9 Dicas para expandir sua loja e faturar mais

9 Dicas para expandir sua loja e faturar mais

Os empreendedores são movidos por desafios, muitos deles pensam em aumentar cada vez mais os seus negócios, visando ampliar a lucratividade e constituir um patrimônio consolidado. Aqui mostraremos 9 dicas para expandir sua loja e faturar mais. Em primeiro lugar, é preciso estar antenado e conhecer o mercado em que atua.

Hoje em dia o formato de fazer comércio mudou, não é algo estático e sim dinâmico. Assim, a interação com o público é cada vez maior e é preciso ficar ligado para os sinais que eles dão. A partir disso, se você acredita que chegou o momento de expandir sua loja e faturar mais, reflita mais um pouco sobre a questão.

Seguindo os conselhos que apresentaremos por aqui. Vai ficar mais fácil para acertar na escolha da região e também do imóvel para receber essa nova unidade da sua loja. Desse modo, se você tem apenas uma loja e essa será a primeira filial. Os cuidados são ainda maiores, para que tudo saia conforme o planejado.

Veja como expandir sua loja e faturar mais

Ninguém conhece o seu negócio melhor do que você, ao menos é isso que deveria acontecer. Os empreendedores devem estar ligados em suas empresas, para que nada saia dos eixos e os rendimentos sejam mantidos. Abrir uma nova unidade é interessante, mas isso deve ser feito de uma maneira inteligente.

Se a sua primeira loja está dando resultados, nada melhor do que partir para um novo desafio, abrindo outra unidade. Expandir sua loja e faturar mais é algo que deve ser feito aos poucos. Em primeiro lugar é importante pesquisar sobre a região onde será instalada e conhecer a estrutura do ponto comercial.

Há diversos detalhes que devem ser considerados durante essa operação, para que tudo saia do papel de acordo com os objetivos do negócio. Às vezes o empreendedor acaba perdendo muito dinheiro com a abertura de uma nova loja, ainda mais se for em uma cidade nova ou numa região onde seu negócio não é conhecido, por isso é preciso de cuidado.

Se você seguir a maioria dos nossos conselhos para expandir sua loja a faturar mais, certamente irá dar certo. Assim, se uma loja já vingou e está consolidada, para fazer isso com uma segunda ou terceira será mais fácil.

1. Busque a consolidação de sua loja

Antes mesmo de pensar na expansão do seu negócio é preciso consolidar a sua primeira loja. É a mesma coisa do que comprar uma televisão nova antes de terminar de pagar a antiga. A partir do momento em que o seu negócio não está operando com uma margem de conforto, pode ser que ainda não seja o momento de partir para novos desafios.

E tem mais uma coisa que precisa ser levada em consideração nesse momento, é provável que durante os seus primeiros meses de atuação a nova loja não dê um lucro muito confiável. Aliás, a tendência é de que o seu orçamento tenha que ser remanejado para essa loja, então a recomendação é para abrir uma nova unidade somente quando a principal estiver consolidada.

Empreendedores que estão com dificuldades de manter o funcionamento de uma loja não devem tentar abrir outra, aumentando a responsabilidade sobre os seus ombros. Mas, se a sua empresa já está consolidada no mercado, então partir para esse novo desafio, buscando expandir sua loja e faturar mais, pode ser uma boa ideia.

Dependendo de qual seja o seu segmento de atuação, investir no marketing digital será fundamental para o sucesso de seu negócio. De fato, as pessoas estão conectadas nas redes sociais e produzir um conteúdo bacana para as suas páginas e blog pode ser um caminho a ser seguido, consolidando o seu negócio.

2. Pense em um modelo de expansão

Existem diferentes modelos de expansão que podem ser colocados em prática. Às vezes abrir uma nova unidade de sua loja não seja o caminho mais interessante. Tudo bem, lançar uma filial é a opção que aparece na maioria dos casos, mas é algo que deve ser verificado com cuidado. Isso vale para casos em que a empresa já tem um lucro considerável.

Uma opção é investir no segmento de franquias, o que vale principalmente para as marcas bem posicionadas no mercado e que tenham um modelo diferenciado de atuação. Dessa maneira, o empreendedor se torna um franqueador e não terá despesa com abertura de novas unidades, podendo faturar parte dos lucros dessas unidades.

Outra possibilidade é começar a licenciar produtos. Isso vale principalmente para casos em que a sua loja trabalha com a fabricação de determinados itens. Em princípio, é algo que surge como uma opção ao modelo de franquias.

