Vantagens de abrir uma franquia

Vantagens de abrir uma franquia

Engana-se quem pensa que para empreender você precisa necessariamente abrir uma empresa própria. Na verdade, você pode não apenas empreender dentro do seu próprio trabalho como, também, se tornando um franqueado. E é justamente por isso que você precisa conhecer as vantagens de abrir uma franquia.

O fato é que quando as pessoas pensam em empreendedorismo logo lhes vem à mente o dono de empresas, dono de uma marca que mudou o mundo. No entanto, empreender não se resume apenas a isso e, na verdade, é possível se destacar no meio através de caminhos até mesmo mais curtos e seguros.

E é justamente aí que entram as franquias, um modelo de negócio que vem ganhando cada vez mais adeptos e cuja tendência é apenas crescer daqui para frente. A praticidade desse sistema, aliada a possibilidade de empreendedorismo e inovação, faz com que ele seja uma ótima porta de entrada para quem busca se inserir no mundo dos negócios.

Neste artigo, você irá conhecer as principais vantagens de abrir uma franquia e por que considerar se tornar um franqueado. Além disso, apresentaremos também conceitos que mostram o que é exatamente uma franquia e por que esse modelo de negócio está tão em alta já há algum tempo.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

Antes de conhecer as vantagens de abrir uma franquia, entenda o modelo de negócio

Antes mesmo de conhecer as vantagens de abrir uma franquia, é importante que você entenda exatamente o que é este modelo de negócio. Só assim poderá ter uma noção maior de como funciona esse sistema de vendas e, também, compreender os seus principais pontos positivos.

Uma franquia é nada mais nada menos que uma estratégia de mercado utilizada por empresas que buscam se expandir. Falando assim pode até parecer difícil, mas em outras palavras, pode-se dizer que é um negócio já pronto que pode ser adquirido por um terceiro, o qual passa a tocar esse empreendimento.

Em suma, uma franquia surge quando uma marca tem um produto ou serviço e libera o direito deste para que outras pessoas possam passar a vender esse produto ou serviço. Sendo assim, você terá que empreender para fazer com que o seu empreendimento vá bem, mas não terá que criar um produto novo - visto que ele já está pronto.

Essa é uma estratégia muito utilizada por marcas de cosméticos, por exemplo, as quais licenciam seus produtos para que várias pessoas possam comprar e vender. É uma estratégia e tanto para os donos de marcas e, acima de tudo, uma grande oportunidade para quem quer empreender sem correr tantos riscos.

O que fazer para abrir uma franquia?

Você que busca conhecer as vantagens de abrir uma franquia precisa saber, também, os passos para abrir uma, não é mesmo. Afinal de contas, engana-se quem pensa que basta bater na porta do franqueador e pedir os direitos de revenda do produto ou serviço para já começar a trabalhar.

Na verdade, quem busca empreender com esse modelo de negócio deve fazer uma boa análise para não ser prejudicado. O primeiro passo é justamente olhar para o seu perfil de empreendedor, ou seja, saber se a franquia que você irá aderir tem a ver com você, se domina ou não o produto que irá vender.

É importante também que você já tenha definido também o seu perfil de negócio, com uma cara única que lhe diferencie dos demais franqueados. Além disso, é essencial que seja realizada uma pesquisa prévia de mercado, para saber se o produto pode ser lucrativo no local em que você irá trabalhar.

Depois de já ter definido tudo isso, basta você pesquisar uma franqueadora e entender a sua dinâmica com os franqueados. Por último, basta solicitar a autorização para atuar como franqueado da marca e passar a comprar para vender ou revender os produtos que você ou seus clientes têm interesse.

5 vantagens de abrir uma franquia

Se desse para resumir as vantagens de abrir uma franquia em uma única palavra, ela certamente seria oportunidade. Isso porque este é sem sombra de dúvidas um dos modelos de empreendedorismo mais atrativos para pessoas que buscam dar os primeiros passos como empreendedor.

Não é à toa que você vê pessoas de todas as classes sociais e gêneros trabalhando com diferentes franquias. Diferente de alguns segmentos de negócio, esse em específico não tem preconceitos que lhe impeçam, de alguma maneira, de se franquear e passar a atuar como um empreendedor.

Mas sem mais delongas, venha conferir logo as 5 vantagens de abrir uma franquia.

1.    Segurança

Uma das grandes vantagens de abrir uma franquia, que é o que costuma atrair cada vez mais franqueados, é justamente o fato deste ser um modelo de negócio extremamente seguro. Isso porque para começar a empreender com ele você precisa de um investimento básico, dentro de seu orçamento, e não precisa arcar com uma série de outras questões.

