O que significa figital?

O que significa figital?

Engana-se quem pensa que, com o grande avanço da tecnologia, o mercado de vendas presenciais ficou para trás ou está condenado a falir. Na verdade, o que vem sendo cada vez mais comum é justamente a união entre o físico e o digital, em estabelecimentos de diversos segmentos. Mas, por acaso, você sabe o que significa figital?

Durante a pandemia do novo coronavírus, foi perceptível o movimento das empresas de se incorporarem ao mundo digital. Afinal de contas, com restrições em relação ao atendimento presencial e até mesmo com proibições de abertura, em alguns lugares, a internet se tornou uma das únicas, se não a única, forma de sobreviver financeiramente.

No entanto, com o retorno quase que 100% das atividades comerciais presenciais, uma dúvida começou a surgir na mente dos empreendedores: e agora, abandonar o físico ou deixar de lado o digital? Esse questionamento, na verdade, acabou sendo solucionado em um estilo de atuação empresarial considerado como ideal nos dias de hoje: o figital.

Neste artigo, você irá saber de uma vez por todas o que realmente significa figital, termo que vem sendo muito bem aproveitado em diversos empreendimentos. Além disso, falaremos também sobre as vantagens de contar com um negócio que trabalha com esse modelo e, também, dar algumas dicas de como fazer essa integração.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

CONFIRA TAMBÉM: Dicas para reduzir os custos na sua loja

Entenda o que é o figital

Por mais que possa parecer um erro de digitação, sublinhado em vermelho na pesquisa do Google, o figital de fato é um conceito utilizado hoje em dia. Ele significa nada mais nada menos do que a união entre dois pilares extremamente importantes para o funcionamento de negócios atualmente: o físico e o digital.

Em uma época em que a internet, os smartphones e computadores já fazem parte de quase 100% do nosso dia-a-dia, não há como negar que o modelo físico já não possui mais a força absoluta que possuía antigamente. No entanto, isso não significa que ele deixou de ser importante. Muito pelo contrário, só precisou se adaptar.

Os modelos de empreendimentos físicos são aqueles mais tradicionais, da década de 60 e 70, em que tudo era feito e vendido de forma presencial e anotado à mão. Já na década de 80, os computadores começam a ser introduzidos na rotina dos negócios, e as vendas de uma maneira geral passam por uma pequena digitalização.

É a partir dos anos 2000, principalmente, com o avanço da internet, que a integração entre o físico e o digital nos negócios começa a surgir. Em suma, trata-se de posicionar o seu empreendimento nesses dois ambientes, de forma que ele não apenas funcione tanto em um quanto em outro como, também, tenha ações conectadas que gerem boas experiências.

Confira um pouco mais sobre o mundo do figital:

1.    Exemplos de figital

Por mais que o conceito possa parecer um tanto quanto estranho, é bastante provável que você já esteja experimentando os efeitos do mundo figital. Afinal de contas, nos dias de hoje, quase todos os empreendimentos, principalmente do setor do varejo, estão integrando esses dois pilares essenciais.

Um exemplo bastante prático de atuação figital é quando você compra um produto pela internet, mas vai retirar na loja de maneira presencial. Isso é bastante comum entre grandes empresas do varejo, mas também está presente em restaurantes, em que você faz a encomenda pelo WhatsApp e vai presencialmente pegá-la.

Outro exemplo básico de figital é a integração de produtos em marketplaces de redes sociais, como o do Facebook, por exemplo. Nestes, você normalmente anuncia um determinado produto, na grande maioria das vezes usado, faz a comunicação por meio do Messenger, telefone ou WhatsApp, e conclui a venda de maneira presencial.

O fato é que todo empreendimento pode, e deveria, estar trabalhando na integração do físico com o digital. Esta união pode estar presente até mesmo em meios de pagamentos, quando você aponta a câmera do celular para um QR Code e faz um PIX, por exemplo, ou quando aproxima o celular da maquininha para quitar a dívida.

2.    Como fazer com que o meu negócio seja figital?

Talvez a maior dúvida da grande maioria das pessoas seja justamente como fazer com que um negócio se torne figital. Ou seja, o que desenvolver e planejar para que o empreendimento possa não apenas funcionar nos ambientes físicos e digitais como, também, que um acabe complementando o outro?

Esse trabalho pode ser feito de diversas maneiras e, na grande maioria das vezes, irá depender justamente da sua área de atuação. Para quem trabalha com a venda de produtos, como um varejo, por exemplo, o figital pode estar no e-commerce com retirada presencial, no agendamento de uma compra por WhatsApp ou até mesmo na disponibilização de um QR Code, na loja, para pagamento via PIX.

Já para uma empresa ou empreendedor prestador de serviços, a união entre o físico e digital pode estar justamente nas relações. Ou seja, na divulgação dos serviços nas redes sociais, no fechamento de contratos e atendimentos via WhatsApp ou Messenger e até mesmo no pagamento online.

Os restaurantes e empreendimentos gastronômicos, por exemplo, são alguns dos que mais se beneficiam desse processo. Afinal de contas, nada melhor do que fazer um pedido prático pelo WhatsApp, seja por atendimento humano ou BOT; escolher o que vai comer em um tablet ou cardápio virtual e fazer um pagamento, sem pegar fila, via PIX.

3.    Quais as vantagens de ter um negócio figital?

Já faz alguns anos que o mundo vem passando por um processo de transição do físico para o digital. No entanto, a pandemia do novo coronavírus fez com que essa “migração” fosse acelerada de maneira inesperada, justamente porque, diante o cenário de contágio, o digital era mais prático, seguro e, em alguns casos, até mesmo a única opção.

Acontece que esse período também fez com que o funcionamento de empreendimentos físicos também fosse mais valorizado. Afinal de contas, algo que o digital ainda não consegue emular com tanta excelência é justamente a experiência de uma compra, serviço ou atividade presencial.

Sendo assim, saiba que as vantagens de se ter um negócio figital envolvem muito o fato de que o mundo não é mais 8 ou 80 em termos de funcionamento. A partir do momento que você trabalha tanto com o físico quanto com o digital, o seu empreendimento está propício a receber muito mais clientes e, então, vender mais também.

Trabalhando com esses dois pilares você poderá atender tanto quem prefere comprar ou contratar presencialmente, quanto quem prefere comprar ou contratar a distância. Além disso, pode construir uma jornada nesse meio tempo de boas experiências para o usuário, fidelizando-o como um cliente.

VEJA AQUI: Como ser uma loja digital?

O figital é praticidade e experiência

E para finalizar, é preciso entender que o figital não é apenas um conceito em alta como também uma aposta certeira é importante. Afinal de contas, ele não está somente firmado no atendimento de um público maior, mas sim no oferecimento de mais praticidade para os clientes e na construção de uma experiência ímpar.

Existem pessoas que querem comprar presencialmente. Existem pessoas que querem comprar pela internet. E, mais do que isso, existem aqueles que mesmo presencial ou à distância, querem usufruir do melhor de ambos os modelos.