Como montar uma confeitaria?

Como montar uma confeitaria?

Quem está acostumado a organizar festas de aniversário para filhos ou amigos, certamente conta com aquela confeiteira de confiança. No entanto, em diversos lugares do país esse é um ramo bastante competitivo, o qual exige muito planejamento e organização por parte do empreendedor. Mas, afinal de contas, como montar uma confeitaria?

Engana-se quem pensa que confeitaria é somente o lugar para a fabricação de bolos e tortas. Na verdade, hoje em dia, muitos empreendimentos do ramo estão escolhendo ampliar um pouco mais, fazendo não apenas a entrega por pedido antecipado como, também, construindo um espaço agradável para consumo no local.

Além dos bolos e tortas, muitas confeitarias também trabalham com outros tipos de doces e até mesmo alguns produtos típicos de padaria. No entanto, nesse ramo, é preciso se planejar muito bem para oferecer o conteúdo da melhor qualidade e conquistar de vez o coração dos clientes.

Neste artigo, você irá aprender um pouco mais sobre como montar uma confeitaria de sucesso hoje em dia. Além disso, daremos também algumas dicas que podem lhe ajudar a empreender nesse ramo, com atenção não somente a parte financeira como, também, logística e de divulgação.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

Para montar uma confeitaria você precisa conhecer o ramo

Você pode até não ser a maior confeiteira do mundo, mas para montar uma confeitaria é preciso que pelo menos entenda do ramo. Afinal de contas, empreender em um segmento em que você não conhece quase nada é extremamente difícil e, muitas vezes, acaba levando a resultados bastante ruins.

Sendo assim, para montar uma confeitaria é extremamente importante que você busque se especializar. Isso não significa apenas aperfeiçoar suas técnicas gastronômicas, mas também ir atrás de conhecimento em relação a administração e organização de negócios de uma maneira geral.

Um bom primeiro passo é realizar cursos, sejam eles rápidos ou até mesmo de longa duração, voltados para a área de empreendedorismo e gestão de pessoas. Além, é claro, de buscar novas práticas que façam com que você se torne uma melhor confeitaria, aprenda novas técnicas e receitas de sucesso.

A partir do momento em que você consegue reunir conhecimentos da área de empreendedorismo e gastronomia, se torna muito mais fácil empreender neste segmento. Isso porque, em suma, você terá uma maior noção não apenas da parte prática do seu negócio, como também da organização do mesmo.

Realize um bom plano de negócios para montar uma confeitaria

Esteja você empreendendo no ramo culinário ou de tecnologia, é preciso elaborar um bom plano de negócios para obter sucesso com o seu negócio. Esse documento é como se fosse um norte para todas as suas ações enquanto empreendedor, sendo essencial para quem busca montar uma confeitaria de sucesso.

No plano de negócios você irá definir, por exemplo, quais são os principais objetivos do seu empreendimento. A ideia é fazer com que a sua confeitaria se torne conhecida no município? Na região? No estado? Pretende abrir novas lojas? Qual o retorno financeiro que espera? Todas essas perguntas precisam ser feitas e respondidas no documento.

Além disso, no plano de negócios é importante estabelecer o público-alvo do seu empreendimento. Isso porque, por mais que estejamos falando de uma confeitaria, que geralmente atende pessoas de diversas idades, é possível fazer um redirecionamento mais exato em relação ao funcionamento da empresa.

Por fim, é extremamente importante citar no plano de negócios quais serão os seus produtos, como serão fabricados, de onde virão os insumos e quantos colaboradores precisarão ter. Com isso, é possível ter um planejamento mais bem definido, que conduz suas ações enquanto empreendedora.

A localização é essencial para o sucesso de uma confeitaria

Outro ponto que precisa ser levado em consideração por quem pretende montar uma confeitaria é a localização do empreendimento. Isso porque estar bem localizado é parte essencial para o sucesso de um negócio, visto que irá influenciar diretamente no número de vendas e atendimentos.

No entanto, o que irá definir o local ideal para a instalação da sua confeitaria é justamente o público-alvo. Se a sua ideia é fazer um local em que as pessoas possam não apenas encomendar bolos e tortas como, também, se reunir para comer doces e salgados, um estabelecimento mais próximo do centro talvez seja o ideal.

Isso porque facilita e muito o acesso dos consumidores de uma maneira geral. Confeitarias localizadas no centro da cidade costumam ser alvo não apenas de pedidos para entregas como, também, de pessoas que volta e meia querem tomar um café na correria do trabalho do dia-a-dia.

No entanto, em alguns casos, montar uma confeitaria mais afastada e próxima dos bairros também é uma oportunidade para nichar o seu negócio - atendendo uma região específica da cidade. Da mesma forma, aqueles que buscam construir um local em que o espaço seja um dos diferenciais, um lugar grande e afastado pode fazer a diferença.

VEJA TAMBÉM: O que não pode faltar no contrato de aluguel de um imóvel?

Quais equipamentos necessários para montar uma confeitaria?

Não há como fugir do fato de que, para montar uma confeitaria, você irá precisar de uma série de equipamentos. Afinal de contas, não há como preparar bolos e tortas sem insumos e, muito menos, servir os clientes no local sem que haja mesas e cadeiras - e isso precisa ser pensado com cuidado.

Em suma, dá para resumir o funcionamento de uma confeitaria em alguns equipamentos específicos. Forno, fogão, geladeira, freezer, formas, panelas, potes para armazenamento, bowls, batedeiras, mixers, liquidificadores e utensílios como colher e panela são alguns que não podem faltar para o empreendimento.

Além disso, é preciso pensar também em um local específico para o armazenamento de insumos, como uma dispensa. Da mesma forma, é necessário estantes e prateleiras para o armazenamento das louças e pratos que serão utilizados durante a elaboração dos bolos e tortas ou servidos aos clientes - em caso de área para consumo.

Além disso, é importante contar com bancadas de aço inoxidável, já que são mais fáceis de limpar e também não correm o risco de enferrujar. Espaços para o armazenamento de bolos, tortas e doces, de forma refrigerada e a mostra para o público, também são indispensáveis em confeitarias.

Escolha bem a sua equipe e fique atenta aos alvarás de funcionamento

Depois de definir itens, localização e até mesmo plano de negócios, você deve ficar atento aos alvarás de funcionamento para montar uma confeitaria. Isso porque serão necessárias autorizações por parte da Prefeitura da sua cidade, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros e, também, registros junto ao Governo do Estado.

Feito isso, também é necessário partir para a escolha de uma boa equipe de colaboradores. Afinal de contas, estar rodeado de bons profissionais, sobretudo no ramo da confeitaria e gastronomia de uma maneira geral, é uma forma de garantir que o produto oferecido ao seu cliente será de altíssima qualidade.

Sendo assim, avalie o quanto de funcionários você precisa para o bom funcionamento do local e para atender as demandas de uma maneira geral. Confeiteiros, balconistas, garçons e auxiliares de cozinha são apenas alguns dos profissionais que geralmente são necessários em padarias e confeitarias.

Nesse caso, é sempre bom investir em pessoas que já tenham experiência com a área ou que se mostrem interessadas em aprender. Nesse ramo, é preciso apresentar um bom atendimento, agilidade para a produção dos bolos e tortas e, também, ser detalhista para a composição dos produtos.