Pesquisa de mercado: saiba o que seus concorrentes estão fazendo

Pesquisa de mercado: saiba o que seus concorrentes estão fazendo

O sucesso de um empreendimento depende de uma série de fatores, mas principalmente do planejamento. Nessa questão em específico, muitas vezes é preciso entender a atual situação do segmento para, então, apostar em tendências, preços e muito mais. E é justamente por isso que você precisa conhecer a importância da pesquisa de mercado.

O fato é que não há como inovar, e muito menos crescer enquanto empreendimento, sem saber exatamente como anda o segmento em que você está inserido. Isso envolve não apenas a parte econômica mas, também, entender a dinâmica dos seus concorrentes e a forma como eles também estão tocando os próprios negócios.

A partir de uma avaliação do gênero, mais aprofundada, fica muito mais fácil desenvolver um planejamento de sucesso para o seu próprio negócio. Afinal de contas, você poderá fazer comparações, compreender ações que podem ou não dar certo no seu empreendimento e, também, entender um pouco mais a relação do seu próprio segmento com o público consumidor.

Neste artigo, você irá aprender de uma vez por todas qual a importância da pesquisa de mercado e como ela lhe ajuda a entender o que os seus concorrentes estão fazendo. Além disso, explicaremos também o que é exatamente essa pesquisa e como ela pode contribuir para um melhor desenvolvimento do seu negócio.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

VEJA TAMBÉM: Como se diferenciar da concorrência em 2022

Mas afinal de contas, o que é uma pesquisa de mercado?

Tida como essencial para o bom desenvolvimento de diversos tipos de empreendimentos, a pesquisa de mercado é nada mais nada menos do que uma ferramenta que lhe ajuda a compreender a realidade do mercado no qual você está inserido. Em outras palavras, trata-se de um estudo para entender as características do segmento de atuação do seu próprio negócio.

Essa pesquisa é baseada justamente na coleta de uma série de informações consideradas importantes para o seu empreendimento de uma maneira geral. São dados às vezes específicos, outras vezes mais gerais, mas que no fim das contas irão lhe auxiliar a tomar decisões mais assertivas com relação a sua empresa.

Com uma pesquisa de mercado, é possível entender um pouco mais sobre como os seus concorrentes estão se comportando. Ao contrário do que muitas pessoas podem achar, isso não é desleal e nem algo do tipo, mas extremamente necessário para que você esteja o tempo todo buscando maneiras de melhorar o seu próprio serviço.

No entanto, vale ressaltar que esse tipo de estudo não tem como único foco as ações dos concorrentes. Na verdade, ele vai muito além desse simples tópico, envolvendo também levantamentos de dados referentes a sua própria empresa e pesquisas para entender um pouco sobre os hábitos de consumo dos clientes.

Sendo assim, confira mais alguns detalhes referentes a pesquisa de mercado:

1.    Quais são os tipos de pesquisas de mercado?

É importante destacar que, quando falamos em pesquisa de mercado, não estamos nos referindo a um manual imutável que precisa ser seguido por toda e qualquer empresa. Afinal de contas, os dados que desejamos obter com esse “estudo” irá depender muito do segmento do empreendimento e, também, da sua própria realidade.

Além disso, vale ressaltar que existem dois “tipos” de pesquisas de mercado atualmente. Uma delas é chamada de pesquisa primária, e diz respeito àquelas que são realizadas pelo próprio empreendimento que irá utilizar os dados coletados ou, até mesmo, por um profissional específico contratado com esse objetivo.

E há também a chamada pesquisa secundária, que é quando a coleta e análise de dados não é feita pela própria empresa, mas sim por terceiros, ou seja, uma empresa ou profissional especializado no assunto. Nesse modelo em específico, geralmente há também a inclusão de relatórios, guias e artigos que contribuem para a tomada de decisão.

