Espaço instagramável: conheça essa nova tendência

Espaço instagramável: conheça essa nova tendência

Você certamente já visitou um estabelecimento onde as pessoas faziam fila para tirar foto em uma parede personalizada ou até mesmo em um deck específico, não é mesmo? Muitos locais apostam nisso como um diferencial, para além do produto. Sendo assim, você não pode deixar de conhecer o conceito por trás de um espaço instagramável.

O fato é que, nos dias de hoje, é possível receber qualquer tipo de serviço e produto em sua própria casa, sem precisar sair. Com o avanço da internet e dos serviços de delivery e compras online, ficou muito mais fácil e acessível pedir um lanche ou, até mesmo, comprar um móvel ou roupa específica.

Sendo assim, os estabelecimentos que trabalham com vendas e ofertas de serviços presenciais precisam de um diferencial. Estamos falando de algo que estimule as pessoas a sair de casa e ir comprar naquele ambiente, não apenas pelo produto, mas também pela experiência que o próprio espaço proporciona.

Neste artigo, você irá entender um pouco mais sobre o que é um espaço instagramável, uma nova tendência que vem sendo adotada por muitos empreendimentos. Além disso, falaremos das vantagens de investir em um lugar como esse dentro do seu próprio estabelecimento comercial, assim como os resultados positivos que isso pode trazer.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

Mas, afinal de contas, o que é um espaço instagramável?

Se você é uma daquelas pessoas que está sempre em busca de um pub ou restaurante diferenciado, certamente já se deparou com um espaço instagramável. Muitos desses tipos de empreendimentos contam com um lugar específico que chama a atenção dos consumidores e acaba rendendo boas fotografias.

Sendo assim, saiba que o espaço instagramável é nada mais nada menos do que um lugar dentro de um ambiente que é pensado como um cenário para fotografias. Estamos falando de um pedaço específico de um estabelecimento que, por conta de pinturas, decorações ou até mesmo arquitetura, acaba se tornando uma espécie de atração para o público.

A palavra instagramável, como você deve imaginar, significa algo como “propício para o Instagram”, ou “ideal para o Instagram”. Trata-se de qualquer coisa que, por conta da sua estética agradável e diferenciada, acaba se tornando perfeita para fotografias que serão publicadas nas redes sociais.

Atualmente, diversos tipos de estabelecimentos comerciais contam com um espaço instagramável. Lanchonetes, pubs, hamburguerias, restaurantes, casas de show e até mesmo comércios de uma maneira geral estão investindo em uma área específica que serve de cenário para fotografias, seja por conta da decoração ou da composição.

Confira um pouco mais sobre o assunto:

1.    Quais as vantagens de ter um espaço instagramável?

O fato é que o investimento em um espaço instagramável não se tornou uma tendência entre os donos de negócios atoa. Afinal de contas, esses ambientes que estimulam o público a tirar fotos e posar para fotografias não servem apenas para encher galerias pessoais, mas sim para atrair mais clientes e, consequentemente, mais caixa.

Ambientes instagramáveis como um todo costumam ser extremamente atrativos para as pessoas, que buscam algo diferente em um serviço presencial. Sendo assim, quando você trabalha o seu empreendimento pensando nisso, pode acabar recebendo mais clientes simplesmente por conta de fotos interessantes que vão parar nas redes sociais.

São muitas as pessoas que decidem visitar um lugar simplesmente porque viram fotos dele no Instagram e acharam interessante. Sendo assim, se cada pessoa que vir uma fotografia do seu estabelecimento no Instagram se interessar em visitá-lo, logo você terá muito mais dinheiro circulando no caixa, não é mesmo?

Vale ressaltar também que os espaços instagramáveis também são perfeitos para a construção de personalidade aos estabelecimentos. Além disso, também podem ajudar, e muito, ao seu perfil se tornar uma referência nas redes sociais, a ponto de ganhar não apenas seguidores como, também, clientes fiéis.

VEJA AQUI: Como deixar o seu café Instagramável?

