5 dicas ESSENCIAIS para ter um espaço instagramável em seu negócio

5 dicas ESSENCIAIS para ter um espaço instagramável em seu negócio

Se você possui um negócio próprio, certamente já pensou em estratégias que te auxiliassem na hora de atrair uma maior clientela. Seja a mudança de preços, lançamento de novos produtos, troca de endereço, contratação de funcionários, fato é que existem várias alternativas para tentar melhorar o seu negócio.

No entanto, você já pensou em torná-lo mais instagramável? Com a popularidade das redes sociais, não é de se surpreender que o digital tenha um grande poder. 

É muito comum que certos negócios se tornem virais nas redes sociais, dentre elas, o Instagram, por terem um espaço que chama bastante a atenção do público.

Hoje, na era digital, grande parte das pessoas aproveita para compartilhar os momentos que vive, e se você possui um espaço instagramável em seu negócio, isso pode ser um forte atrativo para quem deseja aliar um bom momento com o registro de fotos que tenham potencial para engajar nas redes.

Embora o conceito de espaço instagramável seja relativamente recente, ele pode trazer inúmeros benefícios e ajudar o seu negócio a se destacar no mercado. Por isso, o Place2B traz 5 dicas para você que deseja ter um espaço instagramável em seu negócio.

O que é um espaço instagramável?

Um espaço instagramável nada mais é do que um espaço que tenha sido planejado a fim de permitir que os clientes tirem boas fotos. 

Assim, os negócios, para criar um espaço instagramável, podem investir em iluminações, decorações, pratos e bebidas chamativos, e elementos que deem uma marca própria para o negócio, ou, ao menos, para uma parte dele.

A ideia é fazer com que os clientes desejem tirar uma foto daquele espaço e queriam publicá-la no Instagram, que vem sendo visto como uma ferramenta importante para o marketing de um negócio.

Por isso, o conceito de espaço instagramável e amplo e, de modo geral, representa qualquer coisa que tenha sido inserida no negócio com o intuito de fornecer experiências exclusivas aos clientes e permitir boas fotos.

Sendo assim, há várias maneiras de criar um espaço deste tipo, seja uma parede criativa, balanços suspensos, arcos decorados, iluminação diferenciada e mais. 

No entanto, antes de criar o seu espaço instagramável, é importante considerar a relação entre a marca e o público. Isso porque torna-se necessário inserir elementos relevantes e que passem as sensações que o negócio deseja evidenciar para os clientes. 

Algumas das palavras-chave ao falar de espaço instagramável são a criatividade e a apresentação, dois importantes aliados que podem fazer toda a diferença no sucesso do seu negócio.

Veja também: Quais os melhores bairros industriais em SP para alugar ponto comercial?

Quais são as vantagens de se investir nessa modalidade?

Uma das principais vantagens de se investir em um espaço instagramável é que, ao compartilhar as fotos nas redes sociais, marcando o negócio, os clientes fazem a divulgação do local.

Logo, outras pessoas, que não conheciam o negócio ou que conheciam, mas nunca haviam estado no local, podem ver o espaço instagramável e desejarem ir. Ou seja, é possível que mais pessoas conheçam o seu negócio por meio de uma divulgação orgânica.

Com isso, além de potencializar a imagem do negócio no mundo virtual, ampliando a sua autoridade, o negócio também poderá conseguir um aumento no seu faturamento.

O espaço instagramável pode registrar uma marca única para o negócio, o diferenciando da concorrência, o que contribui para uma melhora na experiência do consumidor e para a fidelização de clientes.

É por essas razões que cada vez mais restaurantes, bares, lojas, cafés e outros negócios tem investido em valorizar um espaço do local, transformando-o em instagramável.

No que devo pensar antes de criar o espaço no meu negócio?

Criar um espaço instagramável requer planejamento e não é algo que deva ser feito do dia para a noite. Antes de criar este ambiente, é preciso considerar como ele pode impactar o negócio, para que não seja apenas uma perda de espaço útil e dinheiro.

