Como criar um plano de negócio?

Como criar um plano de negócio?

O fato é que, nos dias de hoje, nenhum empreendimento sobrevive por muito tempo sem um bom planejamento. É preciso definir estratégias e saber administrar o caixa para que a empresa siga sempre crescendo e dando lucros. Mas, afinal de contas, o que é preciso fazer para criar um plano de negócio?

O mundo dos negócios está se tornando cada vez mais disputado, sobretudo por conta das facilidades de atuação no âmbito digital. Muitos empreendimentos físicos estão perdendo espaço por conta de lojas completamente digitais, que surgem a todo momento com propostas interessantes para o consumidor.

Visto isso, é notável que está mais do que na hora dos negócios novos e antigos se adaptarem à realidade e definirem estratégias para crescimento. Isso envolve não apenas a atuação no âmbito digital, mas também, e principalmente, um bom conhecimento do público e da demanda de mercado.

Neste artigo, você irá saber um pouco mais sobre como criar um plano de negócio de sucesso para garantir o crescimento da sua empresa. Além disso, falaremos também sobre a grande importância que é para uma empresa ser guiada por planejamentos e estratégias, e como isso costuma trazer bons resultados.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

Antes de criar um plano de negócio, entenda o que ele é

Antes mesmo de criar um plano de negócio, é extremamente importante que você entenda o que ele é exatamente. Afinal de contas, não estamos falando somente de um objetivo bem definido, visto que isso de nada vale para uma empresa, em termos práticos, quando não se determina o caminho até isso.

O plano de negócio é nada mais nada menos do que um documento que ajuda a situar o seu empreendimento e guiar as suas ações para com ele. Nele, constam informações que ajudam a descrever o que é a sua empresa, assim como os objetivos dela e as ações que terão que ser tomadas para o seu crescimento.

É a partir de um plano de negócio que você verifica se o seu empreendimento é viável ou não. Isso sob diversas perspectivas diferentes como, por exemplo, questões econômicas e até mesmo operacionais. Esse documento será como um norte para a realização de todas as atividades da sua empresa.

No entanto, é importante ressaltar que um plano de negócios não surge de um dia para o outro e, principalmente, não pode ser feito sem dados. Trata-se de um documento que não funciona na base de especulações, mas sim de estratégias que tenham fundamento prático com base naquilo que é a empresa.

Confira algumas dicas de como criar um plano de negócio de sucesso:

1.    Sumário Executivo

Para criar um plano de negócio você precisa entender que o Sumário Executivo é a primeira informação do seu documento, mas a última a ser preenchida. Trata-se de nada mais nada menos do que um resumo, bem estruturado e informado, das principais e mais importantes características do seu empreendimento.

É no Sumário Executivo que você irá incluir a descrição do seu negócio e o diferencial dele; a missão do empreendimento e até mesmo o perfil dos colaboradores. No documento, também deve constar quais serão os produtos ou serviços ofertados, assim como as características dos clientes (quem são, por que compram?).

Vale ressaltar também que nesta parte do documento você deve informar, por exemplo, a localização do seu empreendimento - caso ele tenha um espaço físico. Além disso, definir se irá atuar ou não no âmbito digital, destacar o investimento inicial para funcionamento e questões de enquadramento tributários são essenciais para a etapa.

2.    Avaliação do mercado em que atua

O fato é que um empreendimento de sucesso não sai do papel sem antes saber como anda o segmento onde ele irá atuar. Criar uma empresa do zero sem nem ao menos ter noção do funcionamento do seu setor pode significar o fracasso e a falência de um negócio em pouquíssimo tempo de atuação.

E é justamente por isso que, para criar um plano de negócio, você precisa fazer uma avaliação do mercado em que atua. É nessa parte do documento em que o empreendedor passa a entender melhor o perfil dos clientes e também como funciona a concorrência e os seus diferenciais de uma maneira geral.

Uma boa análise de mercado também deve contar com informações sobre fornecedores, a fim de entender qual a melhor opção. Essa é uma das partes mais cruciais para o sucesso de um empreendimento, justamente porque ajuda a entender melhor a situação da sua empresa em comparação com o mercado.

Vale ressaltar ainda que, nesse tópico, é preciso ser avaliado também a segmentação dos clientes (principais informações sobre o público-alvo); a análise da concorrência (principais informações sobre empresas do mesmo segmento); e avaliação de fornecedores (entender como funcionam e quais mais vantajosos). Tudo isso para uma única etapa do documento.

VEJA TAMBÉM: Marketing digital para empreendedores

3.    Estratégia de marketing

Você provavelmente já ouviu falar no famoso ditado “quem não é visto não é lembrado”, certo? Pois é, essa popular frase tem muito a ver com o mundo dos negócios, sobretudo em uma época em que a atuação na internet e redes sociais pode ser crucial para o sucesso de qualquer empreendimento.

Sendo assim, um dos pontos mais importantes para quem quer criar um plano de negócio é justamente traçar uma estratégia de marketing. Nesse tópico, é preciso entender não apenas o que é o seu produto e quem são os seus consumidores como, também, as melhores formas de descrevê-lo para os seus clientes.

É aí que se começa a pensar nos principais meios de divulgação da sua empresa, de acordo com a realidade e dia-a-dia do público consumidor. Além disso, a estratégia de marketing também ajuda a definir ações pontuais que farão com que o seu produto chegue até o cliente - será pela internet? de maneira física? por meio de anúncios?

4.    Funcionamento prático e financeiro do negócio

E, por último, para criar um plano de negócio de sucesso, você precisa descrever o funcionamento prático e financeiro do seu empreendimento. O primeiro diz respeito ao dia-a-dia da sua empresa, como o processo para venda ou prestação de serviço, quantidade de funcionários, disponibilidade de materiais e prazos com fornecedores.

O outro diz respeito aos gastos da sua empresa, tanto os fixos quanto variáveis, assim como os investimentos necessários para que ela cresça. Trata-se de uma visão bastante prática do negócio, para que ele sobreviva e possa crescer sucessivamente até alcançar o sucesso.

LEIA AQUI: Tudo o que você precisa saber para abrir uma loja

Criar um plano de negócio é essencial para o bem-estar da empresa

Imagine entrar no ramo de tecnologia, nos dias de hoje, sem saber nada sobre o seu público-alvo, os concorrentes e, até mesmo, a situação financeira do país como um todo. É como colocar uma venda e ir para o meio de um tiroteio, sem saber literalmente para onde ir e estar sujeito a tiros a todo o momento.

Abrir uma empresa do zero é algo que exige planejamento, para que o fracasso não seja uma realidade ou questão de tempo. E é justamente por isso que criar um plano de negócio é algo essencial para o bom funcionamento de qualquer empreendimento, independente do setor de atuação.

A partir do momento que você tem um plano de negócio bem estruturado, torna-se mais fácil entender quais ações precisam ser feitas para que sua empresa continue crescendo. Da mesma forma, é possível identificar possíveis problemas e até mesmo formas de se sobressair em meio ao mercado.