Ideias de responsabilidade social para a sua empresa

Ideias de responsabilidade social para a sua empresa

Foi-se o tempo em que as empresas eram julgadas apenas pela quantidade de vendas e o impacto financeiro no mercado. Cada vez mais, empreendimentos estão precisando cumprir papéis sociais dentro da sociedade, visando não apenas o lucro próprio. E é por isso que você precisa conhecer algumas ideias de responsabilidade social para a sua empresa.

Se no século passado as pessoas não eram tão antenadas para ações empresariais para além da área de atuação, a situação mudou completamente. Empreendimentos dos mais diversos segmentos atualmente também são cobrados em relação às ações sociais, ao posicionamento de uma forma geral.

Isso porque o público compreendeu que uma marca é composta não apenas pela qualidade do seu produto, mas também pelo que ela faz para além dele. Sendo assim, uma empresa pode até vender algo com uma grande excelência, mas não necessariamente crescerá como marca se não agir, também, de forma social.

E é tendo isso em mente que neste artigo separamos algumas ideias de responsabilidade social para você aplicar na sua empresa. Ao longo dos próximos parágrafos, você irá aprender a importância de manter o seu negócio como um segmento atuante para muito além do lucro.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

O que é responsabilidade social para uma empresa?

Você pode estar se perguntando: o que exatamente é responsabilidade social para uma empresa? Podemos dizer que se trata nada mais nada menos do que o compromisso de uma empresa com a sociedade de uma maneira geral, se preocupando não apenas com lucros e questões econômicas.

A responsabilidade social dentro de uma empresa é quando ela passa a adotar algumas posturas que contribuem para o bem-estar do público. E quando falamos de público não nos referimos apenas aos consumidores de seus produtos, mas também dos próprios colaboradores da marca.

Quando uma empresa passa a se preocupar com a saúde mental de seus colaboradores e, também, a situação de saúde dos mesmos, ela passa a exercer uma função social. Isso se estende, obviamente, para o meio externo também - e é aí que entram algumas ações voluntárias e importantes.

No entanto, vale ressaltar que todas essas atitudes precisam ser completamente espontâneas. A sua empresa não pode se vender como polo de responsabilidades sociais se faz isso apenas para ganhar mídia em cima das suas boas ações - tudo precisa ser orgânico e verdadeiro.

Qual a importância da responsabilidade social para uma empresa?

Quando falamos de responsabilidade social para uma empresa, é necessário fugir de questões como lucros e interesses econômicos. No entanto, saiba que adotar atitudes com o objetivo de contribuir para o bem-estar social também tem impactos positivos nesses aspectos.

A importância de uma empresa atuar com responsabilidade social está justamente no fato de que ela está contribuindo para um mundo melhor. Isso não apenas garante melhores relações entre trabalhadores e funcionários como, também, faz com que eles estejam mais felizes - assim como o público.

Dessa forma, você constrói uma equipe muito mais sólida e confiante para trabalhar junta e garantir bons resultados. Além disso, também constrói situações mais favoráveis para pessoas externas de forma direta ou indireta, participando de projetos de caráter social ou, até mesmo, mudando a sua cultura.

Um ambiente empresarial que se preocupa com a saúde de seus funcionários, por exemplo, pode ajudar a fazer com que menos pessoas sofram de ansiedade. Isso, por si só, tem impactos gigantescos na vida dessas e de outras pessoas, sendo um efeito dominó de bons resultados.

7 ideias de responsabilidade social para a sua empresa

Se você está interessado em fazer com que a sua empresa seja um bom lugar para seus funcionários e, ainda, contribuir para o bem-estar também do seu consumidor, saiba que é possível. Existem diversas culturas que podem ser adotadas nesse sentido.

Sendo assim, confira 7 ideias de responsabilidade social para a sua empresa:

1. Preocupação com o meio-ambiente

Não é de hoje que autoridades científicas vêm alertando sobre os impactos negativos ao meio-ambiente. As mudanças climáticas são visíveis, e muitas vezes letais, em diversos lugares do mundo. Ondas de calor em locais conhecidos pelo frio, ondas de frio em locais conhecidos pelo calor e animais morrendo por descartes irregulares de lixo.

Dada a situação, uma das atitudes de responsabilidade social mais importantes para uma empresa adotar é justamente a preocupação com o meio-ambiente. Sendo assim, crie algumas regras e ações que possam contribuir com a saúde da natureza de uma maneira geral e minimizar os impactos negativos.

