Como deixar o seu café Instagramável?

Como deixar o seu café Instagramável?

Não há como negar que, nos dias de hoje, uma foto no Instagram pode ser suficiente para fazer com que uma pessoa ou espaço se torne conhecido por milhares. Saber trabalhar com essa rede social, e publicar boas fotos nela, é importante tanto para empreendedores quanto para influenciadores. Mas, afinal de contas, como deixar o seu café instagramável?

Quem nunca visitou um restaurante, pub ou cafeteria simplesmente por conta das fotos que viu do lugar no Instagram, não é mesmo? Não há como negar que somos muito influenciados por boas fotografias, principalmente no que diz respeito a produtos ou ambientes para encontros e conversas.

Além disso, muitas pessoas visitam muitos espaços não apenas, mas principalmente, para tirar algumas fotos e publicar nas redes sociais. Sendo assim, os empreendedores que entendem essa demanda podem se dar bem, mas precisam primeiramente entender os caminhos para tornar o ambiente propício para fotografias.

Neste artigo, você irá aprender a como deixar o seu café instagramável, ou seja, atrativo para fotos no Instagram. Falaremos também sobre como o design interior de uma cafeteria pode fazer com que ela atraia muitas pessoas não apenas pelo produto que está sendo oferecido, mas sim pelo ambiente construído.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

Antes de saber como criar um café instagramável, entenda o conceito

Antes mesmo de saber como deixar o seu café instagramável, é importante que você entenda esse conceito que vem bombando já há alguns anos. Afinal de contas, para alguém que não está por dentro das tendências da publicidade e das redes sociais de uma maneira geral, talvez o termo seja uma novidade e tanto.

Um ambiente instagramável é nada mais nada menos do que um lugar que conta com um design interior diferenciado, que estimula as pessoas a tirarem fotografias. Trata-se de um espaço que se destaca por possuir uma decoração bonita, instigante, diferente de outros lugares, e que acaba se tornando perfeito como cenário de uma foto.

Essa é uma tendência que vem crescendo entre os restaurantes, pubs e cafeterias ao longo dos últimos anos. Isso por conta da grande importância que as redes sociais têm atualmente, as quais ajudam a contribuir para o sucesso e número de consumidores que visitam esses espaços.

No entanto, é preciso de muito planejamento para fazer com que uma cafeteria se torne um ambiente instagramável. Afinal de contas, não se trata de uma simples tarefa, uma vez que é preciso pensar em toda a parte de arquitetura e design de interior, assim como decoração e, nesse caso em específico, até mesmo o estilo do café que será servido.

Confira um pouco mais sobre o assunto:

1.    Identifique o público-alvo e o estilo que pretende seguir

O primeiro passo para deixar o seu café instagramável é, sem sombra de dúvidas, identificar quem é o público-alvo do ambiente. Afinal de contas, dependendo da localização e do tipo de abordagem, uma cafeteria pode ser ideal para adultos, empreendedores e trabalhadores, quanto para jovens e adolescentes.

Sendo assim, saber quais são as características das pessoas que costumam ou que você espera que frequentem o seu estabelecimento é essencial. Dessa maneira, conseguirá pensar melhor em quais itens de decoração e arquitetura, assim como funcionamento, poderão ser atrativos e instagramáveis para esse público.

Nessa mesma linha de raciocínio, é interessante ter plena ciência do estilo que você pretende seguir com a sua cafeteria. Isso porque não podemos pensar em um ambiente do gênero como algo igual para todos, visto que você pode apostar tanto em um ambiente mais rústico quanto mais moderno, elegante ou voltado para a confraternizações.

Nesse quesito, não se prenda muito a ideia de que um estilo específico não pode ser instagramável enquanto o outro tem mais chances de ser. Na verdade, quando bem trabalhado em termos de decoração e arquitetura, todo café pode se tornar um ambiente perfeito para boas fotos para o Instagram.