Como cada marca funciona de uma maneira e possui um determinado espaço, as questões podem variar de local para local. Contudo, há algumas questões que podem nortear as empresas antes de lançarem o seu espaço instagrámavel:

  • Pense em como esse espaço poderá impactar na locomoção tanto de clientes quanto dos funcionários
  • Certifique-se de que o espaço instagramável está contribuindo para alavancar o produto e serviço oferecidos, e não tirando o foco deles
  • Delimite qual será a área que receberá as modificações e verifique se outros ambientes no seu negócio precisarão mudar para a criação do espaço 

5 dicas essenciais para ter um espaço instagramável em seu negócio

Atente-se à decoração do local

Sem dúvidas, um dos elementos fundamentais na criação de um bom espaço instagramável é a decoração. Aqui, estamos tratando desde as cores até os móveis presentes no ambiente.

É essencial que o ambiente tenha uma paleta de cores bem pensada, já que elas são aliados importantes no desenvolvimento das sensações e emoções que o estabelecimento deseja passar. É essencial que as cores escolhidas tenham relação com a marca, para deixar um registro ainda mais marcante.

Além disso, é possível também trabalhar com painéis chamativos e criativos. Por criarem um cenário fotográfico, os painéis são elementos atrativos no ambiente e podem instigar, nos visitantes, a vontade de tirar fotos.

Invista em iluminação que valorize o espaço instagramável

Assim como as cores, a iluminação impacta as sensações que o estabelecimento passa para o cliente. Uma boa iluminação no local também é essencial para que o resultado final da foto seja bom.

Por exemplo, se o seu negócio conta com luz natural, invista no paisagismo para conseguir aproveitar o melhor dela. Agora, em outros locais, pode ser preferível uma luz artificial mais baixa, por tornar o espaço mais agradável e valorizá-lo.

Tenha móveis originais

Outro aspecto que chama a atenção dos clientes são os móveis. Eles podem contribuir para a originalidade do local, mas, antes de escolhê-los, é preciso ter em mente o design, quais peças terão destaque, se os móveis serão fixos ou soltos, dentre outras questões.

Isso porque os móveis precisam estar em consonância com a paleta de cores, com as demais decorações do ambiente, com a iluminação e precisam criar um ambiente harmônico, e não pesado visualmente.

Não abra mão do conforto e da segurança

Ter um espaço instagramável estético e visualmente prazeroso é importante, contudo, os negócios não devem cometer o erro de abrir mão do conforto e da segurança dos clientes.

É necessário pensar que a experiência do cliente no espaço instagramável do seu negócio precisa ser completa, isto é, ele deve poder aproveitar o ambiente não somente no momento de tirar a foto, mas durante toda a sua permanência no local.

Além disso, é preciso considerar um espaço livre de riscos para crianças, já que elas podem frequentar o local também. Um outro ponto que não deve ser ignorado é a acessibilidade, já que as pessoas com mobilidade reduzida ou com deficiência devem poder aproveitar o espaço instagramável igualmente.

Portanto, a estética deve caminhar em conjunto com o conforto, a segurança, a acessibilidade e o aspecto funcional do ambiente.

Tenha uma hashtag e incentive o seu uso!

Uma outra dica que pode contribuir para o sucesso do espaço instagramável do seu negócio é incentivar a utilização de uma hashtag para identificar o seu estabelecimento. Você pode criar a hashtag e colocá-la no próprio espaço instagramável.

Assim, quando os clientes postarem a foto do espaço no Instagram utilizando a hashtag, todas as publicações ficarão armazenadas em um mesmo local. Isso torna mais fácil encontrar as fotos para republicá-las no perfil da marca, bem como ajuda que outras pessoas possam ter acesso às publicações para conhecer o ambiente.

Se você procura ajuda para encontrar o melhor local para o seu negócio, saiba que você pode contar com a Place2B! Com a nossa plataforma você pode encontrar o espaço ideal para o seu negócio sem precisar sair de casa.

Nossa empresa é focada em assegurar um processo simplificado e rápido, e para isso contamos com visita digital de alta tecnologia e consultoria especializada para o varejo. Se você deseja alugar ou anunciar um local, conte com a gente!

Veja também: Como atrair mais clientes para o seu restaurante? Saiba o que não pode faltar