Como escolher um ponto comercial perto do público-alvo

Como escolher um ponto comercial perto do público-alvo

Não é segredo para ninguém que o sucesso de um empreendimento depende de uma série de fatores. No entanto, para aqueles que trabalham com atendimentos ou vendas de forma física, o caminho para bons resultados começa logo no local de instalação. E é por isso que você precisa saber como escolher um ponto comercial perto do público-alvo.

Escolher um lugar onde você vai instalar o seu empreendimento é um passo e tanto a se dar. Afinal de contas, investir em um imóvel por si só já é algo que depende de uma certa organização financeira. E quando esse imóvel será o responsável para você conseguir o seu lucro, aí as coisas tornam-se ainda mais importantes.

Em suma, pode-se dizer que instalar o seu ponto comercial em um local adequado pode fazer com que os seus negócios deslanchem de vez. Isso porque, para quem trabalha com vendas físicas, é extremamente importante estar bem localizado para, então, poder atrair a clientela.

Neste artigo você irá aprender o que fazer para escolher um ponto comercial perto do público-alvo do seu empreendimento. O que analisar e quais informações levar em conta para decidir o local de instalação do seu negócio também serão apresentados no decorrer dos próximos parágrafos.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

Qual a importância de escolher um ponto comercial perto do público-alvo?

Apesar da expressão público-alvo não ser de hoje, não faz muito tempo que micro e pequenos empreendedores começaram a levá-la em consideração em suas ações. O fato é que é extremamente importante ter em mente o perfil do seu consumidor antes de tomar qualquer decisão - como a escolha de onde será instalado o seu negócio.

Sendo assim, a importância de escolher um ponto comercial perto do público-alvo é justamente o fato de que as pessoas ao redor do seu empreendimento estarão mais propensas a entrarem nele. Ou seja, o seu negócio estará em um local cheio de compradores que se interessam pelo seu produto.

A importância de levar em consideração o público-alvo na hora de escolher o local onde seu empreendimento será instalado está justamente no fato de que isso poderá impactar diretamente nas suas vendas. Afinal de contas, um erro nesse sentido pode acabar lhe custando muitos reais.

Levando isso para o extremo, é como se você instalasse um açougue em um local onde a religião não permite o consumo de carne vermelha. O seu público-alvo não está ali, sendo assim, é bastante improvável que você consiga desenvolver o seu empreendimento naquele espaço.

VOCÊ VAI CURTIR: Como automatizar vendas de loja física

O lugar mais caro é o melhor para eu escolher como ponto comercial?

Uma coisa que boa parte das pessoas pensam quando buscam escolher um ponto comercial perto do público-alvo é: quanto mais caro, melhor ele é. No entanto, esse pensamento é um tanto quanto errado, visto que não necessariamente o local mais caro ou melhor localizado é o ideal para o seu público.

Essa é uma ideia que muitas pessoas têm justamente pelo fato de que os pontos comerciais mais caros ficam justamente no centro das cidades. Sendo assim, como é um espaço onde circulam muitas pessoas, alguns acreditam que é ali o lugar ideal para atrair novos clientes - mas não necessariamente.

Isso porque o seu público alvo não necessariamente estará concentrado em espaços muito populosos, onde os imóveis são muito caros. Tudo, no fim das contas, depende do seu segmento de atuação, ou seja, quais são os seus produtos e serviços e quais são as pessoas que os compram.

Dessa forma, se o seu empreendimento é voltado para a venda de produtos de R$ 1,99, por exemplo, instalá-lo em lugar rodeado de lojas caríssimas talvez não seja a melhor opção. O certo, é procurar por um espaço onde pessoas mais populares costumam circular, ou seja, o seu público-alvo.

3 dicas para escolher um ponto comercial perto do público-alvo

Engana-se quem pensa que escolher um ponto comercial perto do público-alvo é algo que acontece do dia para a noite, sem nenhuma pesquisa. Pelo contrário, é preciso estudar a dinâmica do espaço antes para então saber se ele é de fato adequado para a sede do seu empreendimento.