VEJA TAMBÉM: Quero abrir uma cafeteria: como empreender no ramo do café

2.    Vá em busca de referências

O fato é que quando se fala em transformação plástica e estética, é muito difícil partir completamente do zero, sem nenhuma noção. A não ser que você seja um verdadeiro gênio do design de interiores ou da arquitetura, construir um café instagramável sem referência alguma acaba se tornando uma tarefa bastante difícil, beirando o impossível.

Sendo assim, para deixar o seu café instagramável você precisa ir atrás de referências visuais e estéticas para se inspirar. Não leve essa dica como uma matemática exata, em que irá ver uma ideia e copiá-la completamente, do início ao fim, visto que isso fará com que o seu espaço perca a personalidade que ele precisa ter.

E pode-se dizer que não há lugar melhor para procurar ideias de um café instagramável se não o próprio Instagram, não é mesmo? Procure por cafeteria, café, fotografia na aba de hashtags ou até mesmo de localizações e vá cultivando ideias que sirvam de inspiração, para que você crie um ambiente único e que estimule as pessoas a tirarem fotos.

Outra rede social/aplicativo que também pode lhe ajudar e muito nesse processo de busca por referências é o Pinterest. Nele, você tem acesso a uma série de ideias de design de interiores, decorações e arquiteturas que podem ser o estalo necessário para que você monte na sua cabeça o espaço perfeito para quem quer tirar fotos.

3.    Aposte em um catálogo diferenciado

A grande vantagem que restaurantes, hamburguerias e cafeterias têm quando o assunto é criar um ambiente instagramável é o fato de que elas não precisam se limitar somente ao espaço. Isso significa que não apenas a decoração e o design do lugar podem render boas fotos por parte dos clientes como, também, o próprio produto - nesse caso, o café.

Sendo assim, para deixar o seu café instagramável é interessante que você aposte em um catálogo bastante diferenciado, com uma grande variedade de tipos de cafés e expressos. Isso porque a própria bebida pode ser servida de maneira diferente, em um copo diferente, por exemplo, proporcionando uma experiência única e boas fotos para o Instagram.

Uma boa aposta para isso são os expressos, os quais podem ser feitos com aqueles desenhos incríveis com creme na parte de cima. Além disso, a própria placa com as alternativas de cafés do ambiente, quando feita com uma moldura interessante e combinando com o restante do ambiente, pode estimular fotos incríveis.

4.    Invista em decorações personalizadas

E a última dica para você que busca deixar o seu café instagramável é justamente investir em decorações personalizadas. A busca por ideias e referências é ideal para que você chegue nesse ponto e possa, junto de um profissional, como arquiteto ou design de interiores, buscar soluções para o seu ambiente.

Pense nos lugares da sua cafeteria que renderiam boas fotos por parte dos clientes, tanto do espaço em si como deles mesmos. Uma parede diferente, com um revestimento diversificado e que foge do tradicional, com quadros ou, até mesmo, uma pintura que dê personalidade e componha um cenário interessante.

A iluminação do ambiente também é interessante para fazer com que o espaço seja mais instagramável. Você pode investir tanto em trilhos de luz como, também, em peças únicas que chamem a atenção e tenham a ver com o seu espaço. Da mesma forma, opte por cores mais amareladas, que combinem com o tema.

E por último, como toda boa cafeteria, a sua decoração deve remeter justamente ao seu produto principal: o café. Uma forma de fazer isso é pegar os sacos de grãos e transformar em quadros ou até mesmo em um forro no teto, ou utilizar dos próprios moedores ou canetas para compor um ambiente instagramável.

VEJA AQUI: Como montar uma confeitaria?

Um café instagramável precisa estar acompanhado de uma boa bebida

O fato é que ao deixar o seu café instagramável, você pode fazer com que o estabelecimento passe a receber muitos mais clientes e consumidores. No entanto, é preciso que isso seja trabalhado como uma extensão daquilo que é o seu produto principal, ou seja, o próprio café.

É importante que, para além do ambiente instagramável e que renda boas fotos, você também tenha cafés de extrema qualidade e um cardápio diferenciado. Dessa forma, contará não apenas com clientes esporádicos, que visitam uma única vez para tirar fotos, como também consumidores fiéis.