Como empreender do zero? Veja 10 dicas para começar seu negócio
Quem nunca imaginou estar à frente de um negócio? Para muitos, isso permitiria a realização de um sonho, além de viver dos lucros e ser o seu próprio chefe. Mas como começar? Essa é a grande questão! Isso porque, se você souber como começar a empreender, esse desejo ficará cada vez mais próximo da realidade.
No entanto, sabemos que dar início a um empreendimento é, de fato, um grande desafio. Afinal, começar algo do zero requer coragem e persistência. Mas fique tranquilo, o mercado apresenta inúmeras oportunidades que podem ser aproveitadas por meio de ideias inovadoras e a Internet, por sua vez, traz a viabilidade com baixo custo.
Antes de qualquer coisa, tenha em mente que uma empresa bem-sucedida envolve planejamento, investimento, estudos de mercado e diversos fatores que são decisivos para a prosperidade. Por isso, se você se considera um empreendedor e quer tirar uma ideia do papel, mas ainda não sabe como fazer isso, continue com a gente e confira por aqui 10 dicas para começar seu negócio.
Começando uma empresa do zero
Em primeiro lugar, para começar um empreendimento do zero é preciso seguir alguns passos básicos para não se arriscar e acabar desperdiçando tempo e dinheiro. Dessa forma, analisar processos e entender os principais pontos de atenção do seu negócio são coisas imprescindíveis.
É válido destacar que, antes de mais nada, precisa-se ter em mente algumas coisas a depender do seu tipo de negócio, como: planejamento estratégico, administração, marketing, gestão de pessoas, finanças, contabilidade e possíveis parcerias.
10 passos para empreender
Milhares de negócios que começam sem ter um norte acabam fechando as portas muito cedo, principalmente pela falta de atenção a todos os processos essenciais que abordaremos por aqui. E foi pensando nisso que criamos esse conteúdo, para que você consiga empreender do zero a partir de 10 passos principais.
1.Faça um plano de negócios
Nossa primeira dica e talvez a mais importante é a construção de um plano de negócios. Isso porque é fundamental antes de iniciar qualquer projeto saber o que se está fazendo e planejar seus próximos passos.
Vale destacar que elaborar um plano de negócios requer uma visão estratégica, financeira e de mercado. Estratégica no sentido de que o documento também precisa assegurar que todos os custos foram estimados e contabilizados. Financeira, no aspecto econômico. E de mercado, no que diz respeito ao seu produto.
2.Faça uma pesquisa de mercado
Sem sombra de dúvidas, o sucesso do seu negócio vai depender totalmente do seu desempenho com seus clientes. Afinal, nenhum empreendimento se mantém firme no mercado sem fidelização. Por isso, é muito importante colocar o cliente no centro das suas estratégias. E claro, conheça quem é o seu cliente.
E é para isso que existe a famosa “Pesquisa de mercado”! Dentro do plano de negócios você já definiu seu público-alvo, então será necessário o desenvolvimento de uma pesquisa mais aprofundada do mercado local, que possa orientar os caminhos da sua atuação.
Em suma, é preciso entender melhor com quem você fala, seus gostos, costumes e hábitos, de que forma são impactados e quais meios de comunicação eles mais utilizam. Assim, será possível desenvolver seu serviço ou produto de maneira que atenda totalmente as necessidades do seu público-alvo. Além da possibilidade de que com uma pesquisa de mercado seja possível identificar novas oportunidades de vendas e ofertas.
3.Formalize seu negócio
Uma outra dica super importante é: formalize seu negócio. Por mais óbvio que pareça, hoje em dia muitos empreendedores, para evitar gastos com burocracias, preferem manter um negócio informal.
Contudo, não é preciso gastar muito e nem envolver muitas papeladas para ter um negócio formalizado desde o começo. E o melhor: o processo formal, se feito desde o início, evitará possíveis problemas fiscais para o seu empreendimento e também dará acesso a uma série de vantagens exclusivas para quem possui um CNPJ.
4.Capacite-se
A capacitação é fundamental para qualquer área, inclusive para um empreendedor. Isso porque administrar um negócio, por menor que seja, requer uma série de capacidades que não somente são operacionais, mas de gestão.
Em outras palavras, aqui o foco é ter em mente que, além da sua área de atuação, é preciso desenvolver habilidades essenciais de administração de empresas, já que será necessário acompanhar o negócio diariamente, na gestão de controle financeiro e de estoque.
5. Monte um Fluxo de Caixa
Para o sucesso do empreendimento, seu plano de negócios já deve conter um planejamento financeiro, mas além disso, também é importante já ter em mente que no fluxo de caixa será feito o registro da prestação de contas. E, a partir do momento que sua empresa sair do papel, ele deve virar um hábito diário. Ou seja, o fluxo de caixa vai registrar todas as entradas e saídas e te dará uma visão consistente da sua situação financeira atual e futura. Mas, lembre-se de não misturar suas contas pessoais com as do seu empreendimento. Isso pode gerar uma confusão ainda maior!
6. Faça networking
Fazer networking nada mais é do que investir em uma rede de contatos profissionais e criar conexões que podem ajudar você a empreender com sucesso. Essas relações podem envolver pessoas do seu convívio em geral, seja colegas de trabalho, clientes, parceiros de negócios, entre outras.
Essa troca de ideias com outros empreendedores te dará acesso a diversas experiências e dicas importantes para começar um negócio do zero. Nesse sentido, para começar a fazer esses contatos, você pode ir a eventos e palestras sobre empreendedorismo, participar de um grupo de uma escola de negócios ou até mesmo buscar pessoas do segmento no LinkedIn.
7. Analise a concorrência
Um outro ponto fundamental diz respeito à análise da concorrência. A saber, é ela quem vai te mostrar quais desafios e oportunidades você terá pela frente com seu novo negócio. Ademais, lembre-se de mapear seus concorrentes diretos e indiretos, buscando pontos fortes e fracos, estratégias e dados de performance.
Aqui, o objetivo é entender como você pode se posicionar para ganhar espaço no segmento escolhido. Além disso, você pode ter acesso às melhores práticas da área, seguindo o processo conhecido como “benchmarking”.
8. Encontre um diferencial competitivo
Em suma, o diferencial competitivo é o valor que você oferece para o cliente que destaca sua empresa dos concorrentes. Afinal, os consumidores da região não terão motivos suficientes para comprar de você se seu negócio oferecer exatamente o mesmo que outras empresas já oferecem.
9. Invista em Marketing
Investir em Marketing Digital pode desenvolver estratégias capazes de fazer com que a sua empresa ganhe uma maior visibilidade, atraindo mais clientes e alavancando as suas vendas.
10. Valide sua ideia com uma pesquisa
Uma ideia de negócio, por mais incrível que seja, só pode ser levada adiante depois de ser validada em uma pesquisa de mercado. Será por meio desse levantamento que você irá confirmar que existe uma demanda para o produto ou serviço que pretende vender.
Mãos à obra
Por mais difícil que seja, empreender no Brasil em 2022 pode ser uma grande oportunidade de conquistar sua independência financeira e acompanhar o movimento de recuperação da economia. Nos últimos anos, tem crescido cada vez mais o número de brasileiros realizando o sonho do negócio próprio, mesmo com as adversidades econômicas e políticas.
Logo, se você chegou até aqui, é provável que adquiriu uma boa noção de como começar a empreender e realizar seus objetivos. Então, mãos à obra. Por fim, lembre-se de ter paciência e manter o foco nas suas metas, pois vários desafios vão aparecer ao longo do caminho e terão que ser superados.