Mas sem mais delongas, venha conferir 3 dicas de como escolher um ponto comercial perto do público-alvo

1. Entenda o seu negócio

O primeiro passo ao se dar antes de escolher um ponto comercial perto do público-alvo, é entender e conhecer muito bem o seu negócio. Afinal de contas, só entendendo a dinâmica de funcionamento do seu empreendimento é que você poderá ter uma ideia do espaço ideal para instalá-lo.

Sendo assim, você precisa se questionar sobre questões como: quais os meus tipos de produtos? quem são as pessoas que os consomem? quantas pessoas eu preciso atender? Além disso, outra coisa que é extremamente importante levar em consideração nessa hora é o espaço necessário para o funcionamento do seu negócio.

Se você trabalha com uma loja R$ 1,99, por exemplo, um espaço extremamente pequeno poderá acabar atrapalhando os seus negócios. Isso porque você não conseguirá abrigar todos os itens e produtos que poderia e terá que acabar “sacrificando” alguns, o que é prejudicial.

Em um caso como esse, até mesmo se o seu negócio estiver localizado próximo ao seu público-alvo talvez ele não venha ter sucesso, visto que você não terá, necessariamente, todos os produtos que o seu consumidor deseja. É preciso colocar na balança e entender a dinâmica do espaço que você precisa.

2. Estude o local ao seu redor

Outro passo importantíssimo que você precisa dar para escolher um ponto comercial perto do público-alvo é estudar o local ao seu redor. Isso porque só conhecendo a dinâmica do espaço onde você está inserido é que você poderá ter certeza se aquele lugar combina ou não com a sua atividade.

Sendo assim, faça uma pesquisa de campo de fato. Tire uma manhã, tarde ou até mesmo noite, e fique observando as pessoas que passam por aquele local. Tente entender se elas se encaixam com o seu público-alvo e se, de fato, se sentiriam atraídas quando vissem a sua loja.

É importante que você também busque se aproveitar de outros empreendimentos que têm uma relação um tanto quanto indireta com o seu, mas que podem contribuir. Ou seja, localizar o seu negócio próximo de outro que possa impulsionar as suas próprias vendas. Acredite se quiser, isso é possível.

Se o seu empreendimento tem a ver com produtos saudáveis e suplementos, voltados para pessoas fitness, nada melhor do que escolher um espaço cercado de academias, por exemplo. Afinal de contas, é justamente lá onde estará o seu público-alvo, saindo da malhação direto para a compra de itens de saúde.

VEJA TAMBÉM: Lei do Inquilinato comercial 2021

3. Conheça os seus concorrentes e saibam onde eles estão instalados

Engana-se quem pensa que, para conseguir um bom resultado em vendas, eu preciso me manter longe da concorrência. Na verdade, em muitos casos, a situação é justamente a oposta. Sendo assim, antes de escolher um ponto comercial perto do público-alvo, você precisa saber onde seus concorrentes estão instalados.

O fato é que se instalar próximo de seus concorrentes, de estabelecimentos do mesmo mercado que o seu, pode ajudar a impulsionar também as suas vendas. Primeiro porque, ao surgir nesse espaço, você será uma novidade - o que pode ser visto com bons olhos pelo seu público-alvo.

Além disso, o fato de ter uma certa quantidade de empreendimentos do mesmo mercado localizados em um espaço próximo também acaba gerando um alvo positivo. Isso porque aquela localização pode ficar marcada como “o lugar onde se vendem tais produtos”, o que é importante para o seu negócio - e dos demais, também.

Sendo assim, quando uma pessoa estiver pensando” nossa, preciso muito comprar aquele determinado produto”, ela pode recorrer ao espaço conhecido pela venda destes. É uma forma de criar um centro especializado, por mais que não seja necessariamente fechado somente para isso.

Se você quer um ponto comercial de qualidade para o seu estabelecimento, está no lugar certo! Aqui no Place2b trabalhamos com as melhores alternativas da cidade. Entre em contato e saiba mais!