Como escolher o ponto comercial perfeito para o seu negócio

Como escolher o ponto comercial perfeito para o seu negócio

Se você é empreendedor sabe como é importante escolher o ponto comercial perfeito para o seu negócio.

É muito importante saber escolher onde ficará as instalações de sua empresa. O ponto comercial escolhido de forma certa irá influenciar positivamente no desenvolvimento de sua empresa.

A escolha da localização deverá ser perfeita e isso depende do local que você vai escolher para o local físico e precisa de cuidados especiais que você vai aprender no decorrer deste artigo.

Separamos as melhores dicas para que você possa escolher o ponto comercial perfeito para o seu negócio e ter os melhores resultados na sua empresa.

Escolher o ponto comercial perfeito para o seu negócio: A Localização é muito importante

O momento mais importante para as instalações de sua empresa é o planejamento, para que você possa fazer a melhor escolha do ponto comercial de sucesso.

A localização deverá ser perfeita para o sucesso de seu negócio, assim o local escolhido deverá ter o perfil de sua empresa.

Algumas perguntas são muito importantes no momento da escolha da localização, por isso pergunte-se:

  • Existe muita concorrência na área escolhida
  • Como é a circulação de pessoas?
  • A movimentação de pessoas atinge o seu público alvo?
  • A localização é segura e agradável?
  • Seu público alvo, quem são
  • Qual a visibilidade do local escolhido?

Perguntas como essas são de suma importância para a escolha da localização perfeita do seu negócio e serão todas respondidas no decorrer do artigo.

Assim o sucesso da sua empresa está ligada a visibilidade da localização escolhida por você. Portanto, sua empresa deverá ter a localização onde passam mais o público-alvo que são os seus clientes em potencial.

O local do seu empreendimento deverá ser de acordo com o seu público alvo é o ponto inicial de uma boa escolha.

Qual tipo de ponto você quer abrir?

Você está abrindo uma lanchonete? É importante escolher um lugar movimentado, onde tenha comércios que acaba atraindo muitas pessoas, atraindo muitos consumidores para o seu negócio.

Quer abrir um escritório de advocacia? É interessante que seja perto do Fórum, delegacia e locais que atenderá possíveis clientes e onde não exista muitos outros escritórios.

Quer abrir uma concessionária? Onde as pessoas param o carro chamará atenção, pode pensar perto de postos de gasolina ou avenidas movimentadas.

São exemplo como estes que citei que irão fazer o local escolhido um grande sucesso do seu negócio.

É muito importante fazer um estudo sobre o público-alvo para que a escolha seja certeira.

A segurança é relevante tanto para você como para os seus consumidores, por isso é de grande valia ser em um local seguro, para que você possa trabalhar com tranquilidade.

Por isso, sempre pense em um local acessível e com uma boa visibilidade para o crescimento e sucesso do seu negócio.

Seu ponto comercial de sucesso começa com a escolha da melhor localização, por isso é importante se atentar a todos os detalhes.

Espaço físico e estrutura para o ponto comercial de sucesso

No momento de alugar ou comprar o local que irá abrir o seu negócio você deve estar atento às condições do lugar.

A localização é muito importante, mas as condições do física do local é indispensável.

Fique longe de problemas de estrutura e preste atenção nos detalhes do ponto comercial, por isso é importante analisar a conservação do imóvel.

Atente-se a toda parte elétrica e hidráulica, se houver problemas com infiltração você terá sérios problemas e uma boa escolha evita problemas futuros.

Analise cada canto do imóvel, olhe todas as janelas, paredes, portas e observe as condições que as mesmas se encontram.

Caso o local que você está olhando para montar o seu negócio precisa de muitos reparos é melhor procurar um lugar em condições melhores.

Outro ponto muito importante é o valor que irá pagar, seja no aluguel ou na compra do imóvel. Deverá ser compatível com a capacidade de investimento e visando o prazo de retorno do valor investido.

Cada valor gasto com reparos e manutenções devem ser levados em conta no momento da locação, não gaste mais do que pode.

Faça uma pesquisa dos valores cobrados para que você não pague um valor exorbitante. Sempre veja mais de uma opção, nada de se empolgar e fechar com o primeiro local que visitou.

Quando encontrar o local que você acredita ser ideal é interessante que consulte um arquiteto para saber mais sobre o seu planejamento e se realmente está no local certo. Assim não terá surpresas após mudar.

Conheça seu público alvo – Faça uma pesquisa de mercado e escolha o ponto comercial de sucesso

O ponto comercial de sucesso deverá ser escolhido através do seu público alvo estabelecido.

