Como oferecer segurança para seu cliente

Como oferecer segurança para seu cliente

Já faz alguns anos que as pessoas estão se sentindo mais confortáveis na hora de comprar pela internet. Muito disso se deve por conta da necessidade, durante a pandemia, mas também pela desmistificação dos maus negócios na web. A mesma lição pode ser adotada para comércios físicos. Mas, afinal, como oferecer segurança para seu cliente?

Há quem diga que existem algumas coisas que um consumidor não pode abrir mão de jeito nenhum. Um cliente pode renunciar a um preço mais baixo, por exemplo. Ou, até mesmo, uma venda pela internet em detrimento de uma venda física. No entanto, jamais irá dispensar a segurança na hora da compra.

Saber como oferecer segurança para o seu cliente é indispensável para construir uma boa base de clientes realmente fiéis. Mais do que isso, é necessário para que possa fomentar uma boa reputação para a sua marca, sendo suficiente também na hora de atrair novos consumidores para o negócio.

Neste artigo, você irá saber de uma vez por todas como oferecer segurança para seu cliente, seja na hora da compra ou em outro momento. Além disso, falaremos das vantagens de investir na construção de uma relação segura com o consumidor e também, sobre como isso pode mudar o seu empreendimento.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

As vantagens de oferecer uma boa segurança para o cliente

Imagine que você vai em uma loja e compra um eletrodoméstico de uma marca específica. Dois meses depois da compra, o produto começa a apresentar problemas. Em uma outra ocasião, você compra mais um eletrodoméstico dessa marca, e os problemas voltam a aparecer com poucos meses de uso.

Nesse cenário, você não sentirá confiança na marca e certamente não achará que ela é segura. Portanto, nunca recomendaria para ninguém. Pois é, quando você falta com segurança com o seu cliente, é justamente isso que acontece. Mas quando se investe nessa questão, ocorre o contrário.

Oferecer uma boa segurança para o seu cliente é uma forma de consolidar a sua empresa e os seus produtos como coisas confiáveis. Isso garante uma série de vantagens: maior fidelização de consumidores, crescimento da marca e, até mesmo, facilidade na hora de adquirir novos clientes.

Dito isso, saiba como oferecer segurança para seus clientes:

1.    Esteja presente nas redes sociais

Uma das dicas para oferecer segurança para seus clientes é, sem sombra de dúvidas, estar presente nas redes sociais. Nos dias de hoje, muitos consumidores recorrem às mídias antes de decidir se realmente irão consumir, comprar um produto ou contratar um serviço de aquele lugar, olhando toda a gestão midiática.

Ter redes sociais bem administradas ajuda a transmitir uma maior cara de profissionalidade para o consumidor. Além disso, nas redes sociais também é possível ficar atento aos comentários, os quais podem servir de incentivo para um potencial consumidor. No fim das contas, tudo isso contribui para a sensação de confiança e segurança do cliente.

2.    Responda todas as dúvidas e perguntas

Você certamente já procurou pelo perfil de uma marca no Reclame Aqui antes de comprar algo pela internet, não é mesmo? Pois é, muitas pessoas fazem isso não somente para ver a avaliação dos clientes, mas também para saber se a empresa responde as dúvidas de seus consumidores.

Sendo assim, para aumentar a segurança para seu cliente é importante responder sempre todas as dúvidas e perguntas dos consumidores. Isso é válido não apenas para o Reclame Aqui como, também, para os questionamentos encaminhados nas redes sociais ou no próprio WhatsApp da empresa.

3.    Seja claro nas regras de pagamento

O consumidor quer sempre saber quais são as condições de pagamento antes de pagar de fato. Sendo assim, esteja você vendendo no seu comércio físico ou na página pela internet, é importante deixar sempre claro as regras de pagamento.

No estabelecimento físico, deixe as regras fixadas na porta, logo na entrada. Se você aceita PIX, cartão de crédito, débito ou somente um ou outro - tudo isso importa e ajuda a estabelecer uma relação de segurança, confiança e respeito com o consumidor.

4. Busque sempre o feedback e garante um atendimento pós consumo

E, por último, para garantir uma maior segurança para seu cliente você tem que sempre buscar o feedback e garantir o atendimento pós-consumo. Mostre-se que você se importa com a opinião do seu consumidor e que quer ouvi-lo para melhorar, se esse for o caso, ou perpetuar o que está dando certo.

Mesmo partindo do princípio que você investe na qualidade do seu produto, é importante demonstrar ao cliente que a opinião dele é importante para o seu negócio. Dessa forma, ele irá se sentir mais confortável e seguro na hora de retornar ao local.