Dicas para fidelizar clientes

Dicas para fidelizar clientes

A grande dificuldade de muitos empreendimentos, nos dias de hoje, não é encontrar pessoas que se interessem pelos seus produtos ou serviços. Na verdade, é justamente fazer com que esse público se transforme em uma clientela fiel, que preza pelo seu estabelecimento. Sendo assim, você precisa conhecer algumas dicas para fidelizar clientes.

O fato é que as grandes empresas e indústrias do mundo só conquistaram esse título por conseguirem uma boa base de consumidores. Foi através da fidelização de clientes que gigantes como a Apple, por exemplo, acabaram se tornando uma referência internacional no mercado de tecnologia.

No entanto, independentemente do tamanho do seu negócio, é possível e extremamente importante contar com uma clientela fiel. O difícil, no entanto, é justamente encontrar motivos e ações boas o suficiente para fazer com que o seu público consumidor passe a prezar principalmente pelos seus produtos ou serviços.

Neste artigo, você ficará por dentro de algumas das melhores dicas para fidelizar clientes nos dias de hoje. Além disso, falaremos também da importância de se construir uma base de consumidores para poder crescer enquanto empreendimento e, então, se tornar um negócio realmente rentável.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

LEIA MAIS: 9 vantagens de alugar uma loja em uma galeria comercial

A importância das dicas para fidelizar clientes?

Por mais que a busca pela fidelização de consumidores não seja algo novo, ela se tornou um assunto recorrente entre empreendedores de sucesso nos últimos anos. Afinal de contas, muitos passaram a entender que é preciso construir uma boa base de clientes para, então, conseguir crescer, evoluir e mudar enquanto negócio.

Mas, talvez você ainda esteja se perguntando: qual é a importância das dicas para fidelizar clientes? Se fosse possível resumir em uma única frase, diríamos que a fidelização de um público consumidor faz com que o seu empreendimento se torne uma referência e, dessa forma, tenha fluxo de caixa o suficiente para novos investimentos e ideias.

O fato é que não se cresce enquanto empreendedor, nos dias de hoje, sem conquistar uma parcela considerável de clientes fiéis. São justamente essas pessoas que não abrem mão do seu estabelecimento comercial e que realmente gostam de comprar os seus produtos e contratar os seus serviços que farão a diferença.

Isso porque a clientela fiel também é responsável por indicar o estabelecimento que tanto gostam para outras pessoas, trazendo mais consumidores para o seu espaço. Em um exemplo prático e simples, são os clientes fiéis que, ao serem perguntados onde gostariam de jantar em um dia qualquer, escolhem o seu empreendimento - e levam novos clientes.

Dito isso, confira 5 dicas de como fidelizar clientes:

1.    Surpreenda os seus clientes

Uma das principais dicas para fidelizar clientes, nos dias de hoje, é justamente surpreendê-los de vez em quando. Muitos empreendimentos acabam dando descontos gigantescos em uma primeira vez de consumo e nunca mais voltam a repetir essa atitude, a qual acaba sendo desinteressante para o consumidor de fato.

Uma das formas de surpreender o cliente é, depois de algumas visitas, oferecer algo especial, um produto específico com desconto ou até mesmo um brinde. É fazer com que o consumidor perceba que você está prestando atenção nele, que o seu empreendimento se preocupa e preza pela presença dele enquanto cliente e pessoa.

Essas ações surpresas, como oferecer um brinde interessante na hora de uma compra, acaba despertando o interesse no consumidor. Ao ser pego de surpresa com uma ação do tipo, ele passa a pensar: caramba, que legal, o estabelecimento prezando pela minha presença e permanência. Dessa forma, se torna uma clientela fiel.

2.    Tenha um atendimento humano e personalizado

Se tem algo que muitas vezes é o principal motivo para um cliente nunca mais voltar ao seu estabelecimento, esse motivo é o atendimento precário. Pessoas que, por exemplo, vão em um restaurante e ficam horas na fila ou horas esperando o seu pedido chegar na mesa, sem nenhuma atenção especial do garçom ou chefe da casa, acabam perdendo o interesse.

