Quero abrir um petshop: como empreender no ramo pet

Quero abrir um petshop: como empreender no ramo pet

O sonho de muitos amantes de animais é possuir um petshop para poder cuidar dos seres que tanto gostam. No entanto, empreender no ramo pet pode ser uma situação um tanto difícil para empresários de primeira viagem. Já que agradar clientes não é sempre uma questão muito fácil.

Por isso, decidimos escrever um texto com o objetivo de lhe auxiliar a entrar nesse mundo dos empresários do ramo pet. Que, aliás, vem se tornando cada vez mais rentável. Uma vez, que muitos donos decidiram dar a esses animaizinhos vidas mais confortáveis e aconchegantes como presente pela sua companhia.

Contudo, esse é um público bastante exigente e difícil de agradar, por isso existe a necessidade de se ter alguns conhecimentos antes de entrar na grande aventura que é empreender no ramo pet. Mas, com esse guia e tendo calma no começo do negócio, temos certeza de que você conseguirá se sair bem.

Como empreender no ramo pet

Para empreender no ramo de pet, assim como em qualquer outro negócio, é fundamental que você planeje o que será feito no início. A melhor forma de fazer isso é com o bom e velho plano de negócio. Com ele você consegue prever muitas das coisas que podem acontecer com a sua empresa no começo.

Nesse plano vão informações fundamentais para o seu empreendimento, como:

  • Informações sobre potencialidades do negócio;
  • Limitações que você e seu negócio possuem;
  • Informações sobre a concorrência;
  • Perfil do público-alvo;
  • Metas de curto e longo prazo;
  • Projeções financeiras;
  • Cálculos de custos;
  • Além de estratégias para alcançar os objetivos.

É claro que para ficar bem completo também é necessário se fazer estudos sobre marketing, planejamento financeiro e expansão. Todas essas informações devem ser colocadas no seu plano de negócio para que ele lhe dê um bom norte, se vale ou não abrir o negócio. E como isso deve ser feito.

A maneira mais fácil de se conseguir montar um plano de negócio é buscar auxílio de algum especialista em finanças. E claro, caso você não possua conhecimento total da área de petshop, é válido falar com alguém experiente no mercado. Assim, o seu plano de negócios deve ficar mais preciso.

Estude quais são as necessidades do público

Toda e qualquer empresa precisa possuir público, mesmo logo após elas serem abertas. Pois, sem público será complicado realizar o pagamento das contas. Então, estudar quais são as necessidades do seu público-alvo é algo importante. Assim, você conseguirá empreender no ramo pet com mais tranquilidade.

Sabendo quais são as vontades e os desejos de compra que os seus possíveis clientes possuem, poderá adaptar o seu estoque e os seus serviços. Desse modo, é bastante interessante realizar uma pesquisa de mercado na sua região, para saber quais as necessidades que o seu petshop deve atender.

A pesquisa de mercado faz questionamentos como:

  • Quantos concorrentes tem em um raio de 5 km?
  • Qual o número médio de pets por habitante?
  • Quantos habitantes existem na região que o petshop será montado?
  • Desses habitantes, quantos possuem pets?
  • Desse número, quantos levam ao petshop?
  • Quantas vezes voltam no petshop ao mês?
  • Desses que levam ao petshop, quanto gastam em média?

Com todas essas informações em mãos, já é possível calcular, por exemplo, o número de clientes que a sua empresa deve receber ao mês. Assim, você já vai ter uma boa ideia da renda que irá arrecadar no começo do seu funcionamento.

Além, é claro da quantidade de pessoas que são seu público-alvo na sua região e dessa forma entender quantos clientes poderá conquistar a longo prazo. É claro, que parte desses clientes acabam frequentando empresas concorrentes, mas com um bom serviço é possível que você conquiste eles.

Analise detalhadamente seus concorrentes

Os concorrentes são os seus adversários, no entanto, enquanto você não abrir a loja, eles podem ser boas fontes de informação. Visitá-los pode lhe dar uma boa ideia sobre como vai ser quando abrir a sua empresa.  Você pode analisar a rotatividade de clientes, os preços que eles cobram e os serviços que oferecem.

Isso permite utilizar as lacunas que eles deixam de serviços e produtos, para poder obter novos clientes. Se você conseguir disfarçadamente falar com os clientes deles e pedir o que eles acham que falta na loja, poderá também lhe ser uma informação útil.

Mas, analisando de maneira econômica, é melhor não ter um concorrente por perto, quando você for abrir um empreendimento. Pois, se por exemplo, você tivesse 200 clientes potenciais na região, e cada um gasta 50 reais mensalmente na sua loja, faturaria R$ 10 mil.

No entanto, se perdesse algum desses clientes para empresas concorrentes estaria perdendo parte do seu faturamento mensal. Então, se for possível é sempre bom evitar ter concorrentes na região em que você for empreender no ramo pet.

Como empreender no ramo pet? Esteja por dentro das tendências do mercado

Quando se vai abrir um negócio a palavra inovação é mais do que fundamental, por vezes pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso. Pois, caso abra o empreendimento em um local que possua concorrentes, precisará obter parte dos clientes deles. E como se faz isso?

Oferecendo um serviço de qualidade e inovações que eles ainda não possuem, aliás, podem ser produtos ou serviços para os pets. Felizmente, a internet nos permitiu pesquisar de maneira muito mais fácil qualquer coisa. Assim, encontrar soluções inovadoras não é algo mais tão difícil.

Por isso, juntando a dica de conhecer os concorrentes, com essa de inovar, o empreendedor poderá obter mais clientes deles e assim possuir sucesso no seu negócio.

Faça parceria com uma empresa fornecedora

Toda loja precisa de um fornecedor para poder oferecer os serviços, e o petshop não foge a essa regra. Por isso, para ter sucesso ao empreender no ramo pet é fundamental conseguir um bom fornecedor.

Pois, fica difícil atuar sem produtos para vender para os donos de animais, ou sem produtos para fazer os serviços que você oferece. Assim, não haveria lucro, por isso um bom fornecedor que entregue dentro do prazo será muito necessário.

Escolha o ponto comercial adequado para montar um petshop

Mas, nada disso importa se você não escolher o local certo para empreender no ramo pet.  Escolher um ponto comercial adequado para o seu negócio é fundamental para obter sucesso a curto e longo prazo. Pois, um petshop precisa permitir que sejam realizadas as atividades internas, como lavar animais, aparar seus pelos, entre outras coisas.

E é claro, é crucial que seja bem localizado, é essencial escolher um local que seja frequentado por donos de animais e pessoas com esse perfil. Empresas novas precisam ser vistas para despertar a curiosidade dos clientes.

Existem outros pontos relevantes que devem ser levados em consideração na escolha de um ponto comercial ideal. Seja ela para o ramo de pet ou não. Os pontos são:

  • Lugar com espaço suficiente para exercer os trabalhos;
  • Aluguel a preço justo;
  • Uma boa circulação de pessoas, de preferência que sejam do seu público-alvo;
  • Não possuir concorrentes ou caso possua que seja o mínimo possível.

E para encontrar esse lugar ideal a Place2b pode te ajudar. Somos especializados em locação de pontos comerciais para os mais diversos tipos de negócios. Então se está pretendendo empreender no ramo pet, aproveite a nossa plataforma digital e descubra qual é a melhor opção para o seu caso!