Invista na sua marca com a identidade visual do seu negócio

Invista na sua marca com a identidade visual do seu negócio

Por mais que a frase “não julgue um livro pela capa” faça sentido, não há como negar que a grande maioria das pessoas é muito influenciada pela aparência. E não necessariamente pela aparência humana, mas sim pela qualidade visual de um produto, um ambiente e por aí vai. E é por isso que você precisa investir na identidade visual do seu negócio.

Vivemos a era das redes sociais, onde o aspecto visual não apenas é extremamente valorizado como, também, faz total diferença nas plataformas. Afinal de contas, a todo momento somos bombardeados com diversas fotos e fotografias nas mídias, mas nem todas realmente chamam a nossa atenção.

E quando estamos falando de negócios, a situação não é diferente. Ter uma identidade visual forte para a sua marca é essencial para que ela não apenas chame a atenção de novos consumidores como, também, para que seja lembrada para os seus clientes. Além disso, toda essa questão interfere diretamente no sucesso econômico do seu negócio.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

Como a identidade visual do seu negócio interfere diretamente nos lucros?

Você certamente já ouviu falar na famosa frase “quem não é visto, não é lembrado”, não é mesmo? Pois é, ela pode ser muito bem aplicada quando o assunto são negócios e empresas, uma vez que empreendimentos precisam de visibilidades para atingir consumidores e, então, passar a vender.

Mas, afinal de contas, como que a identidade visual do seu negócio pode interferir diretamente nos lucros? O fato é que ter uma marca visualmente forte é essencial justamente para que a sua empresa seja lembrada, e como citamos no parágrafo anterior, isso também está relacionado com as vendas.

A partir do momento que você consegue construir uma imagem forte da sua marca, mais ela ficará na cabeça dos seus consumidores e maior é a tendência deles comprarem com você - e se tornarem clientes fiéis. Da mesma forma, a sua empresa pode passar a ser atribuída a qualidade ou outro ponto positivo, o que ajuda na notoriedade.

Sendo assim, confira algumas dicas de como investir na identidade visual do seu negócio:

1.    Comece por uma logomarca que converse com a sua empresa

Engana-se quem pensa que um estabelecimento físico não precisa de uma logomarca forte e chamativa, e que somente o nome na fachada é suficiente. Na verdade, a partir do momento que o logo da sua empresa carrega a identidade visual do seu negócio, as chances dele ser visualmente atrativo são muito maiores.

Imagine, por exemplo, que você está passeando pelo centro da cidade em busca de uma hamburgueria para comer. Pode ser que você tenha passado pela frente de diversos lugares especializados em hambúrgueres e não tenha entrado, justamente por esse ponto forte não estar sinalizado no logo da fachada ou no nome.

A construção de uma logomarca depende de uma série de fatores, entre eles, o foco do negócio e o que ele pretende transmitir. Para isso, contar com a ajuda de um designer é essencial.

2. Pense em uma estética chamativa e padrão para as redes sociais

Sabe quando você está rolando o feed do Instagram, vê uma foto e antes mesmo de olhar para o perfil já sabe a quem ela pertence? Pois é, isso que significa identidade visual: características visuais que sempre irão remeter a uma empresa ou pessoa.

Sendo assim, na hora de construir uma identidade visual do seu negócio, é importante pensar também nas redes sociais. Meio que padronizar a estética das fotografias que irão para as mídias, como filtros ou estilo das fotos em si, ou até mesmo dos banners, pode lhe ajudar a chamar mais atenção das pessoas e ainda fazer com que elas sempre associem o produto à sua empresa.

3.    A identidade visual do seu negócio também está na decoração

E para finalizar, saiba que a identidade visual do seu negócio também está na decoração do estabelecimento físico. A partir do momento que você consegue emular uma estética única em diferentes ambientes, físico e digital, a tendência é atrair cada vez mais e mais clientes.

Nesse caso, a decoração também é um diferencial. São muitas as lojas de roupas que focam em um estilo específico e que fazem com que esse estilo dite a decoração de todo o estabelecimento. O mesmo vale para pizzarias, restaurantes e por aí vai. Identifique qual é o forte do seu negócio e como ele agrada o seu público-alvo para, então, dar esse passo.