Mesmo você tendo ótimas promoções, ideias para o seu negócio, os melhores produtos se você não souber escolher o lugar do seu negócio, você não terá sucesso.

O sucesso do seu estabelecimento está ligado diretamente com o local físico que escolheu para ele, devendo escolher a área de influência e crescimento.

Fazer uma pesquisa de mercado para saber do seu público alvo é um dos segredos para o ponto comercial de sucesso.

A pesquisa de mercado é um estudo para ser coletado informações e coletar dados, nesse caso é importante para ter conhecimento da área que você pretende montar o seu negócio.

A pesquisa de mercado vai te ajudar a saber sobre o melhor local para montar o seu negócio e conhecer melhor o seu público alvo. Com a pesquisa você terá uma noção melhor sobre a demanda.

Busque o local para seu negócio onde exista um alto fluxo de pessoas que são o seu público alvo.

Com uma boa pesquisa de mercado você terá acesso a informações e ter mais confiança no momento da locação ou compra do imóvel.

Avalie a concorrência ao escolher o ponto comercial perfeito para o seu negócio

Saiba quem são os concorrentes e seja diferencial no mercado. O sucesso do seu negócio depende muito de você e do ponto comercial escolhido.

Seja o diferencial na sua área, saiba valorizar o seu trabalho, produto e o serviço prestado. O atendimento deverá ser o melhor do local onde escolheu.

​Muitas vezes a concorrência ajuda a atrair clientes, por terem negócios compatíveis ainda mais se for produtos que exige comparação.

Ao escolher o local de seu estabelecimento é importante ficar atento aos Concorrentes, faça da concorrência seu aliado para ser diferencial no mercado.

Prefira escolher um ponto comercial que tenha menos concorrência e maiores chances de crescimento. Porque o crescimento do local está ligado a expansão do lugar escolhido.

Escolher o ponto comercial perfeito para o seu negócio: O fluxo de pessoas

O lugar ideal para ter o seu ponto comercial é onde passam mais pessoas.

Quanto mais pessoas passarem no local escolhido para o seu negócio é melhor para potenciais clientes.

É necessário observar sempre ao redor do ponto comercial que você se interessou e saber se existe polos geradores de tráfego e que oferecem serviços que são essenciais aos consumidores.

O lugar escolhido deverá ter um fluxo grande de pessoas que é o que mantém a expansão do seu comércio.

A visibilidade do seu local escolhido vai fazer com que seu negócio tenha sucesso e crescimento, atendendo assim muitas pessoas.

Outro ponto que podemos destacar aqui é a visibilidade do imóvel escolhido que é sempre diferente para pessoas que estão de carro e a pé.

Olhe ao redor e note se existe algum obstáculo que possa atrapalhar a visão do imóvel, devendo ser em um local que tenha visibilidade e acessibilidade para todos que estão passando.

Evite locais que seja aglomerados de pessoas, como por exemplo: ponto de ônibus. Lugares assim acabam atrapalhando o acesso aos consumidores.

Garanta a visibilidade do seu ponto comercial é importante que tenha os mesmo níveis na rua e que não tenha recuos.

Faça sempre um trabalho de campo antes da escolha definitiva de seu ponto comercial, isso ajudará a ter uma sábia escolha.

Portanto, a visibilidade ajudará no crescimento do seu negócio e do sucesso que você terá se for uma boa escolha.

Escolher o ponto comercial perfeito para o seu negócio: Acessibilidade

Outro ponto importante no momento da escolha do ponto comercial perfeito é a acessibilidade do imóvel.

O acesso está ligado ao trânsito, onde as pessoas possam estacionar.

A ausência de faixas ou semáforos podem ser algo negativo para o seu negócio. As pessoas quando estão paradas no trânsito acabam observando o que tem ao seu redor.

Caso não tenha semáforo no local é importante que seja um lugar que tenha visibilidade e uma boa movimentação.

Interessou por um ponto comercial? É melhor ir em horários diferentes para que veja o fluxo de pessoas no local e toda acessibilidade do lugar escolhido.

Tenha uma atenção maior nesses tópicos ao escolher o ponto comercial perfeito para o seu negócio:

  • Como são as ruas até o acesso do ponto comercial escolhido?
  • E a iluminação?
  • Como é o acesso para os pedestres? Está em boas condições?
  • As ruas entorno do ponto comercial são seguras?
  • Existe transporte público por perto?
  • No período da tarde bate o sol no estabelecimento?

