Cores na decoração: saiba o que cada cor influencia os consumidores

Cores na decoração: saiba o que cada cor influencia os consumidores

Se você é uma daquelas pessoas que têm receio de hospital, é provável que não se sinta confortável em ambientes muito brancos. Da mesma forma, se gosta de paisagens naturais, pode encontrar em um espaço com tons de madeira e verde uma sensação agradável. Isso mostra que as cores na decoração são importantes e podem influenciar os consumidores.

Quem possui um empreendimento em espaço físico, sabe que a qualidade do ambiente é essencial para atrair e até mesmo fidelizar clientes. Afinal de contas, nenhuma pessoa quer ir em uma loja cujo local lhe faça se sentir desconfortável, seja pela decoração, prateleiras apertadas ou pela presença de cores específicas.

Sendo assim, todos os donos de comércios precisam entender que a qualidade estética e visual de um ambiente também implica em suas vendas. Mais do que isso, a cor da decoração tem um papel importantíssimo em fazer com que os consumidores se sintam confortáveis e, consequentemente, influenciá-los na compra.

Neste artigo, você irá entender um pouco mais sobre como a importância das cores na decoração, compreendendo como elas influenciam os consumidores em sua jornada de compras. Além disso, falaremos também sobre como a utilização de determinados tons em paredes e móveis pode ser suficiente para a criação de um ambiente mais confortável.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

Cores na decoração e a psicologia das cores

Para entender como as cores na decoração são importantes para a influência de consumidores em suas jornadas de compra, primeiramente é preciso compreender o impacto psicológico das mesmas. Afinal de contas, de que forma as cores podem nos influenciar nesse processo?

Para isso, precisamos partir da chamada psicologia das cores, teoria desenvolvida pela escritora e cientista social alemã Eva Heller. O assunto, publicado em um livro de mesmo nome, fala sobre a relação das cores com os nossos sentimentos, mostrando como esses dois pontos não se combinam simplesmente por acaso.

Em outras palavras, as cores são capazes de nos impactar psicologicamente e transmitir sentimentos e sensações. Isso porque elas sempre irão remeter a algo, seja por uma construção social, como no caso do vermelho representar o amor, ou até mesmo por algo pessoal, como um trauma ou algo do tipo.

Sendo assim, se as cores geram sentimentos e sensações, elas podem nos influenciar enquanto consumidores na jornada de compra. Em uma loja física, por exemplo, o uso de determinadas colorações em espaços específicos pode tanto afastar quanto atrair os clientes - e isso precisa ser muito bem pensado pelo proprietário.

Dito isso, confira um pouco mais sobre como as cores na decoração influenciam os consumidores:

1.    O uso de cores neutras para ambientes confortáveis

Se você já entrou em uma sala de estar cuja cor era vermelha ou até mesmo azul, sabe o quão incômodo ou desconfortável pode ser permanecer naquele ambiente. Isso se dá pelo fato de que essas cores primárias transmitem algo energético e ativo, mas quando presente em todas as paredes quase que engole quem está no centro.

Sendo assim, em relação às cores na decoração, saiba que as neutras são excelentes para ambientes confortáveis. Suponhamos que o seu empreendimento é um espaço de atendimento, como uma imobiliária, e não necessariamente de vendas expositivas, como uma loja de roupas e brinquedos.

Nesse caso, o cliente irá passar mais tempo no seu empreendimento conversando, dialogando, recebendo informações - e não necessariamente escolhendo um produto. E é justamente por isso que ele precisa estar confortável, para não se sentir incomodado, e poder permanecer leve naquele espaço.

Dessa forma, o uso de cores neutras na decoração pode ser surpreendente. A escolha de tons como marrom, cinza, branco, preto e bege pode criar esse acolhimento dentro de um espaço. Um exemplo são os móveis com tons amadeirados, em leve contraste com as paredes pintadas de bege e alguns detalhes em cores mais fortes, como o marrom envernizado ou até mesmo o preto, por exemplo.

CONFIRA MAIS: 7 reformas para valorizar seu ponto comercial

2.    As cores podem lhe convidar para a compra

Quando falamos de cores na decoração e a forma como elas impactam a jornada de compra do consumidor, não estamos nos referindo somente às paredes. Afinal de contas, a iluminação colorida também pode ser muito bem utilizada para esse propósito e, de quebra, ser menos incômoda em determinados momentos.

O fato é que existem cores que atraem e influenciam determinados tipos de consumidores. No entanto, para isso, é preciso compreender muito bem as características da personalidade do seu público, do cliente, de uma maneira geral, para então conseguir impulsionar as vendas de fato.

As cores laranja, azul e amarelo, por exemplo, são responsáveis por despertar um senso de urgência e podem ser utilizadas na iluminação de algumas prateleiras, com produtos que precisam chamar a atenção do consumidor. Já o verde e azul costumam atrair consumidores racionais e, portanto, podem ser melhor utilizados na composição do ambiente de uma maneira geral.

Em outras palavras, em espaços onde estão concentrados produtos em promoção ou que costumam sair mais, você pode utilizar iluminações como laranja e amarelo para despertar a atenção do consumidor. Nos demais, pode optar pelo uso, por exemplo, de prateleiras em madeira, leves detalhes verdes em alguns móveis, para criar um bem estar na hora da escolha.

VEJA TAMBÉM: Dicas para reduzir os custos na sua loja

3.    As cores na decoração podem consolidar a sua marca

E por último, saiba que o uso correto de cores na decoração pode não apenas influenciar os consumidores como, também, consolidar a sua marca. Isso porque o uso de determinadas tonalidades pode se tornar uma marca registrada do seu empreendimento, tanto do seu ambiente quanto da logo - uma identidade visual.

Sendo assim, se o seu empreendimento é uma hamburgueria gourmet, por exemplo, pode fazer o uso de preto com cores mais fortes como laranja e amarelo, por exemplo. Essas cores têm tudo a ver com o assunto, despertam sentimentos condizentes nos clientes e, de quebra, ajudam a criar uma identidade visual interessante para o seu negócio.

Mas se o seu negócio for uma loja de roupas mais modernas e minimalistas, por exemplo, o uso de tons de cinza, branco e preto na decoração pode ser crucial. Essas cores são, em linhas gerais, mais minimalistas, e não apenas combinam com o assunto como também contribuem para a consolidação de um espaço confortável para o cliente.

Por fim, lembre-se de não combinar muitas cores em um mesmo ambiente e nem mesmo de utilizar luzes que atrapalhem o seu consumidor. Em um espaço com móveis e decorações pretas e laranjas, por exemplo, uma luz mais amarelada pode ser interessante. No entanto, em um ambiente de escolha de roupas, a luz branca acaba sendo a melhor alternativa.