10 motivos para investir em um store in store

10 motivos para investir em um store in store

Com o passar do tempo, vão surgindo diversos modelos de negócio. Existem alguns motivos para isso, como atender melhor os clientes e também evitar custos exagerados, principalmente com aluguéis. Um destes modelos é o store in store, em que uma loja é instalada dentro de outra já existente e passa a contar com um público ativo já no local. Conheça os motivos para investir em um store in store.

Há razões bem interessantes para fazer esse tipo de escolha e uma delas é a redução de custos. São itens que aprofundaremos a seguir, mostrando porque este conceito vem ganhando força ao longo dos últimos anos, beneficiando as duas partes envolvidas.

Algo que tem ganhado bastante destaque recentemente é o cooperativismo entre as empresas. Uma prestando serviços que podem auxiliar no que é desenvolvido em outra, e isto faz com que mais clientes sejam atraídos para o mesmo espaço. É um modelo em que todos saem ganhando.

O que é store in store?

O conceito de store in store é basicamente uma loja que funciona dentro de outra. É interessante pelo fato de economizar com o custo de aluguel, além de já contar com um espaço disponível, onde pessoas frequentam. Isto poderá auxiliar no desenvolvimento de ambos os comércios, principalmente nos primeiros meses, quando as pessoas ainda não tiverem conhecimento da nova loja.

Este modelo de negócios ainda é novo no Brasil, mas números mostram que vem crescendo nos últimos anos e poderá ser uma tendência em breve. Em outros países, como nos Estados Unidos e em potências europeias, já passou a ser comum. Além dos shoppings e hipermercados, livrarias e postos de combustível são outros estabelecimentos que podem fazer parte deste estilo.

É preciso saber onde instalar a sua loja e é necessário que exista uma sinergia entre a loja que recebe outra e aquela que se instala. O modelo store in store funciona perfeitamente quando os produtos comercializados servem para ampliar o mix já oferecido pela principal.

Em alguns casos, é possível que a menor delas comece a atrair clientes para a principal. Um bom exemplo que podemos dar é caso de cafés instalados dentro de livrarias, nestes casos, se a bebida e os alimentos forem bons, algumas pessoas podem ir até lá para isso e comprarem algum livro na sequência.

Confira abaixo os principais motivos para investir em um store in store:

1. Economia de custos

A questão financeira é uma das que devem ser pensadas para abrir uma loja dentro de outra. Custa muito menos dividir espaço com um estabelecimento já existente e consolidado do que alugar um ponto comercial dentro de um shopping ou de um hipermercado. Além disso, atuando desta maneira é possível até mesmo economizar com funcionários e outras despesas.

Até mesmo os gastos com energia elétrica tendem a ser menores, já que a conta poderá ser dividida com a empresa hospedeira. Mas, o principal mesmo é relacionado com o aluguel, que pode ser combinado com a loja que passará a receber outra.

Sabemos que não é fácil ser empreendedor no Brasil, existem muitos tributos e taxas que são cobradas das empresas e é preciso evitar ao máximo as despesas. Optando pelo modelo store in store, alguns recursos poderão ser economizados.

2. Fluxo elevado de pessoas

Muitas lojas, principalmente quando são novas, podem sofrer com a falta de clientes. Acontece que muitas pessoas ainda não sabem que o seu negócio existe e por isso não vão até ele. A localização também pode comprometer o fluxo de pessoas que passam por sua loja todos os dias.

Dependendo da loja escolhida para o store in store, é possível que centenas ou até milhares de pessoas frequentem diariamente. Isto não quer dizer que todas elas passarão a ser seus clientes, mas podem sim dar uma conferida nos produtos comercializados no seu estabelecimento.

Fato é que quanto mais pessoas passarem pelo espaço onde está a sua loja, mais chance existe que alguma delas faça compras. Sempre que possível é interessante optar por instalar comércio em locais e regiões movimentadas, os hipermercados, por exemplo, são ótimos para isso, já que possuem o seu próprio público.

3. Motivos para investir em um store in store: É possível abrir uma franquia

O modelo store in store sai bem mais barato do que outros convencionais, já que o aluguel e outros custos podem ser negociados diretamente com os proprietários da loja hospedeira. Desta forma, algumas franquias têm operado em conjunto com grandes redes, oferecendo serviços para compor o mix dessas lojas.

Uma opção é negociar a compra de uma destas franquias, passando a atuar com um modelo de negócio consolidado e operando com uma bandeira já conhecida. Cada uma delas possui suas diretrizes bem definidas, funcionando em parceria com estabelecimentos, que podem ser livrarias, hipermercados ou mesmo lojas do varejo.

4. Solução contra o comércio online

O comércio online é um dos que mais cresce, pois as pessoas não querem mais sair de casa para fazer compras. Pela internet, os clientes conseguem ter acesso aos mais variados tipos de produtos. Isto é interessante pelo lado dos consumidores, mas não para quem é empreendedor, que passa a ter uma concorrência forte.