Em suma, ambos os “tipos” de pesquisas de mercado possuem o seu valor e as suas vantagens. Quando realizada com uma equipe capacitada, a primária pode acabar sendo mais bem direcionada em termos de dados específicos. A secundária, por sua vez, costuma ser muito mais completa, proporcionando uma coleta de informações ampla e, ao mesmo tempo, mais detalhada.

2.    Por que fazer uma pesquisa de mercado para o meu negócio?

O fato é que a pesquisa de mercado não é uma unanimidade entre os empreendedores de uma maneira geral, sobretudo na área de inovação. Muitos costumam ir contra essa ferramenta com base no argumento de que, ao se pautar pelo que os outros estão fazendo, não é verdadeiramente possível inovar no segmento.

Sendo assim, por que fazer uma pesquisa de mercado para o meu negócio? Essa visão de que não é possível inovar ao trabalhar com um estudo do gênero é bastante equivocada, e é esse o principal ponto que joga a favor da prática. Isso porque, a partir do momento que você entende o movimento do mercado, consegue traçar estratégias mais assertivas.

A pesquisa de mercado permite que você tenha uma visão ampla e, ao mesmo tempo, detalhada sobre o segmento no qual o seu negócio está inserido. Dessa forma, é possível antecipar tendências, entender para onde a área está se encaminhando e, até mesmo, compreender de forma mais correta as rotinas e hábitos de consumos do público.

Em suma, fazer uma pesquisa de mercado é útil para que você possa traçar planos e estratégias mais assertivas para o seu negócio. Ao estar rodeado de informações sobre a sua área de atuação, é possível trabalhar os dados ao seu favor, levando-os em consideração para campanhas de marketing, mudanças no atendimento e muito mais.

Vale ressaltar também que esse tipo de estudo, ao contrário do que muitos pensam, não se limita somente à análise dos concorrentes. No entanto, esta segue sendo importante, justamente para compreender os erros e acertos dos seus “competidores”.

VEJA TAMBÉM: O que significa figital?

3.    Quais as vantagens da pesquisa de mercado?

É importante ressaltar que a pesquisa de mercado proporciona uma série de vantagens para a sua empresa, quando realizada da maneira correta. A começar por um maior conhecimento do seu público consumidor, uma vez que você terá em mãos dados referentes aos seus gostos, desejos, hábitos de consumo e muito mais.

A partir do momento que você entende as características específicas e gerais do seu público-alvo, fica muito mais fácil desenvolver ações assertivas. Afinal de contas, se você sabe do que o seu consumidor gosta, pode trabalhar em cima disso para fazer com que o seu produto chegue até ele e venda muito mais.

Além disso, a pesquisa de mercado também é extremamente importante para que você antecipe oportunidades e tendências. Isso porque, quando munido dos dados corretos sobre o seu segmento de atuação, é possível construir ideias e traçar possíveis caminhos para onde essa área está caminhando. Dessa forma, você pode aproveitar oportunidades antes que elas sejam aproveitadas por outras empresas.

E, por último, não há como negar que essa ferramenta também é interessante para entender a estratégia dos seus concorrentes. E não falamos isso com o objetivo de que você copie o que eles fazem, mas sim para que possa refletir em cima das ações dos mesmos e entender o que não funciona e o que pode ser melhorado para, então, propor as suas próprias soluções.

A pesquisa de mercado pode emplacar o seu negócio

Não é exagero algum afirmar que, a partir de uma boa pesquisa de mercado, é possível emplacar o seu negócio. Isso se dá justamente por conta de questões abordadas anteriormente como, por exemplo, uma chance de maior assertividade nas ações a partir do momento que você possui dados concretos sobre aquilo com que está lidando.

O fato é que empreender no escuro, ou seja, conhecendo pouco do segmento de atuação, dos concorrentes e dos próprios consumidores, é algo extremamente difícil de fazer. A pesquisa de mercado, então, vem justamente para colocar luz sobre essa questão e fazer com que o seu negócio seja mais certeiro em tudo que faz, desde a abordagem do cliente até o desenvolvimento de produtos e campanhas publicitárias.