Tudo sobre o contrato de locação que o proprietário precisa saber

Tudo sobre o contrato de locação que o proprietário precisa saber

Quem tem uma boa ideia para empreender precisa de duas coisas: dinheiro e um ponto comercial. Portanto, se você está em busca do local ideal para receber a sua empresa, é necessário fazer uma ampla pesquisa, já que apenas assim será possível ter a certeza de que fez a melhor escolha possível.

Em relação ao proprietário do imóvel, este deve ficar atento a todos os detalhes que envolvem o contrato. A ideia é que o vínculo seja benéfico para as duas partes envolvidas, já que assim todos saem satisfeitos e depois do seu fim, o contrato poderá ser renovado. Mas, o que deve ser considerado?

O ideal é que o documento seja lido e relido várias vezes pelos envolvidos antes das assinaturas. Assim, podem esclarecer todos os pontos e identificar o que está bom e o que pode ser melhorado. Reunimos as principais informações que o proprietário precisa saber sobre o contrato de locação, confira agora!

Como deve ser o contrato de locação?

O contrato de aluguel de um ponto comercial deve ser bastante completo, deve apresentar os mínimos detalhes para garantir todos os direitos ao proprietário do imóvel. Além disso, é fundamental tomar cuidado, para não gerar margem de dúvidas e uma interpretação errada. Então, o documento deve apresentar a descrição do imóvel e os cuidados a tomar.

Em relação a parte financeira, deve estar presente o valor que será cobrado como aluguel e a data de vencimento para cada mês. Assim como uma multa que deverá ser paga em caso de atraso nos pagamentos. A forma de reajuste deve ser clara e o prazo de vigor do contrato deve ser acordado pelas duas partes.

E se houver quebra de contrato? O documento também deve tratar deste tema, para definir qual é o valor que deve ser pago em caso de desocupação antes do período combinado. Alguns aluguéis demoram para saírem porque os contratos são complexos e demoram até que sejam elaborados completamente.

Quais as responsabilidades do proprietário?

O proprietário do imóvel tem algumas responsabilidades e direitos junto ao ponto comercial, veja quais são:

  • Fazer a vistoria antes de assinar o vínculo;
  • Liberdade para cobrar multas no caso de atrasos nos pagamentos mensais;
  • Pagar serviços como: reforma, pintura e decoração;
  • Receber o imóvel conservado após o fim do contrato.

É fundamental que todas essa questões estejam escritas no contrato de aluguel, porque depois pode haver confusão. Vale a pena ler o documento algumas vezes antes de assinar, para que depois não exista dúvidas.

Quais as responsabilidades do inquilino?

Você sabe quais as responsabilidades do inquilino ao alugar um ponto comercial? É importante que ele saiba quais os seus deveres, para não apresentar problemas ao longo da duração do vínculo, são questões como:

  • Pagar o aluguel na data combinada e no local estipulado;
  • Usar o ponto comercial conforme foi determinado em contrato;
  • Devolver o imóvel nas condições em que recebeu, ao fim do contrato;
  • Não modificar o imóvel sem o consentimento prévio do proprietário;
  • Pagar as despesas como água, internet e energia elétrica.

Todos estes detalhes precisam estar no contrato de locação. Afinal, um ponto que gera dúvidas não é bom para ninguém e abre uma perigosa brecha na relação entre o locatário e o proprietário do imóvel.

Valor do aluguel

O valor do aluguel do ponto comercial não é definido de maneira aleatória. Os custos geralmente são definidos conforme o momento do mercado, se existirem muitas peças vazias na região, a tendência é de que os custos sejam menores. Por outro lado, caso a demanda esteja alta e poucos pontos comerciais vagos, então o custo sobe.

Outras questões que definem os valores do aluguel são a localização, o tamanho do imóvel e as condições estruturais. Assim, o proprietário precisa equilibrar o valor desejado para que o número de pessoas interessadas em fechar o contrato seja elevado. Dessa maneira, a peça ficará fazia por menos tempo.

O contrato poderá definir um valor fixo para os pagamentos do aluguel ou então ir aumentando conforme o passar dos anos. Os empreendedores sabem que é melhor fazer um contrato extenso, já que assim conseguem garantir o ponto por mais tempo. Mas, o proprietário também não pode sair perdendo e os reajustes são importantes.

Quem banca uma reforma?

Existem diferenças entre consertos e reformas em um imóvel alugado. Então, pode surgir uma dúvida no proprietário sobre essa responsabilidade. No caso de problemas causados pela deterioração do imóvel ou o fim da vida útil de algum material, a responsabilidade é do proprietário.

Por outro lado, se os danos foram causados pelo inquilino, então os custos do conserto devem ser pagos pelo locatário. De fato, o proprietário não é obrigado a pagar pela reforma, mas em alguns casos existe um acordo entre as partes, para que sejam feitas benfeitorias no ambiente.

Além disso, se o inquilino decidir reformar o ponto comercial para torná-lo mais interessante ao seu comércio, deverá avisar o proprietário com antecedência. O ideal é que exista uma assinatura de autorização antes de começar o serviço de mudança. Portanto, a reforma é responsabilidade do locatário.

Documentos necessários para o contrato de locação

O contrato de locação de imóveis conta com diversos pontos e é importante apresentar alguns documentos para que o vínculo seja válido. Contudo, não existe uma lista fixa de informações pessoais que devem ser apresentadas no material.

É importante que esteja presente o CPF dos envolvidos e quem sabe o CNPJ da empresa que está fechando o aluguel do ponto comercial. Comprovantes de residência e a certidão de posse do imóvel podem ser exigidos durante a elaboração do documento.

VEJA TAMBÉM: 7 dicas para alugar um ponto comercial mais rápido

Aqui no Place2b você pode cadastrar o seu ponto comercial e não precisa mais se preocupar. Bancamos fotografias e imagens em 360º, para que os interessados possam conferir pela internet todos os detalhes do imóvel. Vá até Anunciar e cadastre o seu!