Empreendedorismo no Brasil: Dicas para começar HOJE!

Empreendedorismo no Brasil: Dicas para começar HOJE!

Empreender é uma das maneiras mais interessantes de conciliar o desejo de ter algo para chamar de seu com a liberdade de ser o seu próprio chefe. Para isso, é importante ter em mente que existem vários tipos de negócios. Com tantas opções disponíveis, fica difícil saber em que realmente começar. 

Porém, a partir deste texto, esse cenário pode ser diferente para você. Embora essa jornada possa ser repleta de desafios, para te ajudar a sair da caixinha, trouxemos algumas dicas para você começar a empreender hoje! Então, acompanhe com a gente! 

Empreendedorismo no Brasil

Em primeiro lugar, é importante entender que o Brasil é, sem sombra de dúvidas, um país de pessoas empreendedoras. De acordo com um levantamento feito pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), em parceria com o SEBRAE e o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade, por aqui, cerca de 52 milhões de brasileiros têm um negócio próprio. 

Outros dados explicam tamanha grandeza dessa classe no nosso país. Como, por exemplo, o fato de que o número de empreendedores brasileiros com empresas acima de 3,5 anos chegou a 14 milhões de pessoas, isso em ainda em 2021. O total representa 9,9% da população adulta que comanda um negócio do tipo no país. Isso permite dizer que o empreendedorismo individual é sim uma das maiores tendências atuais, uma vez que permite que o profissional possa ter o próprio negócio sem depender de terceiros.

Mas como começar um empreendimento?

Essa é uma dúvida muito comum para quem quer, de fato, iniciar seu próprio negócio. Seja por falta de entendimento do assunto, ou por incertezas relacionadas às inúmeras opções disponíveis, milhares de pessoas acabam deixando essa vontade de lado. Mas, para ser diferente com você, iremos te dar algumas dicas para ajudá-lo, mesmo que esteja começando do zero. Confira! 

1. Faça o plano de negócios

O plano de negócios é, com certeza, o primeiro passo a ser dado se você decidiu empreender. O processo, que pode parecer complexo à primeira vista, se tornará mais fácil quando você fizer pesquisas, boas leituras sobre o assunto, ou coisas do tipo. 

Nesse sentido, traçar um plano irá permitir que você defina onde sua empresa almeja chegar e por qual caminho seguirá para alcançar os objetivos e as metas. Dessa forma, quando as metas são planejadas e as estratégias são definidas com antecedência, o gestor evita perder dinheiro ao começar um negócio do zero.

2. Pesquise seu público

O plano de negócios da empresa deve seguir alinhado ao conhecimento do público-alvo ao qual sua marca servirá. Isso ajuda, por exemplo, a escolher o melhor ponto da cidade para montar a loja e a montar estratégias de marketing condizentes com seu target (o cliente ideal). Para isso, vá a campo com pesquisas e peça para as pessoas daquela localidade responderem a questões que contribuam para desmistificá-lo. 

3. Invista em marketing

Comece cedo a investir em Marketing. A saber, ele não serve apenas para divulgar seus produtos depois que a loja já está operando. Ele também é responsável por agregar novos clientes para conhecer seu negócio.

Em suma, o objetivo do marketing é também o de trazer consumidores potenciais, os chamados prospects, atraindo-os para conhecer seus produtos e serviços. E, assim, chega o momento de trabalhar, para conduzi-los pelo chamado funil de vendas.

Conheça 5 ideias para você começar ainda hoje

Bom, agora que você já está mais ambientado com relação a como começar o seu empreendimento, vamos apresentá-lo 5 ideias para você colocá-las em ação. Acompanhe! 

1. Loja online de presentes customizáveis

As lojas online de presentes customizáveis, por incrível que pareça, são ótimas opções de negócios para abrir com pouco dinheiro. Cestas temáticas (skincare, café da manhã, dia dos namorados…), por exemplo, em que o cliente pode montar e personalizar como quiser, costumam ser uma ótima pedida.

A cada dia que passa os consumidores estão em busca de experiências únicas no momento de presentear (alguém ou a si mesmos). Ao montar a sua loja será fácil começar a prospectar clientes que buscam algo artesanal, diferente e especial.

2. Fotografia

Outro tipo de negócio que exige pouco dinheiro para quem já tem domínio técnico e alguns aparatos, por menores que sejam, é o ramo da fotografia. Porém, para se destacar, é muito importante se especializar e estudar bastante. 

Aqui cabe uma observação interessante: o fotógrafo pode atuar em diferentes nichos e aumentar as suas chances de prospecção de clientes, por exemplo: festas de casamento, aniversários, batizados, formaturas, etc. 

3. Guia turístico

Se você se interessa por turismo e mora em uma região com alto fluxo de visitantes, que tal dar vida a um pequeno negócio na área para aproveitar a oportunidade? 

Muitos viajantes preferem conhecer a cidade com moradores locais que fazem passeios diferentes das grandes agências de turismo. Assim que estiver começando, você pode oferecer os famosos “walking tours”, que são mais simples.

4. Brechós

Por muito tempo, os brechós eram tidos como sinônimo de peças fora de moda e desgastadas. No entanto, cada vez mais eles estão se tornando um nicho de mercado e uma tendência sustentável e descolada.

Esse é um modelo de negócio relativamente simples e barato, isto é, que exige poucos recursos do empreendedor. Logo, você pode montar uma loja física ou virtual e vender as suas próprias peças ou intermediar a venda de outras pessoas.

5. Trabalhos com pets

Se você gosta de animais, com certeza vai adorar essa ideia de negócio com pouco dinheiro. Comece, por exemplo, oferecendo serviços de passeio com cães. Afinal de contas, muitas pessoas não têm tempo de fazer isso. Você também pode investir em cursos de banho e tosa à domicílio, ou adestramento de cães. Futuramente, quem sabe não se torna dono de um pet shop?

Por fim, faça algo que tenha familiaridade!

Muita gente decide investir em negócios mais baratos em momentos de dificuldade. Mas, antes de qualquer coisa, não se esqueça de que entre as opções disponíveis é importante priorizar aquela com a qual você mais se identifica ou uma área de atuação com a qual tem familiaridade.

Dessa forma, você irá aumentar as chances do seu negócio dar certo e, quem sabe, consegue até pular algumas etapas de especialização por já ter o conhecimento técnico necessário para aquilo que se está se propondo a fazer.