2.    Como fazer um espaço instagramável?

Agora que você já conhece alguns dos muitos benefícios de um espaço instagramável, talvez esteja se perguntando: como fazer? O fato é que o processo de criação de um ambiente do gênero acaba variando muito. Porém, na grande maioria dos casos, acaba passando por três passos primordiais.

O primeiro é entender quem é o seu público-alvo, uma vez que esse espaço precisa ser atrativo para as pessoas que costumam visitar o seu ambiente. Afinal de contas, não adianta você ter um pub focado em cervejas artesanais e bebidas diferenciadas se o seu espaço instagramável for destinado para crianças - os públicos não batem.

Depois disso, é necessário ir em busca de referências, ideias que sirvam como inspiração para a composição do seu espaço instagramável. A melhor maneira de encontrar essas inspirações é justamente procurando por fotos no Google ou, até mesmo, no próprio Instagram, por meio da busca por hashtags. O Pinterest também é perfeito para isso.

Depois de reunir todas as referências que lhe agradaram, é hora de partir para o planejamento e idealização do espaço. É importante que o ambiente dialogue, de uma certa forma, com o restante do estabelecimento. Sendo assim, a presença de um arquiteto ou design de interiores é interessante, para um processo mais rápido e preciso.

3.    Quais estabelecimentos podem contar com um espaço desse?

Muitas pessoas se questionam se é possível investir em um espaço instagramável em qualquer tipo de estabelecimento. De fato existem alguns lugares que não são muito propícios para fotografias, como um hospital, por exemplo. No entanto, até mesmo esses ambientes podem contar com um ponto de alegria para fotos.

O fato é que a grande maioria dos estabelecimentos comerciais podem e devem investir em um espaço instagramável. Isso porque esses pequenos lugares dentro de um ambiente acabam conferindo uma grande personalidade para o empreendimento como um todo, atraindo mais pessoas, como já citamos anteriormente.

Sendo assim, saiba que empreendimentos do ramo gastronômico são excelentes para a implantação de um espaço instagramável. O mesmo vale para lojas de decoração ou até mesmo de artigos específicos, como uma loja de vinil ou livraria, por exemplo, que sempre apelam muito para uma estética cult e descolada.

No entanto, não há como negar que as casas de show são as que mais fazem uso de espaços instagramáveis. É possível construir uma parede inteira perfeita para servir de cenário para diversas fotografias. Boa parte dos empreendimentos do gênero, de fato, contam com um lugar onde o pessoal costuma se reunir para tirar fotos.

4.    O que não pode faltar em um espaço instagramável?

A forma como você irá compor e idealizar o seu espaço instagramável depende muito do que você pretende alcançar. No entanto, existem alguns itens específicos que acabam sendo vistos como essenciais, ou pelo menos interessantes, de serem aplicados em ambientes que contam com esse lugar dedicado a fotografias.

Em alguns ambientes, os quadros acabam caindo muito bem para a composição de um espaço instagramável. Basta pensar em um barzinho, pub ou restaurante que tenha uma temática diferenciada, como rock ou até mesmo rap ou anos 80, a qual pode aproveitar quadros de artistas famosos e fazer uma parede maneira e bem descolada.

Não há como não citar também os grafites ou pinturas, as quais costumam ser interessantes demais para a criação de um cenário para fotografias. Você certamente sabe de algum lugar que conta com um grande grafite de asas de anjo, em que as pessoas costumam se posicionar no centro para tirar uma foto, não é mesmo?

E por último, vale ressaltar também que vários móveis e artigos variados também podem acabar servindo para a composição de um ambiente instagramável. Ambientes mais alternativos costumam contar com objetos diversos como, por exemplo, uma cadeira antiga em uma parede lisa com fios de luzes ou, até mesmo, uma banheira pintada e iluminada.

LEIA MAIS: Conheça os benefícios da pesquisa de Clima Organizacional

O espaço instagramável precisa ser um plus no ambiente

A não ser que a sua intenção seja justamente ter um estúdio de fotografias, o espaço instagramável precisa ser um plus no ambiente. Isso porque ele é um recurso que contribui para atrair clientes, os quais acabam se fidelizando e se tornando consumidores de fato com o oferecimento de bons produtos ou serviços.