Tendências para o setor de consumo em 2022

Tendências para o setor de consumo em 2022

Já faz praticamente dois anos que o Brasil e o mundo meio que estagnaram por conta da pandemia do novo coronavírus. Nesse meio tempo, novos hábitos foram desenvolvidos pelos consumidores, os quais passaram a enxergar novas necessidades em seu meio. Mas, afinal de contas, quais são as tendências para o setor de consumo em 2022?

É inegável que esses dois anos em que a grande maioria da população brasileira passou mais tempo do que o comum em suas casas resultou em certas mudanças de consumo. Afinal de contas, viagens acabaram ficando em segundo (ou último) plano e outros hábitos tiveram que ser desconstruídos.

Sendo assim, em um ano em que a promessa de alívio da pandemia e a previsão de uma nova alta de casos convivem juntos, muitas dessas necessidades devem permanecer. No entanto, existem alguns hábitos que deverão chegar para ficar de uma vez por todas e ditar o modo de consumo das pessoas de uma maneira geral.

Neste artigo, você irá saber um pouco mais sobre quais são as principais tendências para o setor de consumo em 2022. Além disso, falaremos um pouco sobre os hábitos adquiridos por parte dos brasileiros nesses últimos anos e como eles acabaram impactando diretamente na forma como eles consomem atualmente.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

VEJA AINDA: Como empreender no mercado de alimentação saudável?

O setor de consumo deve mudar muito em 2022?

O fato é que o ano de 2022 promete ser decisivo para a definição do setor de consumo para os próximos anos de uma maneira geral. Afinal de contas, aos poucos as atividades no Brasil vão voltando ao normal, com o avanço da vacinação contra a Covid-19, e hábitos que tiveram que ficar suspensos nos últimos dois anos possivelmente poderão ser retomados.

No entanto, os dois anos de mudanças e permanência mais assídua em casa fez com que novos hábitos fossem desenvolvidos. A pergunta que não quer calar, então, é a seguinte: será que os hábitos adquiridos pela população nos últimos anos, em relação ao setor de consumo, irão permanecer em 2022?

Em suma, a tendência é que haja um verdadeiro equilíbrio entre as práticas dentro do setor de consumo brasileiro. Isso significa que algumas reivindicações, antes não tão frequentes por parte do consumidor, agora passarão a fazer parte da rotina de muitas pessoas e precisarão ser levadas em consideração pelas empresas.

Da mesma forma, o anseio por voltar a fazer algumas coisas, como viajar e poder ir em shows e cinema, por exemplo, promete movimentar também o segmento de consumo de uma maneira geral. Ainda assim, é possível cravar algumas tendências que devem não apenas permanecer, como crescer ao longo do ano.

Confira as principais tendências para o setor de consumo em 2022:

1.    Consolidação do Market Place

Ao longo dos dois últimos anos, o brasileiro percebeu que é muito mais prático comprar coisas pela internet do que precisar sair de casa e encarar trânsito ou movimento. Sendo assim, os marketplaces simplesmente explodiram e se consolidaram, sendo uma alternativa para os empreendimentos e uma solução para os consumidores.

Sendo assim, uma das tendências do setor de consumo para 2022 continua sendo a do atendimento e venda pela internet. Independentemente do tamanho do empreendimento, seja ele uma grande loja ou apenas um negócio de bairro, estar não apenas vendendo como divulgando na internet é importante para se tornar conhecido.

Para 2022, as pessoas ainda devem continuar muito dependentes da compra através de marketplaces, justamente pela praticidade. Além disso, convenhamos, é muito mais fácil conhecer uma nova loja e se interessar por ela através de fotos em sites e redes sociais do que caminhar pela cidade em busca de uma boa opção.

2.    Pagamento via PIX

Definitivamente foi-se a época em que as pessoas precisavam pagar uma taxa de mais de R$ 20 para fazer uma transição de dinheiro via aplicativo bancário. Em 2021, uma nova, e muito mais prática, ferramenta surgiu para transformar toda essa dinâmica de pagamentos, tanto em estabelecimentos físicos quanto online.

Estamos falando do pagamento via PIX, que sem sombra de dúvidas é uma das grandes tendências do setor de consumo em 2022. Com pouco mais de um ano em atividade no Brasil, o PIX já é um dos principais meios de pagamento dos brasileiros, que têm preferido a ferramenta ao cartão de crédito ou dinheiro, por exemplo.

A praticidade de apenas precisar apontar a câmera do seu celular para um código de barra e, em um estabelecimento físico, pagar a conta, é essencial hoje para qualquer consumidor e empreendedor. Além disso, agora também é possível que você possa fazer compras pela internet em aplicativos como iFood, por exemplo, sem o cartão de crédito.

3.    Atendimento humanizado e personalizado

Nesses quase dois anos em que a grande maioria dos brasileiros permaneceu em casa, uma coisa passou a ser recorrente entre os consumidores: o desejo por um atendimento humanizado. Afinal de contas, mesmo em compras pela internet ou longe de estabelecimentos físicos, é preciso contar com algo que gere identificação.

Sendo assim, saiba que o atendimento humanizado e personalizado deve prevalecer como uma das tendências para o setor de consumo em 2022. Seja comprando pela internet ou em lojas presenciais, os consumidores gostam de saber que são, de certa forma, únicos para o empreendimento escolhido.

Para os empreendedores, questões simples como uma mensagem de agradecimento via e-mail ou WhatsApp ou o verdadeiro atendimento gentil presencial continuarão fazendo totalmente a diferença. Aqueles que não se adaptarem a essa questão, no entanto, podem sofrer com dificuldades até mesmo em termos de vendas.

4.    Segurança física e online

O fato é que a pandemia do novo coronavírus ainda é uma realidade para os brasileiros. Sendo assim, a grande maioria das pessoas, ainda que vacinadas e protegidas contra sintomas mais graves da doença, seguem prezando por estabelecimentos e locais que ofereçam uma maior segurança para os consumidores.

E quando o assunto é compras digitais, a segurança também é um ponto de destaque. Com tantos ataques cibernéticos e vazamento de dados sendo noticiados ao longo dos últimos anos, as pessoas estão cada vez mais criteriosas em relação a onde compram - algo que deve ser uma constante daqui em diante.

Sendo assim, saiba que a segurança física e online promete ser uma das tendências para o setor de consumo ainda em 2022. As pessoas querem cada vez mais se sentirem seguras, seja em um estabelecimento físico, bem arejado e cuidado, ou em um site online, com proteção de dados e informações.

VEJA MAIS: Tudo o que você precisa saber para abrir uma loja

Entender as tendências do setor de consumo é não correr o risco de fechar as portas

O fato é que ao longo dos últimos anos, muitos empreendedores fecharam os olhos para algumas tendências de consumo que vinham se tornando cada vez mais constantes. É o caso daqueles que só aceitam dinheiro físico ou, até mesmo, dos que não se preocupam em estar inseridos em uma plataforma digital, por exemplo.

Por mais que a pandemia do novo coronavírus tenha acelerado uma série de hábitos, a verdade é que muitos já estavam postos na sociedade. Sendo assim, o ensinamento que ficou para muitos é que entender as tendências do setor de consumo é não correr o risco, ou ao menos diminuir o risco, de precisar fechar as portas.

O mesmo é válido para os empreendedores que não se adaptarem a algumas tendências que estão postas para 2022. Vender online, oferecer segurança física e digital para os consumidores e trabalhar com diferentes formas de pagamento, no caso o PIX, é algo essencial para todos os negócios hoje em dia.