Pensando nisto, com o store in store é possível aproveitar o público que vai para a loja hospedeira. Neste modelo é possível economizar entre 20% e 30% se comparado com as lojas únicas, além de aumentar a lucratividade. É necessário prestar atenção em qual é o público da loja principal, para que o negócio seja bem-sucedido.

5. Sistema de cooperação com store in store

Na maioria dos casos, o store in store funciona muito bem quando existe cooperação entre a empresa que recebe e aquela que se instala no ambiente. Isso acontece principalmente quando existe uma pesquisa básica antes de fechar o negócio, já que desta forma é possível identificar se os clientes são parecidos e buscam produtos dos dois estabelecimentos.

A partir deste conhecimento prévio, é possível que as duas lojas sejam parceiras, o que é bem interessante. Além dos outros motivos que já citamos por aqui, como a economia de custos e a maior facilidade para fisgar clientes, a boa relação é importante.

A sinergia é um dos motivos para investir em um store in store, já que é um modelo de negócio apropriado para enriquecer o mix de produtos já oferecidos por uma loja.

6. Motivos para investir em um store in store: Infraestrutura

Este ponto entra em conjunto com alguns que apresentamos por aqui. Optando pelo modelo de store in store a sua loja sai ganhando com relação a infraestrutura. Isto porque a principal, aquela que receberá a sua, já contará com um espaço adequado para isso.

Se for um hipermercado, por exemplo, é possível se instalar em diferentes pontos, já contando com boa iluminação e com outros fatores interessantes que contribuem para isso.

Possivelmente será necessário fazer investimento em algumas adequações, para que fique de acordo com o seu gosto. Ainda assim, a infraestrutura já disponível no local, é um facilitador.

7. Não precisa se preocupar com estacionamento

Quando o assunto é a escolha de um ponto comercial, um dos tópicos que deve ser levado em consideração é a existência ou não de um estacionamento. Este é um dos fatores que serve para atrair clientes, muitos inclusive desistem de ir até lojas que possuem difícil acesso.

Quando o modelo é store in store, essa preocupação é bem menor. Assim, é possível optar pela escolha de uma parceira que conte com estacionamento, ou seja, os clientes não terão essa reclamação para fazer.

Outra questão é que nem sempre os clientes irão até a sua loja apenas para fazer compras nela, então esse cuidado de ter estacionamento não é tão importante.

8 – Mais visibilidade para sua loja

Os três últimos tópicos reservamos para pessoas que possuem grandes lojas e pretendem abrir espaço para novos investidores. Neste caso, apostando neste segmento de negócio, a sua loja passa a ter mais visibilidade. Isso acontece porque o mix de produtos fica mais rico.

Uma das grandes vantagens para os empreendedores é que eles conseguem disponibilizar aos clientes mais alternativas, sem a necessidade de se preocuparem com a contratação de funcionários, já que esta será uma responsabilidade das lojas. Algumas pessoas podem optar em ir até a sua loja, em vez de outras, por conter essa variedade extra de produtos.

O modelo de negócios store in store é excelente para ser aplicado em comércios como livrarias, hipermercados, cafés, farmácias e outros negócios. É um estilo que tem se tornado cada vez mais vantajoso no Brasil, para as duas partes envolvidas.

9 – Motivos para investir em um store in store: Comodidade para os clientes

O conceito de store in store é válido para ambientes que possuem metragem superior a 200m², já que os menores do que isso podem oferecer desconforto aos clientes. O ambiente precisa ser adequado para receber outra loja, proporcionando o clima de cooperação que mencionamos por aqui.

Quando o cliente vai até a sua loja e encontra os produtos que está acostumado a ver, mas percebe que também há outras alternativas, isso dá mais comodidade. É possível que ele aproveite para fazer compras que não havia planejado quando saiu de casa.

Isso ajuda a engajar mais pessoas e dá a sensação de encantamento. Parece que a sua loja é maior do que realmente é. Além disso, ter uma loja dentro dela pode fazer com que a própria hóspede traga clientes para a principal.

10 – Store in store é um mercado que está crescendo

Se você não ficou convencido com os motivos para investir em um store in store que apresentamos acima, saiba que este mercado, o de store in store, continua evoluindo. Nos últimos anos ele tem crescido no Brasil, e se vem avançando, é porque dá certo.

Em 2018 cresceu 0,04% e em 2017 o avanço foi de 0,03%. Os números podem não ser tão altos, mas a tendência é que sejam maiores nos próximos anos. Grandes empresas estão abrindo as suas portas para novas, percebendo que esta é uma oportunidade de lucrar mais, de diferentes maneiras.

Outro fator é que cada vez mais franquias vem abrindo esse tipo de negócio. Podemos destacar Giraffas e Spoleto, por exemplo, que já contam com parcerias fixas, onde podem ser instalados.

Agora que você já sabe tudo sobre store in store, é só acertar na locação do quiosque ou mesmo da loja. E a Place2b aparece como uma das melhores alternativas para isso. Contamos com espaços nos mais variados ambientes, desde shopping centers até hipermercados, locais que certamente vão ajudar o seu comércio.