Mulheres inspiradoras do Brasil

Mulheres inspiradoras do Brasil

Quando o dia 8 de março vai se aproximando, costumamos relembrar a história de mulheres que marcaram época. E não é preciso ir muito longe não, em são muitos os exemplos dentro do nosso próprio país, seja no seu estado ou em um vizinho. E é por isso que você precisa conhecer algumas das mulheres inspiradoras do Brasil.

Por mais que seja um país que ainda tem o que melhorar em termos de igualdade, o Brasil possui marcado em sua história o nome de muitas mulheres. Dos séculos passados até os atuais, são muitas as que fizeram a diferença, de uma forma ou de outra, e que, portanto, merecem ser lembradas para sempre.

Da escrita de livros à música, da educação à química e das telas de TV à arquitetura. São muitas as áreas de atuação que evoluíram e têm mulheres como uma figura importante em seu desenvolvimento e amadurecimento. Algumas, inclusive, são nomes lembrados até hoje, pelo que fizeram em seus respectivos segmentos.

Neste artigo, você irá conhecer um pouco mais sobre a história de mulheres inspiradoras do Brasil, as quais fizeram a diferença para a trajetória do nosso país. Além disso, falaremos também sobre a importância da figura feminina em diversas áreas de atuação, seja de maneira socioeconômica ou, até mesmo, sociocultural.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

A importância de conhecer mulheres inspiradoras do Brasil

Algo que é extremamente importante e que muitas vezes não damos a devida importância, provavelmente por pertencer a um grupo que já conta com isso, é a representatividade. Enxergar suas características, sejam físicas, mentais ou até mesmo de ideais em pessoas relevantes para uma determinada área é simplesmente inspirador.

Isso, inclusive, é algo que boa parte do mundo está tentando consolidar: o espaço de mulheres em figuras inspiradoras de representatividade. Sendo assim, talvez você esteja se perguntando: qual a importância de conhecer mulheres inspiradoras do Brasil? Podemos resumir em dois pontos: economia e cultura.

Quanto mais mulheres aparecem em posições de inspiração nacional, maior é a vontade de outras a ocuparem o mesmo cargo ou cargos semelhantes. Consequentemente, maior são os espaços de abertura para essas questões o que, obviamente, acaba influenciando na renda feminina e toda questão econômica que gira em torno disso.

Já em relação à parte cultural, simplesmente por entender a todo o momento que mulheres também podem ocupar posições de destaque em todas as áreas possíveis. As mulheres fazem parte do desenvolvimento do nosso país e diversas áreas de atuação estão aí para provar e comprovar isso.

Sendo assim, confira algumas das mulheres inspiradoras do Brasil:

1.    Tarsila do Amaral

Se você frequentou o ensino médio ou, pelo menos, parte do fundamental, certamente já ouviu falar no nome de Tarsila do Amaral. Ela com certeza é uma das mulheres inspiradoras do Brasil, e possui o seu nome cravado na história da arte nacional, inclusive, em um dos eventos mais definitivos dessa trajetória.

Uma das pintoras mais valorizadas da história brasileira, Tarsila é a pessoa por trás de obras como Abaporu, Operários, O Pescador, Postcard e muito mais. Trata-se de uma das importantes figuras do primeiro período do modernismo artístico do Brasil, sendo uma das responsáveis pela organização da famosa Semana de Arte Moderna de 1922.

2.    Dandara

Não há como estudar a história do Brasil sem lembrar de Zumbi, o líder do Quilombo dos Palmares na época da escravidão. No entanto, outra pessoa de grande importância nesse processo, e infelizmente não tão lembrada, é Dandara, sua esposa, que lutou ao seu lado pela libertação dos negros durante o período colonial no país.

Dandara é sem sombra de dúvidas uma das mulheres inspiradoras do Brasil, por toda a sua história de luta, força e revolução. Negra, ela é sinônimo de força em uma época ainda mais racista da história nacional. Lutava capoeira, sabia manejar armas de fogo e era uma boa caçadora, a qual possui sua digital marcada no país.

3.    Fernanda Montenegro

O cinema nacional, infelizmente, ainda não é tão valorizado pela própria população brasileira. Mas se teve uma mulher que rompeu muito bem essa barreira, a ponto de colocar o país em destaque mundial pela sétima arte, essa mulher é Fernanda Montenegro, uma das mais renomadas atrizes da história do Brasil.

Fernanda é uma das mulheres inspiradoras do Brasil, a qual é referência nacional quando o assunto é cinema e atuação. Extremamente premiada, ela chegou a ser indicada ao Oscar de melhor atriz em 1999 pelo filme Central do Brasil, contando também com um Emmy Internacional em sua carreira, pelo papel em Doce de Mãe.

4.    Marta

Quando falamos de rei no Brasil, são muitos os nomes que vêm à mente: Roberto Carlos, Dom Pedro, Pelé e por aí vai. No entanto, esse contexto, a mais lembrada como rainha sem sombra de dúvidas é Marta, sinônimo de futebol feminino no país e reconhecida mundialmente por sua atuação com a seleção brasileira.

Vencedora do prêmio de melhor jogadora do mundo por cinco anos consecutivos, Marta é a cara do futebol feminino. Não é exagero algum afirmar que ela foi uma das principais responsáveis por quebrar o estereótipo de que futebol é somente para homens e, sem sombra de dúvidas, é uma das mulheres inspiradoras do Brasil.

5.    Elza Soares

Falecida recentemente, em janeiro de 2022, Elza Soares é simplesmente um marco para a música brasileira. Tida como uma verdadeira lenda da MPB, ela utilizou da sua voz linda, da beleza marcante e de uma personalidade afiada para colocar assuntos importantes em discussão, sendo uma verdadeira ícone para a cultura negra nacional.

Vinda de uma infância muito pobre, a cantora passou por muitas dificuldades desde pequena. Aos 12 já era casada. Aos 13, mãe. No entanto, foi a voz que a colocou em destaque para o Brasil e o mundo, a ponto de ser eleita pela BBC de Londres, em 1999, como a Voz do Milênio. Sem sombra de dúvidas, é uma das mulheres inspiradoras do Brasil.

VEJA TAMBÉM: Quais os benefícios em ter uma loja digital?

6.    Zilda Arns

O povo brasileiro é muito conhecido pela sua hospitalidade, pelos muitos casos de amor para com os outros. E uma representação perfeita disso é Zilda Arns, uma das maiores humanitárias de todo o país e uma das principais responsáveis pela redução da mortalidade em nosso país.

Pediatra, é certamente uma das mulheres inspiradoras do Brasil. Foi a fundadora da Pastoral da Criança, uma instituição da igreja católica que está na ativa em 20 países ao redor do mundo e ajuda mais de 1,5 milhões de crianças e adolescentes.

7.    Rosa Kliass

E não dá para falar sobre mulheres inspiradoras do Brasil sem nem ao menos citar Rosa Kliass, uma das importantes figuras da história da arquitetura no país. Ela foi pioneira no segmento de arquitetura paisagística e também militou em prol dessa causa durante toda a sua vida.

Foi responsável pelo projeto paisagístico da mais famosa avenida do país, a Avenida Paulista, e também de outras importantes obras. Foi premiada inúmeras vezes pelo seu trabalho na arquitetura e, atualmente, inspira muitas mulheres no segmento.