Como organizar-se para as vendas de fim de ano? Confira

Como organizar-se para as vendas de fim de ano? Confira

O fim do ano se aproxima, e traz consigo datas comemorativas importantes, como o Natal e o Ano Novo. Por esta razão, é fundamental que os lojistas comecem a organizar seus negócios para que consigam receber da melhor forma os consumidores, afinal, essa é uma época do ano que movimenta bastante o comércio brasileiro, seja qual for o setor de venda. Aliás, o fluxo este ano promete grandes lucros, aquecidos pelo retorno efetivo das atividades pós pandemia, e eventos como a Copa do Mundo, por exemplo.  

Embora essa organização seja importante em todas as épocas do ano, não apenas em datas comemorativas, períodos de maior fluxo no comércio, como o que está prestes a chegar – já aquecido com a Black Friday –, necessitam de uma melhor organização, sendo muito importante – e necessário – que o comerciante tenha isso em mente. Além de fundamental, essa talvez seja a estratégia mais eficiente para o sucesso do seu negócio neste fim de ano. 

Isso porque, além de produtos de alta qualidade, o que fará com que o cliente dê preferência a comprar na sua loja será a experiência que você oferece no ambiente em que eles irão frequentar. Logo, o atendimento, a infraestrutura e a disposição da linha de produtos são detalhes importantíssimos. Mas não só isso, outros pontos também são indispensáveis, e falaremos sobre eles nas linhas abaixo. Após essa leitura, você dominará os fatores decisivos para que alcance bons resultados com as vendas de fim de ano.   

Estratégias de organização para vendas de fim de ano 

De maneira geral, para que um negócio vá bem durante as comemorações de fim de ano, é importante, antes de mais nada, manter alguns fatores em mente para assegurar que ele possa funcionar em perfeito estado, isto é, de forma eficiente. No decorrer deste texto, você verá 5 pontos-chave para sua estratégia. São aspectos que requerem seu foco e atenção, tudo para deixar seu negócio organizado da melhor maneira para receber novos consumidores. Acompanhe a seguir!

1. Controle de estoque 

Como parte fundamental para um bom desempenho nas vendas de fim de ano, ter o controle do estoque é algo indispensável. Você pode – e deve – fazer isso de maneira constante, garantindo assim a organização das mercadorias ali presentes. Para te ajudar, pode fazer uso de planilhas ou sistemas de gerenciamento, isso você quem decide, desde que não deixe de lado este acompanhamento. 

Diante disso, você terá que listar e descobrir quais são produtos que necessitam de uma maior atenção no que diz respeito às vendas, sobretudo aqueles que estão parados em seu estoque e que não consegue vendê-los. Seu foco terá de ser voltado para eles, não tenha dúvidas disso. É claro, tudo isso sem esquecer dos demais itens de sua loja, inclusive os que mais saem. 

A questão é que, com essa lista em mãos, seu negócio vai estar pronto para desenvolver estratégias de vendas inteligentes para o fim de ano, como estabelecer quais produtos devem ser expostos na vitrine e quais merecem destaque dentro da loja. Por mais difícil que pareça, todo o esforço será válido e poderá trazer resultados positivos a depender da sua dedicação. No geral, de acordo com o tamanho do seu comércio, em meio dia de trabalho será possível concluir esta etapa. 

2. Disposição da vitrine

Se seguiu a dica anterior, você terá descoberto quais são os produtos que merecem maior atenção, e agora saberá quais produtos expor. Então, será o momento de agir, de modo a preparar uma vitrine da forma mais atrativa possível. Esse será o cartão de visitas da sua loja. 

Levando em conta que estamos nos aproximando do Natal, opte por decorações que remetam ao clima natalino, dando preferência a cores como verde, vermelho e dourado. Além disso, evite deixar os produtos muito acima da linha de visão do cliente e, por isso, organize-os numa altura de até 1,60 metro do chão. Para destacá-los, use a iluminação ao seu favor.

Com isso e mente, dê espaço para o seu senso criativo e mãos na massa. No entanto, pondere suas decorações, e tome cuidado para não se empolgar demais e extrapolar nos elementos que a compõem. Isso, em vez de ajudar, poderá desviar a atenção do público, e não é o que queremos. 

3. Atenção à sua equipe

Bom, agora você já conseguiu criar um controle estratégico do estoque e também tem uma vitrine sedutora, mas ainda não deve se acomodar. É a hora de alinhar sua equipe para receber da melhor maneira os consumidores. Por ser um período em que o fluxo de pessoas no comércio é intenso, é natural – e até normal – que os vendedores passem a atender mais de um cliente ao mesmo tempo. No entanto, saiba que o mais correto é que seus vendedores sejam orientados a atender apenas um cliente por vez! Por incrível que pareça, isso faz toda diferença.

Diante disso, peça para que cada vendedor se mantenha atento ao responder e tirar dúvidas dos consumidores, mostrando a eles um diferencial no seu atendimento, justificando a escolha da compra na loja física em vez dos e-commerces. Afinal, esse suporte é um dos principais diferenciais do ponto de venda físico, logo, uma estratégia bem definida aliada ao bom atendimento, além de assegurar a venda, também irá cativar novos clientes. 

Acima de tudo, tente criar uma boa relação com os consumidores que frequentam seu estabelecimento a fim de garantir que eles possam retornar à loja em oportunidades futuras. Ademais, se possível, considere a contratação de novos funcionários, mesmo que seja de maneira temporária, antes de realizar o treinamento. 

4. Crie um ambiente agradável

Não basta apenas ter um atendimento de excelência. Por esta razão, além dele, preze pelo conforto do seu cliente, fazendo-o que se sinta o mais à vontade possível durante a escolha de seus presentes. Esse é um outro ponto fundamental e, para isso, você pode montar uma boa playlist de Natal e utilizá-la na ambientação da loja, por exemplo. Ainda, não se esqueça de deixar um espaço entre os corredores para que o fluxo de pessoas ali ocorra de maneira tranquila, evitando que seus clientes esbarrem entre si. 

Além disso, dentro das suas condições, lembre-se de investir em climatização e iluminação de qualidade, ambos adequados ao seu ambiente. Se o calor ali for intenso, por exemplo, certamente será mais fácil lembrar disso do que dos seus produtos. Então, fique atento quanto a este ponto! 

5. Aposte nas redes sociais

Estando tudo organizado, é o momento de investir nas redes sociais pois, sem dúvidas, ela será uma grande aliada nas vendas de um negócio. Portanto, procure aumentar sua presença nesse meio, mas faça isso com dedicação e planejamento, nada que uma boa estratégia de marketing não resolva.