7 diferentes tipos de padaria e como empreender no negócio

7 diferentes tipos de padaria e como empreender no negócio

O segmento de panificação passou por dezenas de transformações importantes na última década, sobretudo com o avanço da tecnologia. E o resultado disso é algo extremamente positivo para as padarias. Elas estão mais profissionais, diversas, eficientes e populares. Não à toa, estão presentes em todos os estados, cidades, bairros e, às vezes, protagonizando a famosa expressão “a cada esquina”, que demonstra o quão se tornou tradicional esse modelo de negócios, integrando a lista de maiores comércios do país. Acompanhe com a gente! 

Hoje em dia, há vários modelos de padaria em operação. Nesse sentido, é importante que quem pretende abrir um estabelecimento neste ramo conheça as principais características de cada uma delas, como valor de investimento, público-alvo e até mesmo o mix de produtos trabalhados. Em geral, este é um investimento – que muitas vezes é de pequeno porte – com grandes chances de sucesso, desde que seja bem executado. Então, se você deseja entender um pouco mais desta ampla variedade de produtos e serviços prestados pelas padarias, vejamos 7 tipos que estão presentes no Mercado. 

Modelos de negócio para padarias e panificadoras

A saber, existem modelos focados em itens clássicos, artesanais, gourmets, orgânicos ou até mesmo fitness. Vejamos cada um deles: 

Padaria Artesanal

Nessa categoria, a venda costuma ser direta ao consumidor. Em suma, este estilo destaca os pães e patisseries de fabricação própria. Por via de regra, também são negócios especializados em certas nacionalidades, trazendo itens da culinária de origem, como a italiana, a portuguesa ou a lituana.

Padaria Artesanal Boutique

Os locais que se adequam ao modelo “Boutique” são aqueles que estão localizados em regiões de maior poder aquisitivo, isto é, de pessoas mais ricas. Elas priorizam produtos de fabricação própria e/ou importados e, em geral, preferem comercializar opções mais exclusivas de alimentos e ingredientes.

Sua característica é por ter um ambiente minimalista e vender produtos sofisticados e refinados. Está presente em bairros mais nobres, dando uma experiência única para quem a visita. Chamadas também pelo nome francês de “boulangerie”, é um verdadeiro luxo, por isso também o nome de boutique.

Padaria de Serviço 

Estas são as mais comuns de serem encontradas! Também sendo classificadas de acordo com a localização, estas padarias – também conhecidas com conveniência – são consideradas aquelas presentes em regiões centrais ou ruas e avenidas de grande circulação. Em geral, oferecem ao consumidor, além dos próprios produtos, itens de confeitaria e serviços de lanchonete com maiores opções de salgados e lanches.

Padaria Industrial

Esta, por sua vez, é a que fabrica seus pães e mais produtos para fornecer a outros endereços. Por conta de uma extensa linha de produção, este é o segmento que maior necessita de investimento em maquinários de alta performance (como armário de fermentação e câmara climática para pães, por exemplo), pois o foco é a produção em grande escala.

Padaria de Mercado

Como o próprio nome sugere, este modelo de padaria está localizado dentro dos mercados. Nesse sentido, podem existir unidades com fabricação de pães e mais receitas feitas no local ou estabelecimentos que optam por terceirizar o processo. 

Uma estratégia comum para esse tipo de empreendimento é posicioná-las ao fundo dos supermercados para que o cliente possa se interessar por outros produtos ao longo do caminho e, automaticamente, aumentar o valor da compra.

Padaria Orgânica ou Fitness

Este empreendimento talvez seja o que mais vem crescendo nos últimos anos. O motivo é devido ao maior número de adeptos a uma alimentação saudável e livre de defensivos agrícolas – popularmente conhecidos como agrotóxicos. Em geral, o público-alvo desse modelo costuma ser mais exigente em relação aos meios que envolvem a fabricação e a procedência dos ingredientes utilizados.

Padaria Gourmet

Em suma, as Padarias Gourmet se destacam pelo ambiente bem decorado e aconchegante, para que as pessoas possam sentir a vontade ao tomar seu café, almoço e até jantar. Por sua vez, elas chamam a atenção pela boa apresentação dos seus produtos, mais elaborados e bordados, trazendo uma experiência incrível para os clientes e capazes de atender até aos gostos mais exigentes.

Como empreender no negócio? 

Em primeiro lugar, é importante ter em mente que o sucesso desse segmento, assim como qualquer outro, envolve um bom planejamento e análise do público-alvo. Logo, saber em qual modelo você deseja investir é imprescindível. Isso porque, como vimos, existem diversas abordagens diferentes dentro dessa mesma área. 

Além disso, é preciso conhecer bem o local onde instalará o negócio. Regiões comerciais, por exemplo, tendem a disponibilizar uma maior variedade de cafés. Por outro lado, em bairros residenciais, o empresário pode focar em um cardápio mais extenso de café, ou até mesmo em produtos mais leves caso o local esteja localizado próximo a uma academia. 

A princípio, a decisão de qual estilo seguir pode ser mais fácil do que imagina – pois a escolha do público-alvo traça também o modelo de negócio. Em outras palavras, isso quer dizer que este será o veredito que moldará inclusive a estética e disposição da padaria e, por essa razão, é considerado o primeiro passo.  

Escolhi o modelo, e agora? 

Definido o modelo, aposte em um ambiente harmônico. Na área de atendimento ao cliente, o conforto do ambiente é um dos pontos de venda primordiais para o sucesso de qualquer empresa. A organização dos itens, o layout do que está disponível e até a localização da equipe irão afetar questões como a rapidez e a qualidade da experiência do consumidor. Por isso, é tão importante ter a harmonia do funcionamento como um dos pilares do empreendimento.

E, por fim, não se esqueça de ter uma equipe capacitada em seu ponto. Isso se faz necessário pois, em geral, a equipe de vendas é a que mais chama a atenção. É ela que está em contato direto com os consumidores. Logo, a imagem do atendimento costuma ser um dos principais pontos de elogios ou críticas, além da construção dos produtos e higienização do local. Não à toa, a capacitação e o investimento de conhecimentos de seus colaboradores pode ser um dos maiores trunfos para uma boa estratégia de negócio. A variedade de produtos atrai novos clientes, e a fidelidade garante a presença de quem já consumiu.