Como montar um PDV?

Como montar um PDV?

Sabe quando você entra em uma loja procurando um único produto, mas acaba saindo com vários, por motivo não apenas de necessidade mas, também, de desejo? Pois é, isso significa que o espaço comercial deste empreendimento foi muito bem montado, algo que pode ser feito em qualquer segmento. Mas, afinal de contas, como montar um PDV?

Um dos maiores desafios dos empreendedores hoje em dia é fazer com que o espaço físico de seus negócios seja atrativo para os consumidores. Isso porque, nos últimos anos, tornou- se muito mais fácil e prático comprar por meio de e-commerces e lojas virtuais, dada a acessibilidade da internet.

Acontece que os comércios e lojas físicas ainda têm uma importância gigantesca para muitas empresas e seguem sendo necessárias. No entanto, elaborar um bom projeto para esses ambientes, tanto na parte de disposição de produtos quanto de atendimento, é algo que exige muito empenho, estudo e dedicação.

Neste artigo, você irá aprender um pouco mais sobre como montar um PDV de sucesso que atenda as necessidades do consumidor. Além disso, falaremos um pouco mais sobre a importância de um ponto de venda para o sucesso de um negócio, assim como os principais pilares para a elaboração de um bom espaço.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

O que é exatamente PDV?

Antes mesmo de aprender a como montar um PDV, é importante que você saiba o que ele é exatamente e, também, a sua importância nos empreendimentos de uma maneira geral. O PDV é uma sigla que significa “ponto de venda”, ou seja, o espaço em que um produto é exposto e vendido para o consumidor.

Quando falamos em PDV, nos referimos ao local em que acontece praticamente todo o planejamento de uma empresa, que é a venda. Sendo assim, trata-se de um espaço em que um produto ou serviço é exposto ao consumidor, que pode comprá-lo ali mesmo por conta de desejo ou necessidade.

É importante essa distinção de desejo e necessidade dentro de um ponto de venda porque muitos produtos trabalham com uma dessas características específicas. Em muitos casos, produtos eletrônicos não são uma verdadeira necessidade para o cliente, mas podem se tornar desejos quando bem divulgados dentro de uma loja.

Isso mostra o quão importante é um ponto de venda para um empreendimento, independentemente de qual seja o seu segmento. Afinal de contas, estamos falando do espaço em que irá funcionar tudo aquilo que ele planejou, desde a compra para revenda até desenvolvimento e distribuição.

CONFIRA AINDA: O que não pode faltar no contrato de aluguel de um imóvel?

Para montar um PDV você precisa de planejamento

O primeiro passo para montar um PDV de sucesso é elaborar um planejamento que impacte positivamente nas suas vendas. Para isso, basta pensar em como o espaço físico das melhores lojas funcionam, quais os diferenciais desses ambientes e o que faz com que eles sejam tão intuitivos e estimulantes para os consumidores.

A localização dos seus produtos dentro de um espaço físico para vendas irá ditar completamente o funcionamento do seu empreendimento. É importante e interessante ter setores que estejam divididos por categorias, sejam elas em relação à marcas ou até mesmo produtos - dependendo da sua atuação.

Caso o seu negócio seja um supermercado, por exemplo, você sabe que precisa dividir os produtos de acordo com as suas categorias: bebidas, frios, biscoitos, temperos e por aí vai. No entanto, caso o empreendimento seja voltado para tecnologia, talvez a divisão por marcas possa funcionar melhor no ambiente.

Então, se você trabalha com smartphones de diversas marcas, a criação de estandes da Apple, Samsung, Xiaomi e por aí vai poder ser uma boa maneira de atrair os clientes. É preciso entender a forma como a distribuição dos seus produtos impacta positivamente os seus consumidores, despertando interesses e desejos aos mesmos.

Faça o controle de estoque para montar um PDV de sucesso

A aparência de algumas prateleiras vazias e outras cheias em um espaço físico pode dar a sensação de desbalanceamento ao consumidor. Isso, inclusive, pode ser um fator bastante desestimulante para o mesmo, o qual não se sentirá interessado em continuar procurando por produtos para comprar, por exemplo.

Sendo assim, saiba que para montar um PDV de sucesso você precisa contar com um bom controle de estoque. Essa parte para o funcionamento de um negócio voltado para as vendas é sem sombra de dúvidas uma das mais importantes, visto que é o que irá garantir que não faltarão produtos na prateleira de jeito nenhum.

Uma das formas de fazer um bom controle de estoque em seu ponto de venda é através de softwares de automação. Ou seja, contar com programas onde seja possível catalogar a quantidade de produtos que estão no estoque e criar um aviso para quando eles estiverem próximos de acabar, encaminhando o desenvolvimento ou compra antes de sumir das prateleiras.

Imagine, por exemplo, que você entrou em uma loja de venda de celulares que é dividida por estantes de marcas. No entanto, ao entrar, você vê algumas prateleiras da Apple e Samsung vazias, assim como outras da Xiaomi e Motorolla e por aí vai. Isso, de certa forma, fará com que você tenha a impressão de que aquilo que procura não está na loja.

VEJA TAMBÉM: Tudo o que você precisa saber para abrir uma loja

Ao montar um PDV, ofereça a opção de autoatendimento

Um dos fatores que muitas vezes afasta o público dos pontos de vendas físico é justamente a demora em alguns atendimentos. Afinal de contas, quem nunca ficou horas em uma fila, em época de promoção, somente para comprar um dois produtos específicos, não é mesmo? Acontece que isso pode ser resolvido de maneira bem simples.

Ao montar um PDV, é interessante que você ofereça a opção de autoatendimento e self checkout para os seus clientes. Estamos falando daquela máquina que se assemelha a um caixa eletrônico em que ele mesmo passa o produto e escolhe a forma de pagamento através de cartões de crédito ou débito.

Essa é não somente uma forma de acabar com as filas dentro de um empreendimento como, também, facilitar a venda para o seu consumidor. No entanto, não se esqueça que a presença de máquinas de self checkout não significa que você não deve oferecer um bom atendimento pessoal e presencial.

Uma das grandes diferenças de muitos empreendimentos e pontos de venda é sem sombra de dúvidas o bom atendimento. Contar com uma equipe que consiga entender os desejos e demandas de um cliente dentro da loja e conduzi-lo para a melhor solução é uma forma de fazer com que o seu PDV seja um sucesso.

O seu ponto de venda precisa ter personalidade

Por último, saiba que o que mais está atraindo consumidores, hoje em dia, para os pontos de vendas presenciais é a experiência. Afinal de contas, não é segredo para ninguém que já é possível comprar praticamente tudo através da internet, seja em mercados, lojas de tecnologia ou até mesmo farmácias.

Sendo assim, para montar um PDV de sucesso você precisa fazer com que ele tenha personalidade. Isso envolve não apenas uma boa decoração, a qual pode ser temática ou estimular o consumidor a compra, como também um bom atendimento que faça com que ele se sinta confortável no ambiente.