Quanto custa, em média, abrir uma loja de roupas? Confira agora
Abrir uma loja de roupas pode ser o objetivo de muitos brasileiros. Para tirar esse sonho do papel e torná-lo realidade, é preciso ter organização e planejamento, duas bases fundamentais que poderão te assegurar uma maior chance de o seu empreendimento dar certo.
De modo geral, uma loja de roupas é um tipo de negócio que possui potencial para dar certo, por vender um objeto necessário para o dia a dia das pessoas. Portanto, mesmo em meio a crises, o vestuário é uma área que, por já ser consolidada, pode se manter.
Contudo, para que você reduza os riscos do seu investimento, os primeiros passos são realizar uma pesquisa de mercado para poder identificar as melhores oportunidades para o seu negócio.
São exemplos: qual a melhor localização para abrir a sua loja de roupas, qual é o segmento mais adequado que te trará um retorno melhor, como a moda infantil, moda masculina, moda feminina etc.
Esses fatores influenciam na decisão sobre quais roupas ter na loja para a venda e também impacta diretamente no custo médio para abrir uma loja de roupas.
Vantagens de ter uma loja de roupas
Há várias vantagens quando o assunto é empreender abrindo uma loja de roupas. Como dito, este setor já é consolidado e todos precisam de roupa, portanto, é uma área que pode contemplar um maior número de potenciais clientes, quando se compara com outros tipos de negócios.
Além disso, o setor do vestuário é renovado constantemente, já que ele pode seguir as tendências de moda. Isso faz com que ele tenha potencial para estar em alta com frequência.
Outro ponto de investir nesse negócio é que ele não requer, obrigatoriamente, que a pessoa interessada em abrir a loja de roupas tenha uma especialização nessa área. Embora ela seja bem-vinda, já que pode auxiliar em processos burocráticos e de ações estratégicas, a formação não é necessária.
Veja também: Quais os melhores bairros industriais em SP para alugar ponto comercial?
Loja de roupas física ou e-commerce: qual a melhor opção?
A Internet trouxe modificações com relação ao modo de compra e venda de produtos, permitindo a abertura de e-commerces, ou seja, lojas virtuais. Muitas lojas, inclusive, funcionam somente nessa modalidade, não havendo ponto físico de venda.
Neste sentido, é comum que muitas pessoas que querem empreender fiquem em dúvida sobre qual é a melhor decisão: abrir uma loja de roupas física ou investir diretamente no e-commerce?
A resposta é subjetiva e depende de quais são os objetivos do empreendedor e de quais conhecimentos ele já tem, já que os dois tipos requerem atenções diferentes.
Por exemplo, na loja física é preciso considerar o aluguel do espaço, qual é a demanda de vestuário da população na cidade ou bairro e o pagamento de contas básicas.
Por outro lado, no e-commerce o interessado deve saber a respeito das tendências de moda mais visadas, estar sempre atento à concorrência, já que no virtual o cliente pode ter acesso a inúmeras lojas, investimento em marketing digital e conhecimentos de vendas online.
Quais as vantagens da loja física?
Quando se compara com uma loja virtual, a loja de roupas física pode ter alguns benefícios, os quais podem fazer valer a pena não abrir mão dela, mesmo que o segmento do e-commerce esteja em expansão.
Uma das primeiras razões é que muitas pessoas podem, ainda, não confiar no e-commerce. Seja por terem sofrido algum golpe ou seja pelo medo de sofrerem golpes, ou por não gostarem de comprar algo “no escuro”, a loja física é procurada por muitos.
Isso porque na loja física o cliente pode ver a peça pessoalmente e experimentá-la no seu corpo antes de comprar. Em conjunto ao atendimento de qualidade, à possibilidade de renegociação e à entrega imediata da peça comprada pelo cliente, todos esses aspectos contribuem para que o cliente tenha uma experiência completa na loja.
Assim, caso essa experiência seja positiva, o cliente pode ser fidelizado, isto é, ele pode fazer daquela loja uma de suas preferidas, podendo voltar mais vezes e ainda divulgar o seu local para os seus próximos.
Checklist para abrir uma loja de roupas
Na hora de abrir a loja de roupas, é normal que os empreendedores possam ficar confusos caso estejam começando do zero. Portanto, confira um checklist com algumas questões fundamentais que devem constar no seu planejamento:
- Estude o mercado, buscando entender qual será a sua possível concorrência
- Defina o seu público-alvo
- Determine qual será o seu nicho de mercado (moda infantil, moda masculina, moda feminina)
- Decida qual será o estilo de roupas que será vendido na sua loja
- Escolha o ponto comercial ideal para a abertura do seu negócio, considerando o seu público-alvo. Saiba que você pode contar com a Place2B para achar o melhor ponto comercial para a sua loja
- Liste quais são os cargos para os quais você terá que contratar funcionários
- Tenha o seu negócio legalizado do ponto de vista burocrático
- Planeje as ações de marketing para divulgar o seu comércio
- Não se esqueça de fazer um planejamento financeiro e de se ater a ele, para evitar contrair dívidas que podem prejudicar a sua loja.
Quanto custa, em média, abrir uma loja de roupas?
O custo médio para abrir uma loja de roupas pode variar bastante. Logo, o empreendedor pode precisar levantar um montante estimado entre R$ 10 mil a R$ 200 mil para conseguir montar a sua loja do zero, dependendo de quais são os seus objetivos e características do negócio.
O cálculo do investimento inicial pode causar dúvidas em muitos interessados no setor. Portanto, abaixo você confere uma lista com algumas questões que você deve ser levar em consideração antes de abrir a sua loja de roupas:
- Gastos relacionados ao espaço físico, como o aluguel, conta de luz, conta de água e Internet.
- Fornecedores: o investimento pode variar conforme o fornecedor escolhido e qual o acordo firmado entre o dono da loja e o fornecedor. É de extrema importância ter fornecedores confiáveis, que entregam produtos de qualidade.
- Estoque inicial: para abrir a loja, é preciso ter um estoque inicial já preparado para atender a demanda dos potenciais clientes. É ideal ter mais de um exemplar de cada peça, em tamanhos variados.
- Compra de equipamentos: entram os gastos com nichos, prateleiras, araras, balcão e outros.
- Compra de material de escritório: entram os gastos com papéis, canetas, impressora de notas, computador e afins.
- Marketing: campanhas de marketing são úteis para que mais pessoas saibam da existência da sua loja. Há muitas maneiras de fazer isso: contratando influenciadores digitais, colocando outdoors na cidade, imprimindo folhetos, tráfego pago em redes sociais e mais.
- Folha de pagamento dos funcionários.
- Gastos com a inauguração: nem todos optam por fazer uma festa para inaugurar a loja de roupas, contudo, essa pode ser uma boa maneira de fazer com que as pessoas conheçam o seu espaço e os produtos.
- Plano de negócios e capital de giro: relacionados aos planos da loja de roupas e ao dinheiro em caixa, que representa a diferença entre as contas que devem ser pagas e o montante disponível.
Como um dos primeiros passos é encontrar o melhor local para o seu negócio, confira os imóveis disponíveis para locação na Place2B! Com a nossa plataforma você pode encontrar o espaço ideal para o seu negócio sem precisar sair de casa.
Nossa empresa é focada em assegurar um processo simplificado e rápido, e para isso contamos com visita digital de alta tecnologia e consultoria especializada para o varejo. Se você deseja alugar, conte com a gente!
Veja também: Como atrair mais clientes para o seu restaurante? Saiba o que não pode faltar