir nesse mercado pode ser bastante interessante, visto que há um leque enorme de possibilidades de inovação que, quando implementados, podem fazer com que você saia na frente dos concorrentes.

Neste artigo, você irá aprender a como investir em uma loja de ração e por que isso é de fato uma boa alternativa para quem quer empreender. Além disso, apontaremos estratégias e modelos de negócio, dos mais simples aos mais complexos, que poderão lhe ajudar neste caminho empreendedor.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

CONHEÇA TAMBÉM: Lei do Inquilinato comercial 2021

Por que investir em uma loja de ração?

A dúvida que muitas pessoas têm quando pensam em abrir um negócio é: será que isso será rentável para mim? É justamente por isso que muitos buscam segmentos mais tecnológicos, que estão em alta no mercado, e que impactam a vida das pessoas das mais diferentes formas.

No entanto, saiba que investir em uma loja de ração pode ser uma ótima opção - e eu vou lhe explicar o porquê. Lembra que eu falei que muitas cidades possuem uma agropecuária a cada esquina? Isso se dá justamente pela alta demanda do país em relação ao cuidado e alimentação de animais.

Dados da Associação Brasileira da Indústria e Produtos para Animais de Estimação (ABINPET) mostram que o Brasil é o quarto país no mundo com o maior número de animais de estimação. Atualmente, as residências brasileiras contam com mais de 70 milhões de cães e gatos de estimação.

Essa grande presença de pets nas moradias brasileiras tem contribuído para uma grande movimentação de produtos do segmento. Foram mais de R$ 20 bilhões somente em 2018, o segundo maior número do mundo. E a boa notícia, que pode lhe convencer a investir no ramo, é que a tendência é que os dados apenas aumentem.

Por onde eu começo a investir em uma loja de ração?

Quando falamos em investimentos, estamos nos referindo a algo que, a partir de um certo período de tempo, começará a nos dar resultados. No entanto, quando investimos em empreendimentos, é preciso que haja toda uma organização e planejamento para que esses resultados possam de fato surgir.

Sendo assim, o primeiro passo que você deve dar para começar a investir em uma loja de ração é montar um plano de negócios. Existem diversos templates e formas de desenvolver esse plano, muitos a disposição na internet, inclusive, os quais lhe darão um norte em relação às ações que você pode tomar.

Além disso, vale ressaltar também que, diferentemente de outros segmentos de mercado, o de rações não costuma exigir um alto custo de investimento e operação. Isso porque, fora a estrutura que precisa ser montada, a qual geralmente não é tão complexa, a operação passa a ser relativamente simples.

Dito isso, ainda que você comece a montar o seu plano de negócios, saiba que algo extremamente importante em relação a esse segmento é a localização. Sendo assim, é preciso responder a algumas respostas como, por exemplo, “onde é que eu irei abrir a minha loja de ração?”.

Onde abrir uma loja de ração?

Em alguns segmentos de negócio, a localização é peça central para o desenvolvimento de bons resultados. Sendo assim, se você pretende investir em uma loja de ração, saiba que terá que procurar por um bom espaço que se relacione com o seu empreendimento, em um local acessível e relativamente movimentado.

Primeiramente, é importante entender também como você pretende desenvolver o seu segmento. Abrir uma loja de ração em um bairro onde ainda não há uma agropecuária, por exemplo, e que é marcado pela presença de muitas residências e, também, animais de estimação, pode ser uma boa ideia.

Ainda assim, a dica principal para quem busca investir em uma loja de ração, no quesito localização, é: abra em um local movimentado. É interessante que esses empreendimentos estejam localizados em espaços mais centrais, em que as pessoas costumam passar com frequência, e que sejam acessíveis no dia-a-dia.

Além disso, uma loja de ração também pode, e deve, estar localizada próxima de lugares para onde as pessoas vão fazer compras. Sendo assim, esse empreendimento pode se desenvolver perto ou dentro de supermercados e shoppings, assim como em galerias e avenidas comerciais.

