Como escolher o ponto comercial perfeito? Veja quais fatores considerar

Como escolher o ponto comercial perfeito? Veja quais fatores considerar

Antes de abrir um negócio, o empreendedor deve pensar em diversas questões, dentre elas, a respeito do ponto comercial ideal para o seu estabelecimento. 

Isso porque a escolha de um ponto comercial é um dos fatores que pode terminar o sucesso ou o fracasso de um comércio, já que um bom negócio, caso esteja em uma localização ruim ou inadequada para ele, poderá não atrair os clientes. 

É comum que muitos empreendedores se sintam perdidos sobre quais são os fatores que eles devem considerar antes de fixar a localização do seu comércio. Para auxiliar este grupo, na matéria você confere nossas dicas.

O que é um ponto comercial?

Ao montar um negócio e fixá-lo em um determinado lugar na cidade, os clientes ou potenciais clientes podem passar a ver aquela região como o lugar em que o seu comércio está, ou seja, ele pode se tornar um ponto de referência.

É importante ter em mente que o ponto comercial não é somente o endereço da empresa ou do negócio, mas, sim, uma referência que as pessoas utilizam quando precisarem dos serviços ou produtos oferecidos pelo seu negócio.

Em outras palavras, o ponto comercial nada mais é do que um conceito que associa a localização física de um estabelecimento com a reputação construída com a população, que pensa no seu comércio como referência.

Isso quer dizer que a escolha de um ponto comercial é complexa: ela vai além da localização mais adequada, pois também está associada à qualidade do serviço oferecido e do tempo em que o comércio passou naquele local: quanto mais o estabelecimento se fixar naquele lugar, melhor poderá ser a referência que as pessoas terão dele.

Veja também: Quais os melhores bairros industriais em SP para alugar ponto comercial?

Quais são os erros comuns na hora de escolher o local?

Na hora de escolher o ponto comercial, muitos empreendedores podem pecar pela falta de planejamento. É ideal ter um plano antes de escolher o ponto, tendo em mente os objetivos e metas que a empresa deseja atingir.

Dito isso, é importante evitar que a ansiedade fale mais alto e que a escolha do ponto seja feita às pressas. Fixar o seu comércio em determinado local demanda tempo, burocracia e investimento, portanto, é algo que deve ser feito estrategicamente. 

Com isso, é necessário pensar não apenas no gasto com o aluguel ou com a compra do lugar, mas deve-se levar em consideração, também, outros gastos, como os de manutenção, documentação, se há necessidade de reformas, dentre outros.

Como escolher o ponto comercial perfeito?

Conheça o seu público-alvo

O seu ponto comercial deve estar onde o seu público-alvo está. Defina, primeiramente, qual será o seu público-alvo. Para isso, você pode usar os parâmetros de idade, gênero, faixa etária, renda média, potencial de consumo, dentre outros. 

Em seguida, confira em quais regiões o seu público-alvo está em maior concentração. Por fim, procure por pontos comerciais nestas regiões.

Considere o orçamento da empresa

Os gastos com o ponto comercial devem ser acessíveis para o orçamento da empresa. De nada adianta procurar por locais em regiões cujos preços sejam muito elevados, pois isso poderá comprometer a saúde financeira do comércio. Assim, lembre-se de associar as regiões mencionadas acima com o orçamento disponível da empresa.

Identifique se o local é acessível

Os clientes precisam ter acesso fácil ao seu comércio, do contrário, eles podem se afastar do seu estabelecimento. Verifique se no local há rampas que permitam aos clientes chegarem à sua loja com facilidade. 

Além disso, opte por estabelecimentos que estejam ao nível da rua e que permitam uma visualização da vitrine. Isso porque na vitrine você poderá divulgar promoções, por exemplo, o que pode atrair clientes em potencial.

Portanto, busque saber se há obstáculos físicos ou visuais que podem impedir as pessoas de ter um acesso facilitado ao seu comércio.

Verifique o fluxo de pessoas na área

Um estabelecimento localizado em uma área com maior movimentação de pessoas pode atrair mais clientes em potencial. Logo, o seu ponto comercial pode estar próximo de pólos geradores de tráfego, como é o caso de hipermercados, shoppings, bancos, faculdades, dentre outros.

Contudo, é necessário pensar se o fluxo é adequado ao seu público-alvo. Isso porque se você possui uma loja que funciona somente até às 18 horas, por exemplo, pode não ser benéfico se localizar em uma região cujo maior fluxo ocorre apenas no período da noite.

Pense na segurança

Considerar a segurança da região é um fator essencial, já que se for uma área perigosa, isso poderá afetar o fluxo de pessoas. Além disso, em uma área insegura o seu próprio ponto comercial poderá estar em risco.

Confira se há concorrentes

Se na região em que você pensa em abrir o seu negócio há um grande número de concorrentes, isso pode ser prejudicial para o crescimento da sua empresa, considerando que ela poderá ser a mais nova naquele nicho no local. Portanto, antes de alugar ou comprar, é importante fazer o levantamento de concorrentes. 

Verifique se a área pode crescer

O crescimento da região é um fator que pode afetar o sucesso do seu ponto comercial. Caso a área tenha potencial para crescer, isso significa que mais pessoas poderão transitar naquele local, alterando o fluxo da população.

São exemplos de áreas em crescimento: regiões em que novas construções estejam sendo feitas, regiões que estão em planos da prefeitura para melhoria, como com a construção de terminal de ônibus ou de estação de metrô, regiões em que grandes comércios e estabelecimentos, como shoppings e faculdades, e mais.

Como um dos primeiros passos é encontrar o melhor local para o seu negócio, confira os imóveis disponíveis para locação na Place2B! Com a nossa plataforma você pode encontrar o espaço ideal para o seu negócio sem precisar sair de casa.

Nossa empresa é focada em assegurar um processo simplificado e rápido, e para isso contamos com visita digital de alta tecnologia e consultoria especializada para o varejo. Se você deseja alugar, conte com a gente!

Veja também: Como atrair mais clientes para o seu restaurante? Saiba o que não pode faltar