Dessa forma, em uma outra oportunidade para sair, certamente não irão querer voltar aquele espaço específico. Sendo assim, uma das mais importantes dicas para fidelizar clientes é justamente oferecer um atendimento humano e personalizado a todos os seus consumidores, de forma que eles se sintam especiais.

Trata-se de entender aquilo que os clientes querem e se colocarem a plena disposição para solucionar os seus problemas e oferecerem um bom serviço. Não é apenas colocar o cardápio na mesa, mas sim explicar os pratos aos consumidores e falar, de maneira pessoal, qual que você mais gosta e acha interessante. Para além disso, é perguntar o que ele achou do serviço e estar sempre apto a melhorar nesse quesito.

3.    Ofereça pequenos programas de vantagens

Uma das dicas para fidelizar clientes que acaba funcionando muito bem em diversos estabelecimentos é o oferecimento de pequenos programas de vantagens. Não estamos falando de sistemas de cashback e ou troca por milhas aéreas como os cartões de crédito fazem, mas sim algo que estimule os consumidores a continuarem comprando.

Barbearias e salões de beleza, por exemplo, muitas vezes trabalham com cartelas em que a cada x número de cortes ou tratamentos, acabam ganhando um de graça. Isso, muitas vezes, faz com que o cliente preze por ir sempre àquele local, justamente por saber que após tantas visitas irá ganhar um atendimento totalmente gratuito.

Hamburguerias e até mesmo consultórios médicos privados também costumam trabalhar com esses tipos de “promoções”. O interessante é que elas podem ser aplicadas em praticamente qualquer estabelecimento, servindo puramente como uma ferramenta para fidelizar o público e transformá-lo em um cliente da casa.

4.    Proporcione uma experiência única

Não há nada melhor para um consumidor do que ter uma boa experiência, de maneira geral, em um estabelecimento. É geralmente essa sensação de satisfação total com o serviço, como nunca se viu antes, que faz com que muitos clientes acabem voltando ao local e se tornem compradores natos daquele empreendimento.

Sendo assim, saiba que uma das melhores dicas para fidelizar clientes é justamente proporcionar uma experiência única. Por mais que isso pareça um tanto quanto vago, na verdade tem muito a ver como o todo do seu empreendimento, desde o produto ou serviço oferecido até o atendimento e o ambiente construído para o cliente.

Em mais um exemplo no ramo gastronômico, trata-se de fazer com que um restaurante possua um design único e aconchegante na cidade, uma comida simplesmente saborosa e um atendimento impecável. É encontrar o equilíbrio e a excelência em todos esses três pilares para fazer com que os clientes se tornem fiéis ao seu estabelecimento.

VEJA AQUI: Como fazer vitrines mais atraentes

5.    Facilite a vida do consumidor

E para finalizar essa lista com dicas para fidelizar clientes, não há como não falar na promoção de acessibilidade ao consumidor. Só quem já foi a um restaurante e descobriu somente no caixa que eles aceitam apenas pagamento em dinheiro sabe o quão incômodo isso acaba sendo, justamente pela falta de acessibilidade.

Para fidelizar um cliente e fazer com que ele queira ir frequentemente ao seu estabelecimento, você precisa facilitar a sua vida. Uma das formas é justamente oferecer diversas maneiras de pagamento ao consumidor, do dinheiro físico ao cartão de crédito e ao PIX, com até mesmo a opção de cashback em alguns casos.

Mais do que isso, é fazer com que o seu cliente possa também fazer uma compra ou pagamento autônomo, passando os produtos por conta própria e agilizando o processo. Fazer com que a experiência do cliente com a sua loja seja ágil e acessível é essencial para que ele retorne ao seu estabelecimento.

Coloque em prática as dicas para fidelizar clientes

Por mais que existam muitas dicas para fidelizar clientes, isso não significa que você precise aderir a todas de uma só vez. Na verdade, o ideal é analisar justamente o que acaba combinando melhor com o seu negócio e, principalmente, com o seu público. Mas, de toda forma, é necessário que você coloque essas ações em prática para que elas, de fato, venham a dar bons resultados.