Uma comparação muito realizada quando falamos em franquias é que, quando a pessoa busca empreender do zero, ela tem que montar toda a estrutura do seu negócio. Dessa forma, ele precisa encontrar distribuidores ou até mesmo fabricar os seus próprios produtos - o que demanda um grande investimento.

Já quando você abre uma franquia, a segurança está justamente no fato de que toda estrutura já está montada. Você terá o produto ou serviço pronto e a sua disposição, então precisará apenas montar as suas próprias estratégias para passar a vendê-lo e torná-lo rentável.

Em suma, pode-se dizer que a segurança está em vários pontos dentro de uma franquia. A primeira é estar seguro ao não precisar montar a sua estrutura do zero. A segunda é já ter um produto testado e verificado, pronto para ser negociado. E o terceiro é precisar se preocupar apenas com a sua divulgação e venda.

2.    Auxílio capacitado

Quando começamos um negócio do zero, podemos dizer que respondemos pelos nossos próprios erros e acertos. Sendo assim, se você ficar em dúvida em relação a algo ou até mesmo montar uma estratégia errada, não terá ninguém ligado à sua empresa que poderá lhe dar um auxílio ou orientação.

Uma das grandes vantagens de abrir uma franquia é o fato de que você tem um auxílio completamente capacitado por parte do franqueador. Sendo assim, eles lhe darão dicas de vendas e até mesmo uma orientação em relação aos produtos, para que você possa ficar inteirado do que está vendendo.

Esse auxílio capacitado é, de certa forma, mais uma maneira de segurança proporcionada por este modelo de negócios. Afinal de contas, você terá a quem recorrer quando tiver alguma dúvida referente ao produto que está vendendo ou, até mesmo, sobre qual estratégia adotar.

3.    Você pode começar na sua própria casa

O sonho de muitas pessoas é trabalhar sem nem precisar sair de casa. E se eu te disser que uma das vantagens de abrir uma franquia é justamente isso? Para ser um franqueado, você não precisa ter necessariamente um estabelecimento comercial, por mais que isso venha a fazer diferença para os seus negócios.

Muitas pessoas que passam a adotar esse modelo de negócio e se tornam franqueados na verdade vendem os seus produtos diretamente de suas casas. Isso é algo bem comum, por exemplo, entre franqueados que atuam com franquias de produtos cosméticos e de beleza, como perfumes e cremes.

Sendo assim, você que pretende abrir uma franquia saiba que não necessariamente precisará ter um estabelecimento comercial para começar a trabalhar. Você pode simplesmente separar um lugar da sua casa para atender os seus clientes, armazenando os produtos e cuidando dos seus negócios ali mesmo.

Ainda assim, vale ressaltar que, em uma franquia, um estabelecimento comercial faz toda a diferença. Isso porque você passa a ter um local conhecido justamente por essa atividade, além do seu próprio nome, que está associado à venda de produtos de determinadas marcas.

VEJA TAMBÉM: Abrir uma franquia ou negócio próprio?

4.    Oportunidade para ser criativo

Sabemos que a criatividade é algo essencial para quem está empreendendo, independente do segmento. No entanto, quando trabalhamos com algo próprio, que vem do zero, às vezes fica difícil dedicar um certo tempo para trabalhar essa criatividade dentro do empreendimento, visto as diversas outras demandas.

Sendo assim, uma das grandes vantagens de abrir uma franquia é que, com ela, você tem uma grande oportunidade de ser criativo. Por ter um produto já pronto e fornecedores já definidos, há um período em que você pode se dedicar a traçar estratégias criativas que lhe ajudem nas vendas.

Invista em estratégias de divulgação e atendimento que venham lhe diferenciar dos demais vendedores de produtos semelhantes ao seu. Seja criativo ao criar uma identidade própria para o seu empreendimento, por mais que ele trabalhe com produtos de uma marca já conhecida.

5.    A marca ao seu favor

Uma das grandes dificuldades de quem começa um empreendimento do zero é consolidar o nome da marca. Isso costuma levar anos, senão décadas, para ser concretizado. Dessa forma, não é exagero afirmar que uma das grandes vantagens de abrir uma franquia é que você terá a marca ao seu favor.

Isso porque como você irá trabalhar com um produto já pronto, de uma marca já conhecida, não precisará trabalhar para o consolidar o nome dela - pois já está consolidada. Dessa forma, você tem a vantagem de lidar com uma marca que já é conhecida pelo público de uma maneira geral.