3. Expandir sua loja e faturar mais: Conheça bem a região

É fundamental escolher uma boa localização para a sua nova loja, isso impactará diretamente na lucratividade do seu negócio. Assim, existem alguns fatores que podem impactar de maneira negativa no seu comércio, às vezes não existe um número suficiente de clientes para manter o negócio lucrativo, o produto pode não ser adequado ou o acesso ser difícil.

É necessário ter um planejamento e não ser precipitado neste momento, já que tomando uma decisão errada você poderá jogar todo o investimento por água abaixo. Dessa maneira, não adianta investir em uma loja com produtos glamourosos em bairros do subúrbio, para dar um exemplo. Ou seja, quem não conhece a região está cometendo um tremendo erro.

Se o objetivo é expandir sua loja e faturar mais, você já conhecerá o seu público-alvo, o que é um grande passo em relação a abertura da primeira unidade. A partir disso, sabendo qual é a faixa etária e o nível de poder aquisitivo dos seus potenciais clientes, ficará mais fácil para escolher uma boa localização.

É por isso tudo que investir em pontos comerciais localizados dentro de galerias, shoppings centers ou hipermercados é uma boa sacada. Dessa maneira, haverá ao redor pessoas com diferentes perfis, sendo que muitas delas podem acabar tornando-se consumidores dos seus produtos ou serviços.

4. Nada de ganância

Aumentar o número de unidades de sua loja é um objetivo, mas isso deve ser feito aos poucos para não comprometer o capital de giro e colocar tudo a perder. Ou seja, não adianta sair atirando para todos os lados, abrindo diversas filiais de uma vez só, pode ser que uma ou duas acabam não vingando e isso vai trazer sérios prejuízos.

O melhor a fazer é começar aos poucos, abra uma nova unidade e verifique se o faturamento está sendo positivo, espere alguns meses para ter a certeza. Cada uma das novas lojas deve ser tratada de maneira individual, se o seu negócio ainda não é conhecido, esse procedimento será ainda mais lento e por isso precisa ser feito com cautela.

O empreendedor precisa ter tempo disponível para que possa cuidar de todas as suas lojas, ainda mais quando elas recém foram abertas e não estão consolidadas na região onde foram instaladas. É preciso ter muito cuidado para acabar não indo à falência, já que uma loja que não vingar poderá levar o lucro de todas as outras.

5. Faça uma análise na estrutura do local

Antes de expandir sua loja e faturar mais, é preciso fazer um bom planejamento acerca do espaço que receberá o novo estabelecimento comercial. É fundamental que a estrutura esteja de acordo com as suas necessidades. Por isso, faça uma boa análise referente ao espaço para deixar o estoque e ao ambiente de circulação dos clientes. Esses são alguns tópicos importantes.

Além disso, é preciso prestar atenção em relação a manutenção e ao acesso à internet. Assim, no momento em que for visitar o ponto comercial para abrir a sua loja, identifique se todas as condições são adequadas para o funcionamento dos serviços que ali devem ser desenvolvidos. Ou seja, não adianta alugar um espaço às pressas.

Levar esses itens em consideração é importante para a eficiência empresarial, mas além do mais, servem para preservar a saúde individual. A partir disso, escolher um local que possui pouco espaço para a movimentação, não há circulação de ar e existem muitas infiltrações, então a melhor coisa a fazer é buscar por outra alternativa.

Dessa forma, não adianta pensar somente nos valores do aluguel, optando por uma alternativa que tenha um custo baixo, mas que não tenha o tamanho necessário para as atividades que você desenvolverá. Às vezes uma reforma pode ser necessária, para adequar o espaço à sua loja.

6. Expandir sua loja e faturar mais: Não deixe faltar produtos

Se tem uma coisa que os clientes odeiam é a falta de produtos, se você possui um restaurante e no cardápio existe o molho X, mas quando o consumidor pede você diz que está em falta, é um grande problema. E quando estamos falando de lojas, é preciso ficar atendo a um detalhe bem importante: todas elas devem prestar o mesmo serviço, seguindo um padrão.

Dessa maneira, quando vamos a determinado restaurante que faz parte de uma rede, a expectativa é que os sabores dos pratos sejam aqueles que já conhecemos. Então, ao irmos até uma de suas unidades e encontrar gostos bem diferentes, haverá algo de estranho. Assim, fique de olho nessa lógica e aplique no seu negócio.