Todos esses pontos supracitados são importantes para a acessibilidade de ter sucesso na escolha do ponto comercial.

Um lugar seguro e bem movimentando chama atenção do cliente e traz segurança para que possa frequentar é outro ponto positivo da escolha certa do ponto comercial.

Infraestrutura ideal para o ponto comercial

A infraestrutura é muito importante para que você não venha a ter problemas futuro com o ponto comercial.

O ponto comercial deverá ser um ambiente adequado. O ambiente acaba influenciando na hora da compra por isso é importante atentar a isso.

Cada ambiente deverá ser de acordo com o que você está oferecendo ao seu cliente, por isso que é importante não ter erros nesse ponto.

Quando o cliente entrar em seu estabelecimento ele deverá sentir que foi pensando nele, por isso a importância de conhecer o seu cliente.

A escolha certa do ponto comercial com a infraestrutura vai fazer você ter sucesso em seus negócios. Portanto, fique sempre atento aos detalhes.

Ponto comercial ideal para o seu público

Outro fator que é de suma importância na escolha do ponto comercial ideal é a posição que o imóvel escolhido está posicionado.

Será que esquina é uma boa opção? Se for com uma boa visibilidade, sim! Vias horizontais tem maior fluxo e com grande visibilidade de todos que passam.

​O ponto comercial de sucesso está sempre ligado ao fluxo de carros e pessoas que passam por aquele local.

​É normal que o horário de movimento alterne durante o dia, por isso é importante que tudo seja analisado com antecedência.

​Outro fator que é importante é escolher um imóvel que tenha sombra no período da tarde, que é onde as pessoas que estão andando costumam passar, o que portanto aumentará o fluxo da seu estabelecimento.

Ponto comercial barato e com bom retorno

No momento de escolha de locação ou compra do imóvel ideal é importante que o valor seja compatível com o que você pode gastar.

Saiba qual valor que pode ser gasto e qual o prazo do retorno do seu investimento.

É possível encontrar um bom ponto comercial e isso depende muito da sua procura e pesquisa.

Escolher um lugar que tenha um bom retorno é um bom investimento inicial levando em consideração o retorno que terá.

Portanto, sempre pesquise bastante antes de escolher o ponto comercial ideal.

Fique atento ao contrato

Escolheu o lugar do ponto comercial ideal agora é importante se atentar ao contrato do imóvel.

O contrato longo pode não ser uma boa. Mesmo escolhendo o local com todo o cuidado às vezes o retorno não é como o esperado e um contrato longo poderá trazer uma multa caso você decida mudar.

Está começando o seu negócio agora? É melhor optar por contratos curtos e com uma cláusula de renovação com o mesmo valor para que não perca o imóvel para alguém que esteja interessado.

Então chegou a hora de ficar atento a esses tópicos:

  • No valor do aluguel;
  • Todas as condições de pagamento descritos no contrato;
  • O prazo que será findado o contrato;
  • Reajustes do valor e a periodicidade que isso ocorrerá;
  • Reembolso das benfeitorias que podem ser feitas;

Fique atento a tudo isso no momento de assinar o contrato para que não tenha problemas e que aumente as chances do sucesso.

Já alugou e está vendo que o negócio está dando certo? Invista. Aceite os contratos com prazos longos que são os ideais para você crescer no seu ponto comercial de sucesso.

Qual valor devo investir para o ponto comercial de sucesso

O valor para investir no ponto comercial de sucesso depende muito do dinheiro que você tem para a locação ou compra do imóvel.

Você encontrará o menor custo em lugares mais afastados e tudo vai depender do seu público alvo

Lugares mais nobres e que tenham shoppings por exemplo são lugares que devem ter um maior investimento.

Veja aqui se o preço do aluguel está justo.

Erros mais cometidos na hora de escolher

O maior erro é não pesquisar antes de escolher o ponto comercial ideal. Quem vai investir deverá estudar tudo sobre o lugar que pretende montar o seu empreendimento. O lugar escolhido deverá ser ideal para o seu negócio e que tenha uma boa acessibilidade do seu público-alvo. A identidade de sua empresa é importante para o lugar que foi escolhido por você.​ É sempre bom ter opções entre dois ou mais pontos comerciais, isso ajuda ainda mais a ter uma escolha certeira. Ter mais opções ajuda até a conseguir um valor mais em conta.

Diante do proprietário do imóvel é bom agir como se estivesse outras opções o que poderá te ajudar em um melhor custo.

Procure sempre ajuda no momento da escolha do ponto comercial é sempre bom ter visões diferentes da sua.

