Quais os melhores bairros comerciais de São Paulo? Confira LISTA COMPLETA

Quais os melhores bairros comerciais de São Paulo? Confira LISTA COMPLETA

Se você está pensando em procurar um ponto comercial para alugá-lo, com certeza uma das dúvidas que podem ter passado ou que ainda passam na sua cabeça é: qual é o melhor local para fixar o meu estabelecimento?

A resposta para essa questão poderá depender de vários fatores, como, por exemplo, qual é o tipo de negócio que você deseja abrir, se o local atende ao seu público-alvo, qual é o seu teto de gastos máximo no mês, dentre outros.

No entanto, os bairros comerciais costumam ser apontados como os melhores locais para abrir um negócio, justamente pelo fato de serem um local propício para o comércio, com um fluxo de pessoas normalmente alto. Por isso, hoje você confere quais são os melhores bairros comerciais de São Paulo.

Bairro industrial, residencial e comercial: quais as diferenças?

É importante entendermos que há diferentes tipos de bairros, como o industrial, residencial e o comercial, cada um adequado a um tipo de planejamento diferente.

O bairro industrial é caracterizado pelo desenvolvimento de uma região, tendo sido considerados fortes durante o século XX, embora, atualmente, não haja a presença de tantos vestígios fabris como antes.

O bairro residencial, por sua vez, é marcado por ser um bairro com maior número de moradias e poucos pontos comerciais. Normalmente, os comércios que existem são farmácias, padarias e mercados de menor porte.

Já o bairro comercial apresenta uma alta porcentagem de prédios empresariais e de comércios, como restaurantes, shoppings, hipermercados e grandes redes de lojas. A localização dos bairros comerciais costuma ser no centro das cidades. 

Veja também: Quais os melhores bairros industriais em SP para alugar ponto comercial?

Qual a vantagem de um bairro comercial para o meu negócio?

Se você pensa em abrir um negócio, o bairro comercial pode apresentar mais vantagens do que os outros dois tipos. Uma das razões para isso é que, no bairro comercial, já há um grande fluxo de pessoas, devido à presença de outros comércios e empresas.

De acordo com empresas líderes no setor comercial, a estimativa é de que ocorra um evento a cada 6 minutos nos bairros comerciais de São Paulo. A capital, responsável por alocar o maior parque hoteleiro do Brasil, também foi indicada, em 2023, pela America Economia, como o melhor município para se fazer negócios, em toda a América Latina.

Uma outra vantagem é que a capital é igualmente considerada como a mais atrativa para investimentos a nível nacional, o que gera uma grande procura, por parte de empreendedores, por pontos para alugar, especialmente nos bairros comerciais.

Quais os melhores bairros comerciais de São Paulo?

Vila Olímpia

Para quem está procurando por novas oportunidades para investir no comércio, o bairro Vila Olímpia pode ser uma das melhores opções. Ele se trata de um bairro mais novo e conta com uma grande movimentação de pessoas.

O bairro comercial de Vila Olímpia é reconhecido como um dos mais glamourosos de São Paulo. Portanto, atrai uma quantidade considerável de pessoas com alto valor aquisitivo.

Isso faz com que o valor cobrado do aluguel possa ser maior do que em outros bairros de São Paulo, no entanto, pode valer a pena.

Pinheiros

O bairro de Pinheiros é um dos mais populares de São Paulo, por ser considerado um bairro nobre, na Zona Oeste da capital. Detentor de grande sofisticação, a vida gastronômica e cultural do lugar são focos da região.

Além disso, é igualmente um dos bairros mais antigos da cidade, e é fácil encontrar lojas antigas ou galerias de arte. A acessibilidade é fácil, pois conta com linhas de metrô e de ônibus que passam pelo local. 

O bairro conta com ruas dedicadas ao comércio e aloca empresas de variados segmentos, como a Sabesp, Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, e a Editora Abril. No local há também um dos primeiros shoppings do Brasil, o Iguatemi.

Itaim Bibi

Trata-se de um bairro mais nobre, responsável por alocar empresas de tecnologia, como o Facebook e o Google. 

Além de um grande número de empresas, o bairro também conta com grande quantidade de restaurantes e hamburguerias, o que contribui para uma vida noturna mais badalada na região.

Assim, o trânsito de pessoas é notável, de manhã, de tarde e de noite. Não há, no entanto, linha de metrô que leve diretamente para esse bairro.

Consolação

Trata-se de um dos bairros mais tradicionais de São Paulo, fundado em 1779. A mobilidade para chegar ao bairro é boa, uma vez que há diversas linhas de ônibus que passam pela Consolação. Se você deseja chegar de metrô, as linhas Verde e Amarela podem te servir.

O bairro fica próximo da Rua Augusta e da Avenida Paulista, o que faz dele um ponto indicado para comércios no segmento de gastronomia, por conta da vida noturna agitada e população diversa.

Brooklin

O bairro Brooklin conta com uma grande variedade de empresas e de instituições, nacionais ou internacionais. É um bairro próximo do Transamérica Expo Center, um dos maiores centros de convenções do país.

No Brooklin a empresa pode ter uma inserção profunda no mundo corporativo.

Jardins

O bairro de Jardins possui os principais restaurantes da capital. É uma região valorizada e que costuma ser frequentada por pessoas com maior poder aquisitivo, por ser perto da rua Oscar Freire e possuir lojas de grife.

Os comércios e serviços da região são reconhecidos pela alta qualidade no atendimento, sendo considerado um dos melhores bairros comerciais de São Paulo dependendo do segmento da sua empresa.

Vila Andrade

O bairro de Vila Andrade tem apresentado um crescimento considerável nos últimos anos, em particular no segmento da gastronomia. 

Além dos restaurantes e lanchonetes, a região também conta com a forte presença de salões de beleza. Outro setor que tem ganhado destaque é o de lojas de materiais de construção.

A expectativa é de que a Vila Andrade continue em crescimento ao longo das próximas duas décadas. Na região, encontram-se a comunidade de Paraisópolis e o bairro nobre de Panamby.

Vila Madalena

Um dos bairros mais agitados que existem em São Paulo, localizado na Zona Oeste. Costuma ser apontada como uma das áreas preferidas por quem faz parte do setor administrativo, especialmente devido ao alto número de hóteis.

É um local que conta com linha de metrô e que é reconhecido pela vida boêmia. Assim, se você pensa em abrir um bar, essa pode ser uma boa opção.

Quer encontrar o melhor local? Conte com a Place2B!

A escolha de um ponto ideal para o seu negócio é fundamental para o sucesso ou fracasso do estabelecimento. É preciso escolher a partir de uma análise do local, do seu público-alvo, da possível concorrência ao redor e dos seus objetivos com o seu estabelecimento.

Se você procura ajuda para encontrar o melhor local para o seu negócio, saiba que você pode contar com a Place2B! Com a nossa plataforma você pode encontrar o espaço ideal para o seu negócio sem precisar sair de casa.

Nossa empresa é focada em assegurar um processo simplificado e rápido, e para isso contamos com visita digital de alta tecnologia e consultoria especializada para o varejo. Se você deseja alugar ou anunciar um local, conte com a gente!

Veja também: Como atrair mais clientes para o seu restaurante? Saiba o que não pode faltar