Passo a passo: como vender online pelo Instagram

Passo a passo: como vender online pelo Instagram

Atualmente, é impossível negar que as vendas online fazem parte de uma grande parte da fatia de vendas de quase todos os mercados. E isso vale até para o segmento de aluguel de imóveis, por exemplo, visto que vender online pelo Instagram, por exemplo, pode ser um complemento às lojas físicas.

E, além disso, as vendas online podem servir como complemento para as lojas que estão encontrando dificuldades em razão do novo coronavírus. Isso porque o Instagram, hoje em dia, já se tornou uma ferramenta completa para se comprar de forma digital.

A rede social já conta com recursos para compra direta dentro da plataforma, o que é muito útil até para pequenos negócios que precisam maximizar seu alcance. Além disso, a facilidade permite adaptar as operações do negócio de acordo com a realidade da pandemia em que o mundo vive.

Por que realizar vendas online pelo instagram?

Antes de aprender como vender online pelo Instagram, é preciso entender o motivo pelo qual se deve realizar essas vendas online. Em primeiro lugar, é impossível de dizer que as vendas online não vão fortalecer o seu negócio.

Isso porque, atualmente, são milhões de usuários navegando pelas redes sociais, diariamente. Sendo assim, muitas pessoas acabam podendo encontrar seus anúncios e produtos, o que facilita a concretização de cada vez mais vendas.

Vender online pelo Instagram como complemento para sua loja física

Dessa forma, mesmo que o seu comércio físico esteja indo bem, é possível complementar o seu lucro e suas vendas, através das vendas online. Portanto, pode ser que tenha chegado a hora de você começar a considerar vender de forma digital.

Para isso, existem diversas ferramentas que vão garantir um bom alcance para suas ofertas de vendas, promoções e conteúdo. E, é inegável que uma das maiores entre essas plataformas é o Instagram.

LEIA TAMBÉM: 7 tendências de franchising para 2021

Como vender online pelo Instagram?

Entretanto, nem sempre é fácil começar a vender online pelo Instagram. Então, para te ajudar, a seguir você confere algumas dicas práticas de como começar a inserir suas vendas em uma das maiores plataformas digitais de todo o planeta. 

1.     Tenha um perfil comercial com uma boa descrição do negócio na bio

O primeiro passo para começar a vender através do Instagram, é criar um perfil interessante, e que seja comercial. Isso porque as contas comerciais podem acessar métricas e dados sobre alcance das publicações, interações, impressões e visitas ao seu perfil.

Além disso, esses perfis podem ter acesso a dados sobre os seguidores da página. Esses dados incluem gênero, faixa etária, localização, períodos de maior atividade no Instagram, e mais. Com essas informações, é claramente muito mais fácil atingir suas vendas online. Também é possível promover publicações.

Então, ao concluir a conversão do seu perfil para uma conta comercial, será preciso descrever seu negócio na bio. Assim, os seguidores podem entender melhor do que se trata. Não se esqueça de que a descrição deve ser breve, direta e ainda não deixar dúvidas sobre seu segmento e produto.

E, se for o caso, insira o link para o site das suas vendas, ou site da sua marca. Assim, quem visitar o seu perfil poderá conferir, em primeira mão, mais sobre o seu empreendimento. Portanto, vender online pelo Instagram é uma grande opção.

2.     Poste fotos e vídeos com boa qualidade e descrição

É claro que, estando em uma mídia social totalmente visual como o Instagram, é preciso garantir boa qualidade visual para suas publicações. Isso é importante para alcançar mais vendas, já que seus clientes devem preferir as marcas que se apresentam muito bem de maneira visual.

Então, na hora de compor o seu feed, invista em fotos e imagens de boa qualidade, atrativas e coloridas. Outra opção é utilizar muito bem os vídeos para explorar diferentes características do seu produto, como proporções, acabamento e design.

Através das imagens e vídeos, também é possível explicar como se usa o produto, suas vantagens, entre outros detalhes importantes e atrativos. Entretanto, nunca se esqueça da legenda do post. Por isso, ao publicar um conteúdo visual, informe os detalhes do produto, além de preço e condições de pagamento.

3. Use hashtags para vender online pelo Instagram

No Instagram, as famosas hashtags são a melhor forma de se indexar conteúdo. Então, ao ser bem utilizada, a hashtag pode fazer maravilhas. Ela pode atrair novos seguidores para o perfil da sua marca, bem como aumentar o número de vendas.

Para tirar o melhor proveito das hashtags, pesquise quais são as mais utilizadas em seu segmento de mercado, e passe a adicioná-las em suas publicações. Existem sites que te ajudam nessa tarefa, como o Tags Finder.

Todo esse poder das hashtags se deve ao fato de que as pessoas que seguem aquelas, em específico, poderão visualizar seu post, e serão atraídas até o seu perfil. Então, como o seu feed já está estruturado para receber esses novos seguidores, tudo fica mais fácil.

4.     Use a função "Loja"

Como visto no início deste texto, a mídia social já possui funcionalidades para facilitar seu negócio. É o caso da função “Loja”, que vai te ajudar a vender online pelo Instagram. Isso porque ela permite com que você possa cadastrar e vender produtos diretamente na rede.

Com essa ferramenta, o cliente nem precisa sair do Instagram para comprar, o que facilita muito a vida do seu público. Dessa forma, as vendas podem ser realizadas de maneira mais prática, o que garante mais compras.

Entretanto, para utilizar essa funcionalidade, você deve interligar a sua conta comercial do Instagram com uma página do seu negócio no Facebook. Através dessa ligação, é possível utilizar o seu catálogo de produtos do Facebook diretamente no Instagram.

5.     Aproveite os Stories

Por fim, a dica é aproveitar tudo o que os stories possuem para oferecer ao seu negócio. Isso porque eles são uma ferramenta extremamente útil para garantir mais engajamento com seus clientes, através de conteúdo audiovisual rápido e eficiente.

O grande sucesso dos stories está em seu formato, que é dinâmico, rápido e instantâneo. Além disso, é possível personalizar totalmente seus stories, inserindo figurinhas, gifs, questionários, espaço para perguntas, e muito mais.