Tenha paciência ao procurar o ponto comercial ideal porque a ansiedade só vai atrapalhar.

Ajuda de amigos, empreendedores é uma ótima ideia para pesquisar sobre um bom ponto comercial.

Considerar apenas o valor do aluguel é outro erro comum no momento de escolher o lugar do estabelecimento.

Mas como escolher?

Tente conciliar um preço justo com um imóvel em boas condições que não precisa de reparos, que seja seguro, com boa infraestrutura, são coisas básicas e que fazem toda a diferença.

Tratando de ponto comercial a aparência importa! Escolha um ponto comercial para atrair o consumidor, por isso é importante ter uma boa acessibilidade.

Locais perto de estação de metrô ou próximo a ponto de ônibus é sempre uma boa escolha, por ter um fluxo de pessoas que acabam sendo atraídas para o seu negócio.

Ter apenas uma opção ou recomendação é outro erro normal para pessoas que procuram um bom ponto comercial.

Saiba escolher a fachada do seu ponto comercial, ela tem que ser convidativa! Uma boa visibilidade da sua fachada vai atrair mais clientes em potencial e por fim vendas para o seu negócio.

Não erre na localização! Faça sempre a avaliação do local com antecedência como já foi pontuado mais acima.

Errar na escolha do ponto comercial ou tentar economizar no aluguel vai fazer com que você gaste mais com marketing e não vai sair barato!

Escolha lugares que completam o seu negócio e não que possa atrapalhar. Portanto esteja onde está seu público-alvo.

O ponto comercial perfeito para o seu negócio é o escolhido por você com todo o cuidado e que caiba em seu orçamento e assim isso trará bons resultados para o seu empreendimento.

Cuidados extra ao escolher o ponto comercial de sucesso

Vamos destacar pontos importantes para que você acerte ao escolher o ponto comercial de sucesso.

  • Próximo ao ponto de ônibus e não em frente a um ponto de ônibus. É diferente pois em frente a um ponto de ônibus poderá comprometer os seus negócios e ponto comercial que foi escolhido por você;
  • O seu ponto comercial deverá ser longe de locais violentos. Lembre-se da acessibilidade e segurança do seu público-alvo;
  • É um escritório o seu empreendimento? Evite últimos andares se não tiver elevador e nada de corredores sem saída. Lugares assim costumam ser frequentado por menos pessoas;
  • Em um país cheio de burocracia como o Brasil, atente-se a legislação local, assim vai evitar problemas futuros que poderão comprometer e prejudicar o seu negócio;

São esses pontos que você tem que ficar atento para ter ainda mais sucesso na escolha do lugar ideal para o seu ponto comercial de sucesso.

Cuidados na hora de alugar

Todas as dicas que apresentei neste artigo é para que você tenha sucesso no momento de encontrar o ponto comercial de sucesso para o seu empreendimento.

É sempre bom ficar em alerta principalmente nas cláusulas contratuais na dúvida é importante que entre em contato com um advogado para que você seja auxiliado e que não tenha problemas futuros.

Aqui você aprendeu dicas importantes que irão te ajudar e assim você irá escolher um ponto comercial de sucesso.

Ao alugar ou comprar um imóvel lembre-se:

  • A localização vai fazer toda a diferença no seu negócio;
  • Seja paciente na procura do lugar ideal, você vai encontrar;
  • Conheça o seu público-alvo para que você tenha ainda mais sucesso em seu negócio;
  • Lugares seguros são mais visitados e tem mais sucesso;
  • Olhe as condições do lugar que está interessado: portas, infiltrações, parte elétrica, pintura e fique longe de gastos que não entram em seu orçamento;
  • Acessibilidade do local escolhido é o que vai fazer o diferencial em no lugar escolhido;
  • Nem sempre o barato é o melhor, faça um planejamento do gasto inicial e do retorno esperado assim não terá surpresas;
  • O fluxo de pessoa ajuda no crescimento do seu negócio;
  • Avalie a concorrência e seja diferencial no mercado;
  • Espaço físico e estrutura fazem toda a diferença;
  • A pesquisa de mercado faz toda a diferença no momento da escolha do ponto comercial.

Saiba mais:

Todos os pontos apresentados aqui vão te ajudar no momento da escolha do seu ponto comercial de sucesso.

Espero que aqui você encontre soluções e assim saiba o local certo para escolher o seu ponto comercial de sucesso.

Gostou do Artigo? Então, siga a nossa página no Instagram e saiba mais.