Marketing digital para empreendedores

Marketing digital para empreendedores

Você provavelmente já ouviu falar no famoso ditado “quem não é visto, não é lembrado”, não é mesmo? Pois é, nos dias de hoje, com boa parte das pessoas inseridas na internet e nas redes sociais, não estar nesse ambiente pode ser a mesma coisa que não existir. E é por isso que você precisa conhecer estratégias de marketing digital para empreendedores.

O fato da internet ser um espaço gigantesco em que é possível atuar de diversas formas tem pontos positivos e negativos. O lado bom é que você pode traçar diferentes estratégias para diversas plataformas e atingir variados públicos. O negativo é que já existe muita gente fazendo isso, então é preciso encontrar formas de se destacar.

E uma das formas para se destacar no ambiente digital e atingir o público-alvo certo é justamente através do marketing digital. Um conjunto de ações e pesquisas no âmbito da internet pode contribuir e muito para que você consiga direcionar todas as suas ações de maneira mais assertiva.

Neste artigo você irá aprender um pouco mais sobre a importância de adotar estratégias de marketing digital para empreendedores. No ramo imobiliário, por exemplo, estar inserido na internet da maneira correta é imprescindível para que o seu negócio tenha maior visibilidade e, logo, consiga fechar ainda mais acordos.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

Qual a importância do marketing digital para empreendedores?

Para fazer com que o seu negócio esteja bem inserido nas redes sociais e na internet como um todo, infelizmente não basta apenas produzir um bom conteúdo. Isso porque, se não houver planejamento para as ações do seu negócio no ambiente digital, ele muito provavelmente não chegará ao público desejado.

Sendo assim, a importância do marketing digital para empreendedores está justamente no fato de reunir uma série de ações que ajudam a posicionar o seu negócio da melhor forma possível no mundo online. Ou seja, adotar estratégias que de fato façam com que a sua marca se consolide nas redes sociais, sites e outras plataformas.

Basta pensar que, nas redes sociais, por exemplo, estão inseridos os mais variados tipos de pessoas. No entanto, não são todas essas que irão se interessar a comprar um imóvel, não é mesmo? Afinal de contas, nem todas possuem o perfil de serem maiores de idade ou estarem em fase de procurar por uma residência.

O marketing digital então irá lhe ajudar a identificar o seu público-alvo dentro das redes sociais e, também, as melhores formas de chegar até ele. Da mesma forma, as estratégias utilizadas para isso também envolvem ações que visam chamar a atenção do consumidor e fazer com que ele se torne, de fato, um cliente.

O marketing digital para empreendedores não serve somente para grandes negócios

A grande maioria das pessoas acredita que o marketing digital para empreendedores é uma estratégia válida apenas para os grandes negócios. No entanto, não seria nenhum absurdo afirmar que essas práticas são tão importantes quanto para os pequenos empreendimentos, visto que são neles em que os efeitos costumam ser maiores.

Isso porque uma grande empresa, em teoria, já está de certa forma consolidada no âmbito online e offline. Já os pequenos empreendimentos nem sempre estão bem inseridos no mundo digital, e as estratégias de marketing, nesse sentido, podem abrir portas que resultem em um maior número de vendas e consolidação de público.

O uso de estratégias de marketing digital em médios e pequenos empreendimentos é, hoje em dia, essencial para o crescimento de um negócio. Ações do gênero podem contribuir e muito para dar mais visibilidade à empresa, fazendo com que mais pessoas conheçam e se interessem pelo seu trabalho.

No âmbito da venda e aluguel de imóveis, por exemplo, os efeitos são ainda melhores. Isso porque estamos falando de um segmento de mercado que é muito visual, em que muitas vezes precisa chamar a atenção visualmente para ser vendido. Sendo assim, combina muito bem com a dinâmica das redes sociais - peça central para as ações de marketing.

VEJA AINDA: 9 Dicas para expandir sua loja e faturar mais

Aplicando marketing digital para empreendedores

Trabalhar com o marketing digital para empreendedores é como seguir um roteiro, mas ter liberdade o suficiente para tomar algumas decisões. Isso porque as estratégias adotadas nesse ramo não são nenhuma fórmula mágica, mas possuem uma base que ajuda e muito a construir uma boa imagem de negócios na internet. Confira alguns passos:

1.    Definição de persona

O primeiro passo para se aplicar uma boa estratégia de marketing digital para empreendedores é definir uma persona para o seu negócio. Quando falamos em persona, estamos nos referindo ao chamado “cliente ideal”, aquele que tem maior chance de se interessar pela sua empresa e adquirir o seu produto.

Sendo assim, é importante realizar uma pesquisa para definir as principais características das pessoas que se interessam pelo seu negócio. Como é o comportamento dessas pessoas nas redes sociais, o que elas gostam de ver e consumir, o que lhes atrai a ponto de levar ao fechamento de uma compra.

Para isso, é preciso entender, por exemplo, quais são os desejos do seu cliente ideal, suas dores e até mesmo aquilo que ele precisa e não sabe - uma nova demanda. Isso irá lhe ajudar e muito a conseguir direcionar com maior assertividade as suas ações nas redes, a ponto de que todas as suas publicações chamem a atenção desse tipo de pessoa.

Em uma imobiliária que trabalha com o aluguel de imóveis, por exemplo, é preciso entender como os clientes se comportam. Ou seja, qual a idade desse público, porque eles preferem alugar um imóvel, quanto tempo costumam ficar no imóvel e até mesmo quais as suas aspirações financeiras.

2.    Planejamento de ações

Em uma estratégia de marketing digital para empreendedores é preciso que haja o planejamento de ações. O marketing online aproveita de um conceito chamado de funil de vendas, em que as etapas de um negócio envolvem desde a atração do possível consumidor até a conclusão de um negócio.

Sendo assim, é preciso desenvolver o tipo de conteúdo certo para cada uma dessas etapas, através de um planejamento de ações. A atração de consumidores pode ser feita, por exemplo, através de posts em blogs e redes sociais com o auxílio de palavras chaves que chamem a atenção do usuário e permitam um melhor ranqueamento no Google.

Já o momento de conversão, que é quando você faz com que o usuário se sinta atraído o suficiente para querer agir sobre o seu negócio, envolve outras ações. O uso de formulários, botões para ação e até mesmo cadastros para contatos são algumas das estratégias adotadas nesta fase.

Depois, é preciso trabalhar no fechamento do negócio, através de estratégias na internet que venham fortalecer uma boa experiência ao usuário. Lembre-se que não é porque a venda foi consolidada que a sua relação com o cliente acabou. É importante fidelizá-lo, demonstrando que ainda preza pela sua ação.

VEJA MAIS: 10 perfis do empreendedor brasileiro

No mercado imobiliário, o Marketing Digital é um passo para o crescimento

Se no século passado as pessoas precisavam ir presencialmente até um imóvel para se interessar de fato por ele, hoje em dia a situação é completamente diferente. Os sites, blogs e redes sociais são o principal contato inicial que um cliente terá em relação a uma residência, por meio de fotos e vídeos do local.

No entanto, a concorrência costuma ser alta e é preciso se diferenciar. Sendo assim, saiba que, no mercado imobiliário, o marketing digital para empreendedores é um passo para o crescimento. É a forma de fazer com que os seus imóveis sejam mais reconhecidos e cheguem ao público que realmente irá se interessar por ele.