Controle de plásticos dentro das empresas, como o uso obrigatório de garrafas pessoais é uma forma. Campanhas de consciência em relação à água e, até mesmo, o reaproveitamento de alguns materiais, como folhas impressas, por exemplo, são formas simples de contribuir para a natureza.

2. Preocupação com a saúde-mental

Você provavelmente já ouviu falar que a ansiedade é o mal do século, não é mesmo? Essa é uma condição que vem afetando cada vez mais pessoas, as quais são prejudicadas em diferentes sentidos por conta disso. Sendo assim, é importante que a sua empresa mostre preocupação com relação à saúde mental dos colaboradores.

Uma das formas de fazer isso é justamente criando ambientes de trabalho menos nocivos. Incentivar reuniões e atitudes onde as pessoas possam interagir de forma social, sem comportamentos tóxicos entre classes. Mais importante ainda, poder repreender pessoas que agem de maneira tóxica dentro da empresa.

Da mesma forma, ter um psicólogo à disposição dos funcionários e oferecer o apoio necessário em momentos de dificuldade é uma forma de adotar a responsabilidade social para sua empresa. Tudo isso, no fim das contas, contribui para um mundo melhor.

3. Buscar diversidade dentro da própria empresa

Um dos problemas sociais mais comuns no Brasil é a falta de diversidade dentro das empresas. Sendo assim, vemos classes que são completamente discriminadas por motivo nenhum sem oportunidades de realmente puderem trabalhar e construírem suas próprias carreiras.

Sendo assim, é importante que sua empresa seja pautada pela diversidade e pluralidade de pessoas. Grandes corporações, por exemplo, estão cada vez mais adotando programas sociais para a contratação de pessoas negras, não brancas ou da comunidade LGBTQI+.

Essa é uma das formas de manter a responsabilidade social para a sua empresa e, ainda, fazer com que grupos de pessoas que recebem poucas oportunidades possam crescer. Lembrando que atitudes como essas podem ser tomadas em qualquer segmento, independentemente do tamanho da sua empresa.

VOCÊ VAI CURTIR: Como automatizar vendas de loja física

4. Investir em programas de capacitação

A educação também é uma área que passa por problemas gigantescos no Brasil. Isso, no fim das contas, acaba contribuindo também para que a mão de obra qualificada fique restrita a um pequeno grupo de pessoas que tiveram o privilégio ou oportunidade de contar com um bom estudo.

Sendo assim, como empresa, você pode adotar a responsabilidade social de investir em programas de capacitação. Dessa forma, pessoas das mais diferentes classes sociais poderão se preparar para o mercado de trabalho, o que gera positivos impactos sociais e econômicos de uma maneira geral.

5. Valorizar a comunidade

Outra maneira de adotar a responsabilidade social para sua empresa é valorizar a comunidade de uma maneira geral. Ou seja, buscando contratar pessoas que sejam da sua região e investindo em produtos de áreas próximas a sua.

Essa ação é essencial em diversos aspectos. Primeiramente porque, ao dar emprego para uma pessoa da sua região, você movimenta a economia local. Isso, por sua vez, acaba gerando melhorias na qualidade de vida, em termos de saúde e convívio por si só.

6. Fazer doações para instituições sociais

Sabemos que nem todas as pessoas têm condições de se manter. A pandemia da Covid-19 fez com que esse abismo entre classes ficasse ainda maior. Sendo assim, instituições sociais estão sendo mais importantes do que nunca nesse sentido.

Uma das formas de atuar com responsabilidade social para sua empresa é fazendo fundos fixos de doações para instituições sociais. Separar uma parcela dos lucros, seja mensalmente ou de tempos em tempos, e doar para instituições que precisam.

CONFIRA: Nova Lei do Inquilinato na pandemia

7. Investir na educação dos próprios funcionários

Investir na educação dos próprios colaboradores e funcionários é algo que muitas empresas já vêm adotando. Essa é, inclusive, uma das maneiras de sua empresa atuar com responsabilidade social.

Uma das formas de executar isso é fazendo parcerias com universidades e instituições de ensino, propondo reduções em mensalidades para colaboradores, por exemplo. Contratar palestras e workshops para os colaboradores também contribui nesse sentido.