Quais os gastos para investir em uma loja de ração?

Todo empreendimento envolve gastos, e você deve estar ciente disso se pensa em investir em loja de ração. No entanto, os seus gastos em relação a esse tipo de negócio irá variar muito de acordo com a estrutura que você pretende montar de imediato, se é algo maior e mais complexo ou um pouco menor.

Em suma, os gastos iniciais que você terá ao investir em uma loja de ração é a construção ou aluguel da estrutura, abertura e regularização da empresa e, também, compra de matéria prima e equipamentos. Depois disso, entram outros gastos para o funcionamento do negócio em si.

Um deles é justamente a escolha de planos de telefonia e internet, os quais podem ser feitos a fim de economizar recursos. Além disso, é preciso encontrar fornecedores e empresas de frete para se relacionar e, então, passar a operar o seu negócio de fato, com atendimento presencial e entrega - se for o caso.

Além de gastos básicos, como água e luz, por exemplo, você também terá gastos com prateleiras e funcionários (a depender do tamanho do espaço). Ainda assim, vale a pena reforçar novamente que os gastos com esse segmento são menores do que os vistos em outros tipos de empreendimentos - por serem mais simples.

O que eu preciso ter em uma loja de ração?

É importante falar que, quando estamos falando em loja de ração, não são apenas rações que são vendidas no espaço. Isso porque, para o sucesso de um empreendimento no ramo, é preciso também trabalhar com outros tipos de produtos para pets, como coleiras, camas, casinhas, produtos e até mesmo remédios.

Em relação às rações, busque trabalhar com as mais variadas, das mais acessíveis às mais caras, tanto para cães e gatos como, também, outros animais - como passarinhos, por exemplo. É importante manter um bom relacionamento com distribuidores para conseguir preços acessíveis nesse quesito e, também, produtos diferentes.

As rações devem estar muito bem expostas em prateleiras de fácil acesso para os funcionários e consumidores. Elas também devem estar divididas de acordo com o animal, também por raça, visto que existem rações específicas para algumas raças de cães e gatos, por exemplo.

O que eu posso fazer para diferenciar a minha loja de ração?

Como já citamos anteriormente, em praticamente todos os bairros existem agropecuárias e lojas de ração. Sendo assim, se você planeja entrar nesse mercado e investir em uma loja de ração, é importante se diferenciar dos concorrentes. Uma das maneiras de fazer isso é através de parcerias.

Você pode fazer parceria com ONG’s de animais e marcar presença em feiras de adoção, por exemplo, com produtos promocionais para incentivar quem irá adotar os bichinhos. Isso é uma maneira de se relacionar muito bem com o público e, até mesmo, fidelizar clientes ao seu empreendimento.

Além disso, uma modalidade que está se criando também no Brasil e no mundo são os “planos de assinatura” para esse segmento. Isso porque muitas das pessoas que possuem pets são extremamente atarefadas e, às vezes, não possuem muito tempo para comprar a ração dos próprios bichinhos.

Sendo assim, o seu empreendimento pode oferecer um plano mensal em que, todos os meses, são entregues sacos de ração específicos na casa do cliente. Assim, ele não terá que se deslocar para fazer essa compra. Isso ajuda não apenas a fidelizar o cliente como, também, a se diferenciar dos demais.

LEIA TAMBÉM: Como escolher um ponto comercial perto do público-alvo

Ao investir em uma loja de ração, use as redes sociais

Sabe aquele famoso ditado: quem não é visto não é lembrado? Pois é, pode-se dizer que ele é bastante útil para o mundo dos negócios de uma maneira geral. E é por isso que você deve utilizar redes sociais para divulgar o seu empreendimento se pretende investir em uma loja de ração.

É possível marcar presença nas redes e fidelizar clientes através delas mesmo nesse segmento. No entanto, é interessante fugir do comum, apenas com banners de produtos com preços e promoções. Busque trazer conteúdos, como curiosidades, e explicar a diferença dos produtos para pets, por exemplo.