Dicas de gestão para Empreendedor Iniciante

Dicas de gestão para Empreendedor Iniciante

Abrir a própria empresa é sempre um grande desafio, seja para o Empreendedor que está iniciando seu negócio, seja para quem já atua na área há algum tempo. Apesar de ouvir “basta querer, você consegue realizar”, a verdade é que, no contexto do empreendedorismo, a realidade é muito diferente.

Nesse sentido, o primeiro ponto que é importante destacar é que, para uma boa gestão de negócio, é preciso de muito empenho, dedicação e conhecimento. Aliados, eles podem fazer com que um negócio realmente aconteça. Por outro lado, a falta da habilidade técnica de quem simplesmente começa algo sem o mínimo de preparo pode colocar tudo a perder.

Ainda, se não houver, por menor que seja, o conhecimento em assuntos como liderança, administração, finanças, vendas, marketing e pessoas, ficará difícil um negócio dar certo. Esses conhecimentos convergem para uma boa gestão. Você até pode saber vender, mas, sem gerir seu negócio de maneira adequada, as chances de crescimento são menores. Isso porque empreender requer ter uma visão do todo e conseguir gerenciar muitas áreas diferentes do negócio. 

Mas não se desespere. Para te ajudar, separamos 10 dicas de gestão que são essenciais para Empreendedores Iniciantes que querem tirar seus planos do papel de uma vez por todas. Quer saber quais são? Confira a seguir. 

Dicas fundamentais para gerir bem o seu futuro negócio

Antes de mais nada, precisamos destacar que ainda não existe uma “receita de bolo'' para o sucesso de novos negócios. No entanto, uma coisa é certa: uma boa administração faz total  diferença, e ela deve começar seguindo as dicas de gestão que selecionamos abaixo. 

1. Invista seu TEMPO

Em primeiro lugar, antes mesmo de começar, tenha em mente que o luxo de flexibilidade de tempo não passa de uma lenda. Em outras palavras, todo empreendedor em início de carreira vai trabalhar muito. Em muitas vezes, até mais do que um funcionário de uma empresa. Sendo assim, isso precisa estar claro para você antes de se aventurar nessas águas turbulentas do empreendedorismo.

2. Defina seu mercado

Antes de começar administrar as receitas e despesas, é importante que o empreendedor defina seu segmento de mercado. Para isso, estabeleça qual nicho é o seu, além de que tipo de público vai ter. Isso tudo fará muito sentido quando começar a fazer o planejamento estratégico e de marketing.

E claro, conheça bem o seu cliente. Quanto mais você conhecer o seu público, maior será a chance de obter sucesso. Você precisa entender bem não só o comportamento, mas também os hábitos e a rotina de quem consome aquilo que você oferece. 

3. Valide o seu modelo

Se você resolveu abrir um comércio ou começar a prestar serviços, saiba que é preciso entender se existe ou não mercado para o que você pretende oferecer. Até porque, validar o seu modelo de negócio é uma excelente maneira de minimizar riscos e evitar prejuízos no futuro.

4.Elabore um plano de vendas

O que de fato sustenta uma empresa é a venda. Sem ela, não há receita, não há nada. Então, se você ainda não conhece as técnicas, tente conhecê-las. Quer uma sugestão? Pesquise, por exemplo, sobre o funil de vendas. Além disso, se o seu produto é algo novo no mercado, vai precisar criar uma cultura em torno dele. A venda é um pilar fundamental para qualquer negócio, portanto, muita atenção a esse ponto.

5. Tenha uma gestão de Marketing

Focar no marketing nada mais é do que focar em atrair pessoas que tenham interesse no seu produto ou serviço. Hoje em dia, práticas de Marketing Digital estão totalmente inseridas nos negócios. Além disso, existem vários tipos: Marketing de Indicação, de relacionamento, inbound e outbound e entre outras.

6. Cuide de suas finanças

Ponto fundamental de qualquer gestão, saber administrar as finanças é imprescindível, inclusive, quando uma empresa cresce de maneira muito rápida. Logo, é preciso saber planejar e executar o que está na planilha.  

Para viabilizar um bom planejamento financeiro no ramo empresarial, é preciso registrar as entradas e saídas de dinheiro com rigidez, dia após dia, com o objetivo de fornecer dados e informações corretas sobre a situação do caixa e o período de vendas e despesas variáveis.

Assim, estabeleça uma rotina para acompanhar o seu fluxo de caixa, gerando relatórios mensais ou quinzenais. Isso com certeza vai facilitar o planejamento e o crescimento saudável do negócio.

Além disso, não se esqueça de separar as finanças pessoais das finanças da empresa. Essa, sem sombra de dúvidas, é uma situação que pode colocar em risco a saúde financeira não só do seu empreendimento, como também das suas contas pessoais. Por esse motivo, essa talvez seja uma das principais dicas de gestão para os empreendedores iniciantes.

7. Preze por uma boa comunicação 

Em todos os cantos, a comunicação é essencial. Em outras palavras, não se trata somente no caso de você ter funcionários, mas, principalmente, para aproximar a sua relação com os clientes. Mais do que saber se comunicar, é preciso passar com clareza a informação, fazendo com que o receptor entenda a mensagem. Além disso, transparência, objetividade e clareza de dentro pra fora e de fora pra dentro criam uma certa empatia e estreitam o relacionamento.

8. Avalie sua concorrência

Quem são os seus atuais concorrentes? Qual é o preço praticado por eles? Quais são os seus principais diferenciais? 

É preciso que você procure entender quem são os seus concorrentes, diretos e indiretos. Assim, você vai conseguir compreender como essas empresas reagem às crises e às oportunidades, quais são seus principais pontos fortes e fracos… Isso torna possível realizar um comparativo com seus processos internos e identificar os pontos que precisam ser aprimorados.

9. Crie ambiente e rotina

Se pensarmos em empresas de um homem só e que trabalham em casa, criar um espaço de trabalho gera uma sensação de profissionalismo e isso impacta na produtividade. Além disso, estabelecer uma rotina é algo imprescindível, principalmente em tempos de Home Office. Trabalhar sozinho, porém, tem prós e contras. Sendo assim, tudo é uma questão de equilíbrio e disciplina.

10. Gestão e resultados

Busque ferramentas para mensurar os resultados. Isso porque, entender onde está e de que forma as coisas estão andando vai guiar seus próximos passos. Contudo, não se esqueça de captar feedbacks e foque sempre no desenvolvimento da melhoria constante.

Em outras palavras, não deixe de olhar atentamente pro seu negócio e para a forma que você o está conduzindo. Detalhes fazem sim a diferença, mas o mais importante é que você dê o primeiro passo! Não espere o momento ideal para empreender, pois ele pode nunca chegar. Logo, se estruture pouco a pouco com essas dicas de gestão e comece!

Dica BÔNUS

Fuja da informalidade. Isto é, não seja um empreendedor que foge dos impostos, seja uma empresa formal, para que seu negócio cresça com segurança. A ansiedade para começar a produzir pode até levar o empreendedor a atuar na informalidade, mas essa é uma péssima escolha.

Sem um registro formal, por exemplo, sua empresa não poderá emitir notas fiscais, abrir uma conta bancária própria ou utilizar máquinas de cartão de crédito. Além disso, tenha em mente que, por mais que a formalização possa acarretar uma carga tributária elevada, não vale a pena burlar as leis e trabalhar num ambiente de insegurança. Por fim, saiba que, trabalhando dentro da Lei, sua empresa transmite uma imagem mais confiável aos fornecedores e clientes.