Dicas para reduzir os custos na sua loja

Dicas para reduzir os custos na sua loja

Ter controle sobre as suas economias é algo essencial para qualquer pessoa, mas ainda mais para um empreendedor. Fazer com que o seu empreendimento dê o máximo de resultados com o mínimo de gastos possível é uma tarefa importante, porém difícil. E é por isso que você precisa conhecer algumas dicas para reduzir os custos da sua loja.

Quem possui um estabelecimento comercial sabe o quão trabalhoso é organizar todas as despesas básicas do ambiente. Afinal de contas, não é somente água e luz, é preciso considerar também o aluguel, a internet, o serviço de segurança e, muitas vezes, outras tantas questões importantes para o funcionamento da loja.

No entanto, por mais que você conte com uma série de despesas fixas obrigatórias, saiba que ainda assim é possível reduzir os gastos totais. Para isso, é preciso tomar uma série de medidas, as quais podem apresentar resultados a pequeno, médio ou longo prazo, mas que certamente serão importantes para a saúde financeira do seu negócio.

Neste artigo, você irá conferir algumas das principais dicas para reduzir os custos na sua loja, independentemente do segmento de atuação. Além disso, falaremos também sobre a importância de conhecer muito bem as suas despesas, uma por uma, para então iniciar o processo de economia que pode dar um up nas suas finanças.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

5 dicas para reduzir custos na loja e melhorar a saúde financeira do seu negócio

Com a alta da inflação e o preço de muitas coisas básicas indo para as alturas, muitos empreendedores estão buscando economizar ao máximo com o funcionamento dos seus negócios. A dúvida, no entanto, é sobre até onde é possível poupar dinheiro sem interferir na qualidade do serviço que está sendo oferecido.

Reduzir custos na loja, independentemente de qual for o segmento, definitivamente não é uma das tarefas mais fáceis do mundo. Primeiramente, você precisa ter ciência, e anotar, todas as suas despesas básicas e outras igualmente importantes, assim como a média dos últimos meses para entender se são valores aceitáveis ou não.

Somente depois de uma análise minuciosa desses dados é que é possível começar a ir atrás de soluções mais econômicas. Muitas vezes, a economia está na troca de um aparelho específico ou, até mesmo, na mudança de hábito sobre como determinados itens são utilizados dentro da sua loja.

Pensando nisso, nós separamos para você uma lista com as 5 principais dicas para reduzir custos na loja e melhorar a saúde financeira do seu empreendimento. Em suma, tratam-se de itens que podem ser aplicados em negócios de diferentes áreas de atuação, com resultados importantes em termos econômicos. Confira:

1.    Faça uma avaliação do seu regime tributário

O regime tributário de uma empresa é o que vai definir os tipos, e muitas vezes o montante, de impostos que serão cobrados daquele CNPJ. Acontece que, não é porque a sua empresa se encaixa em um determinado regime hoje que daqui alguns meses ou anos ele continuará o mesmo, afinal de contas, a arrecadação pode mudar.

Sendo assim, saiba que uma das dicas para reduzir os custos na sua loja é justamente fazer uma avaliação do seu regime tributário. É preciso verificar se ele realmente condiz com o tanto que a sua empresa arrecada, mensalmente e anualmente, para que você não esteja pagando impostos a mais e sem necessidade.

Muitos donos de médias e pequenas empresas acreditam que optar pelo regime tributário Simples irá resultar em uma maior economia mensal para o negócio. Acontece que, mesmo para os empreendimentos que se encaixam nesse porte, nem sempre esse tipo de tributação é o mais favorável em termos econômicos.

CONFIRA TAMBÉM: 9 vantagens de alugar uma loja em uma galeria comercial 

2.    Estoque bem planejado

O erro de muitos empreendedores, sobretudo aqueles que trabalham com varejo, é dar a mesma importância para dois produtos completamente diferentes. Sendo assim, compram a mesma quantidade de unidades de itens variados, sendo que um é vendido com muito mais frequência e, o outro, somente uma vez ou outra.

Isso pode estar fazendo com que você esteja não apenas perdendo dinheiro como, também, deixando de ganhar dinheiro. E é justamente por isso que uma das dicas para reduzir custos na sua loja é ter um estoque bem planejado, com a quantidade de produtos que esteja de acordo com a demanda.

Uma regra bastante básica para determinar o seu estoque é ter mais unidades de produtos que possuem um giro maior. Sendo assim, se o item A costuma ser vendido cerca de 100 vezes por semana, obviamente ele precisa estar presente em maior quantidade no estoque do que um item B que é vendido somente 30 vezes por semana.

3.    Negocie com os seus fornecedores

Outro erro comum cometido normalmente por empreendedores de primeira viagem é aceitar a primeira proposta que surge de fornecedores. Sendo assim, no anseio de começar a vender e lucrar logo, muitas vezes acaba ficando sem margem para negociação ou até mesmo noção de preços para compra de insumos.

Sendo assim, saiba que uma das dicas mais importantes para reduzir os custos na sua loja é saber negociar com os fornecedores. É preciso colocar na balança todas as questões referente a qualidade e preço, e conversar com diferentes pessoas, para encontrar uma solução que seja financeiramente mais acessível e de excelente qualidade.

Além disso, é possível renegociar os preços com os fornecedores na medida em que você vai se tornando um comprador assíduo do mesmo. Uma dica, para quem está começando a empreender e busca economizar um pouco mais, é justamente buscar dicas e orientações de empresários que possam lhe apontar um bom fornecedor.

4.    Se livre de eletrodomésticos antigos e que não são utilizados

O fato é que economizar com a conta de energia de um empreendimento pode ser uma tarefa mais fácil do que parece. Muitas vezes, o que faz com que a conta de luz do seu estabelecimento comercial esteja indo para as alturas é justamente o mau funcionamento de um eletrodoméstico antigo, como uma geladeira por exemplo.

Sendo assim, uma das dicas para reduzir custos na sua loja é justamente se livrar de eletrodomésticos muito antigos e que estejam consumindo energia em excesso. Isso não se aplica somente a geladeiras como, também, ares condicionados, computadores e até mesmo a própria iluminação do local.

Além disso, se for o caso, durante a noite, lembre-se de deixar todos os equipamentos desligados e fora da tomada. Vale ressaltar ainda que, muitas vezes, o simples investimento em um aparelho eletrônico mais novo e econômico pode ser o suficiente para reduzir e muito a conta de luz do seu empreendimento.

5.    Considere terceirizar alguns serviços

E para finalizar a lista de dicas para reduzir os custos na sua loja, comece a considerar terceirizar alguns serviços do seu empreendimento. Muitas vezes perdemos muito tempo fazendo algum processo que poderia ser feito por terceiros, com igual ou maior qualidade, e nos trazer um retorno muito maior.

CONFIRA TAMBÉM: Como fazer pagamento com PIX na sua loja

Para reduzir custos na loja, você precisa ter paciência

É preciso entender que para reduzir custos na loja você precisa ter paciência, para encontrar os pontos que podem ser economizados, primeiramente. Afinal de contas, será necessário fazer renegociações, encontrar eletrodomésticos que estão gastando mais e muitas vezes mudar o hábito de consumo por si só.

Sendo assim, entenda que muitas vezes a economia com os gastos não vai vir de uma hora para a outra. Às vezes leva semanas ou meses para, realmente, os resultados serem interessantes para o seu bolso.