É fundamental manter uma consistência, para impedir que as lojas encarem a falência. A disponibilidade de produtos é fundamental, jamais podem estar faltando, isso vai dar uma imagem negativa para seu estabelecimento e essa fama ruim poderá se espalhar. Obviamente que existirão diferenças entre uma unidade e outra de sua loja, mas isso não pode ser gritante.

7. Desenvolva um planejamento estratégico

Antes de expandir sua loja e faturar mais, é preciso desenvolver um conjunto de estratégia, para definir quais ações serão tomadas. Dessa maneira, o planejamento não deve ser resumido em abrir uma loja, mas sim concentrado em toda a estratégia que existe por trás disso, como o público-alvo, a divulgação dos serviços e promoções, entre outros.

Colocando os nossos conselhos em prática existe a possibilidade de que o plano estratégico apareça de uma maneira natural. Isso acontece porque você já terá em mãos algumas das informações mais importante para o desenvolvimento do seu negócio e para a abertura de uma nova unidade.

Mas, conforme já citamos anteriormente, em se tratando de uma segunda ou terceira unidade de sua loja, você já saberá como conquistar o público. Com toda a certeza, você já terá a receita em suas mãos e bastará apenas seguir. Porém, lembrando novamente que as coisas devem ser feitas com cautela e planejamento.

8. Conheça os seus concorrentes

Quem pretende expandir sua loja e faturar mais, em primeiro lugar deve conhecer os seus concorrentes. Assim, como você estará indo para uma região nova, levando a sua empresa até lá, é preciso saber quais são os concorrentes mais fortes que enfrentará. Em alguns casos é melhor buscar por outros bairros, para fugir dessa condição.

Por melhor que você já conheça o seu segmento de atuação, é importante fazer um estudo de mercado. Isso vai ajudar a diminuir os riscos que serão encarados. Avalie todos os elementos, como a fidelidade e o comportamento dos seus clientes. Além disso, é preciso prestar atenção no crescimento do seu ramo de atuação.

Ao conhecer os seus principais concorrentes poderá desviar o seu foco e conquistar uma parcela de consumidores que não se sentem bem atendidos por eles. Afinal, ninguém quer abrir uma nova loja e ver tudo indo por água abaixo dentro de pouco tempo.

9. Expandir sua loja e faturar mais: Não esqueça do plano de contingência

Embora você tenha colocado em prática todos os conceitos apresentados por aqui, o seu negócio pode acabar dando errado. Por mais certo que a nova unidade de sua loja possa parecer, é possível que as coisas não saiam conforme o planejado, sem o retorno esperado. A partir disso, é fundamental ter um plano de contingência para evitar perdas maiores.

Se você tiver clientes praticamente fixos, eles poderão te ajudar com a queima de estoques, fazendo com que a sua empresa não sofra tanto. Além disso, tem uma questão super importante, que é ter caixa sobrando para manter o negócio mesmo com ele não dando lucro. Até chegar a um momento que será preciso dizer chega.

A partir do momento que o prejuízo já não pode mais ser contornado, então será o momento de acionar o plano de contingência, para impedir ainda mais perdas. É por isso que não recomendamos abrir mais de uma filial por vez, já que isso poderá fazer com que o seu negócio vá a falência.

Procure a Place2b agora mesmo

Se você acredita que alugar um novo ponto comercial é importante para aumentar o faturamento de sua loja, saiba que a Place2b é a empresa certa para isso. Principalmente porque contamos com opções em diversas regiões da cidade, assim fica mais fácil para decidir qual é o espaço mais interessante para o seu negócio.

Além de te ajudar com a locação do imóvel, oferecemos um suporte complexo para te auxiliar nesse momento importante. Ou seja, a Place2b é uma empresa que visa estar ao lado dos empreendedores em todos os momentos. Por isso, o procedimento para a assinatura de contrato é feito com menos burocracia, a partir disso, os dados podem ser enviados pela internet.

A Place2b ajuda na conexão entre pessoas que possuem um imóvel disponível para locação e pessoas que estão buscando um imóvel para alugar. Assim, contamos com alternativas nos mais diversos ambientes, como hipermercados, shoppings centers e galerias, além disso, há opções individuais para quem preferir.

Se você gostou dos conselhos para expandir sua loja e faturar mais, procure a Place2b, vamos trabalhar juntos. Com certeza temos a disposição um imóvel que é tudo o que você precisa para o seu negócio. Entre em contato agora mesmo.