Como ser uma loja digital?

Como ser uma loja digital?

Definitivamente foi-se o tempo em que empreender no ramo do comércio fazia com que você estivesse limitado ao seu espaço físico. Com o avanço da internet, se tornou muito mais fácil e prático se tornar um empreendedor, principalmente no setor comercial. Mas, afinal de contas, o que fazer para ser uma loja digital?

Se você, assim como a grande maioria do mundo, passou por um período de isolamento social nos últimos dois anos, certamente já comprou algo em alguma loja digital. Afinal de contas, atualmente é possível encontrar empreendimentos de todos os segmentos que estão inteiramente integrados na internet.

De roupas à livros, de artigos esportivos a equipamentos para computador e home office: existem lojas digitais para todas as demandas possíveis. No entanto, mais do que isso, ter uma loja digital é ter a certeza de que você poderá expandir muito mais o seu alcance, ainda mais quando ele já está consolidado em um espaço físico.

Neste artigo, você irá saber um pouco mais sobre os passos necessários para idealizar uma loja digital nos dias de hoje. Além disso, falaremos também sobre as principais vantagens de fazer com que o seu empreendimento esteja completamente inserido na internet, vendendo e anunciando na web.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

4 passos para você construir uma loja digital

Nos dias de hoje, ter uma loja digital é uma oportunidade gigantesca não apenas para quem já possui um empreendimento quanto para quem está pensando em empreender. Para aqueles que contam com um espaço físico já bem estabelecido, uma loja online pode ajudar e muito a aumentar as vendas e, de quebra, o apreço pela marca.

Já para aqueles que ainda não começaram a empreender, iniciar com uma loja completamente virtual pode ser muito mais fácil. Em alguns casos, pode ser até mesmo o pontapé necessário para que você consiga juntar recursos suficientes para ir em busca de um bom estabelecimento comercial e unir o físico ao virtual.

No entanto, a idealização de uma loja virtual precisa ser muito bem planejada, feita com base em estratégias e estudos. Isso porque estamos falando de um espaço em que a concorrência é muito maior do que os seus vizinhos de rua ou de cidade, ainda mais quando você decide vender para o Brasil inteiro.

Pensando nisso, separamos alguns passos que podem lhe ajudar a abrir uma loja digital e fazer com que o seu empreendimento cresça para além do espaço físico. Quando bem aplicadas, essas ideias acabam sendo cruciais para o sucesso de um estabelecimento comercial inserido no mundo virtual. Confira:

1.    Defina a plataforma

Tendo em mente que você já tem um CNPJ do seu empreendimento, o primeiro passo para idealizar uma loja virtual é justamente definir a plataforma que será utilizada. Escolher o e-commerce correto é crucial para que o seu negócio esteja bem inserido na internet, com um serviço rápido e eficaz.

Atualmente, existem diversas plataformas voltadas para o desenvolvimento e idealização de uma loja virtual. Uma das mais conhecidas é, sem sombra de dúvidas, a Nuvemshop, que trabalha com diferentes planos de assinatura e um sistema que é bastante prático para a administração do empreendedor.

No entanto, antes de escolher uma plataforma, você precisa ficar atento a alguns critérios específicos. Verifique, por exemplo, se a plataforma permite que você cadastre os seus produtos; gerencie os preços dos produtos; gerencie o estoque. Além disso, é importante contar com um site que possibilite a sistematização de entregas, a organização de meios de pagamento e que seja seguro para o cadastro de clientes.

Além disso, saiba que existem três formas de contar com um e-commerce para o seu negócio digital. A primeira delas é optar por uma plataforma gratuita, sendo que estas costumam ser um pouco mais restritivas. A segunda, é pagar um plano para utilizar uma plataforma. E a terceira, é desenvolver o seu próprio site.

VEJA MAIS: Como anunciar um ponto comercial grátis

2.    Escolha o seu meio de pagamento

Outro ponto importante para quem pretende criar uma loja digital é justamente pensar nos meios de pagamento que serão aceitos. Isso porque as compras virtuais não são como as presenciais, em que o consumidor pode simplesmente pagar com notas físicas. É preciso toda uma infraestrutura para receber o pagamento.

Existem diversas tecnologias de pagamentos que podem ser aplicadas em uma loja virtual. Nesse sentido, o mais correto é contratar um profissional capacitado no assunto para desenvolver essa parte, ou optar pelas tantas opções oferecidas por plataformas que sediam e-commerce 's por meio de assinaturas.

De toda forma, uma dica importante é trabalhar não apenas com cartões de crédito e débito como, também, boleto e, principalmente, PIX. Hoje em dia, muitas pessoas estão preferindo fazer suas compras no PIX, o que é muito mais prático e seguro para o consumidor é extremamente útil para o empreendedor.

3.    Defina toda a sua estrutura de entregas

O terceiro passo necessário para montar uma loja digital nos dias de hoje é definir toda a sua estrutura de entregas. Isso porque uma vez que você está inserido na internet, pessoas de todo o Brasil poderão acessar a sua plataforma e tentar comprar os seus produtos. Sendo assim, você precisa saber até onde vai entregar e como.

A começar pelos fornecedores. Antes mesmo de idealizar uma loja virtual você precisa ter em mente quem serão os seus fornecedores, sejam eles de produtos já prontos ou de matéria prima para fabricação. Essa relação precisa ser bem estruturada para que o negócio como um todo possa funcionar.

Além disso, você precisa saber se pretende trabalhar de maneira regional, vendendo apenas para a sua região, estadual ou, até mesmo, para todo o país. Dependendo das escolhas, você poderá trabalhar tanto com um único Motoboy ou entregador como, também, com os Correios e distribuidoras privadas.

É importante que essas questões sejam levadas em consideração para que você possa, por exemplo, definir o valor de frete de acordo com cada região. Afinal de contas, se o preço de uma entrega na mesma cidade é um, certamente o de uma entrega em um estado diferente terá que ser outro - e isso precisa estar explícito na plataforma.

CONFIRA AINDA: Como criar um plano de negócio?

4.    Invista em boas fotos e descrições

E por último, para montar uma loja digital você precisa cadastrar todos os seus produtos - e isso demanda boas fotos e descrições. É importante contar com boas fotografias de seus produtos para que eles sejam atrativos no site, de forma que o cliente se sinta interessado em comprá-lo apenas pelo preço e imagem.

No entanto, ainda assim, a descrição do produto na plataforma também precisa ser completa e minuciosa. Isso é importante para que o consumidor não tenha dúvidas sobre as características do item que está comprando, como o tamanho, o material utilizado, a espessura e por aí vai.

As vantagens de ter uma loja digital

Agora que você já sabe quais são os passos necessários para abrir uma loja digital, talvez esteja se perguntando: quais as vantagens de estar inserido na internet? Não há resposta melhor para essa pergunta a não ser: visibilidade, a principal virtude de se trabalhar na web como um todo.

A loja virtual pode ser uma excelente extensão do seu empreendimento físico e, até mesmo, atrair mais pessoas para o seu negócio. Em suma, trata-se de uma excelente vitrine, em que pessoas de todo o mundo poderão ter acesso aos seus produtos.