7 tipos de franquias que você precisa conhecer

7 tipos de franquias que você precisa conhecer

Abrir o próprio negócio é o sonho de muitas pessoas, algumas desejam se livrar do patrão e fazer a própria rotina de trabalho. Mas, além de começar uma empresa do zero, sem nenhuma história, é possível investir de outra forma. Por isso, hoje falaremos sobre 7 tipos de franquias que você precisa conhecer.

São diferentes modelos de negócios que podem ser muito atraentes, ajudando quem está se tornando empreendedor agora ou aqueles que já possuem experiência. De fato, existem diversos tipos de franquias, que podem ser muito bons para quem deseja começar um negócio, já aproveitando um modelo consolidado.

A cada ano diversas novas empresas franqueadoras são abertas no Brasil e no mundo, é um sistema que não para de crescer. Existem algumas empresas muito famosas que adotam este modelo, como redes de fast food, empresas que vendem chocolate e aquelas especialistas em perfumaria.

Tipos de franquias que você precisa conhecer:

É comum que a cada ano surjam novos tipos de franquias, assim como diversas empresas que adotam esse sistema. De fato, algo que está dando certo precisa ser replicado, mas como os empreendedores nem sempre pretendem investir na abertura de lojas próprias, trabalhar no sistema de franquias é uma boa ideia. Veja os principais modelos: 

  • Franquia master;
  • Microfranquia;
  • Franquia de conversão;
  • Store in store;
  • Franquia combinada;
  • Franquia social;
  • Franquia de desenvolvimento de área;

Além destes modelos de franquia existem alguns outros como as franquias unitárias, um dos esquemas mais simples. Por isso, é importante conhecer cada um deles, para saber qual é o melhor e qual combina mais com o seu estilo.

1.     Franquia Master

Franquia master ou master franquia é um modelo de negócio onde um franqueado passa a atuar como representante de uma franquia em uma determinada região. Assim, se torna o responsável pela implantação de novas unidades. Entretanto, ele não é o responsável pela administração destas unidades, apenas pela sua implantação.

Para atuar como um master franqueado é preciso fazer um investimento bem maior do que apenas para abrir uma franquia normal. Contudo, o lucro também será maior, já que este franqueado receberá uma parte do faturamento de todas as unidades instaladas em sua região.

O master franqueado precisa assinar um contrato, se tornando o responsável pelo suporte em sua região. Então, será sua responsabilidade a procura por interessados em abrir franquias desta rede, assim como deverá oferecer treinamento para estes novos participantes do sistema que envolve a franquia.

Antes de se tornar um master franqueado, é interessante adquirir uma franquia, então conquistar experiência com o trabalho diário e se der certo, partir para este segundo passo. Além disso, é válido principalmente para regiões que ainda não possuem determinado tipo de serviço. Por fim, é um método adotado por empresas nacionais e internacionais.

2.     Microfranquia

O modelo de microfranquia é considerado um dos mais interessantes, por isso aparece entre os que mais crescem no país. Em primeiro lugar, o destaque fica por conta do baixo custo existente para abrir uma franquia seguindo este modelo. Então, aparece como uma das alternativas mais interessantes para quem ainda não possui um empreendimento nesse sistema.

São consideradas microfranquias os investimentos abaixo de R$ 86 mil, inclusive algumas podem ser adquiridas por valores bem menores, na faixa dos R$ 20 mil. Embora o custo não seja elevado, o retorno pode acontecer rapidamente. Conhecidas por franquias low cost, costumam apresentar excelentes resultados para quem investe neste tipo de negócio.

O franqueado inclusive consegue moldar a sua escolha o estilo de funcionamento da microfranquia. Aliás, alguns podem até mesmo ser executados direto de casa, ou seja, é um opção interessante para quem pretende empreender de maneira simples e lucrativa. Então, não é preciso ter uma loja física em algumas das franquias que seguem este modelo.

Ao pensar neste sistema, é interessante fazer uma boa avaliação quanto ao franqueador, para não se meter em uma furada. Assim, é interessante avaliar qual é o histórico da empresa, para entender se vale a pena ou não investir neste estilo.

3.     Franquia de conversão

Essa modalidade é interessante para aqueles empresários que já possuem um empreendimento, mas que desejam transformá-lo em franquia. Assim, o maior benefício será a relação com o franqueador, que possui um sistema padronizado adotado por todas as franquias da mesma rede. Então, isso inclui produtos e serviços definidos.

Um bom exemplo que ilustra essa condição são as pastelarias. Em muitos casos os empreendedores do segmento não conseguem conquistar clientes ou competir com outras empresas do ramo gastronômico. Mas, adotando o estilo de franquia, passa a ter direitos sobre uma marca, alavancando o seu empreendimento com ações planejadas pelo franqueador.

Muitas empresas não conseguem passar do primeiro ano de existência, sendo este praticamente um filtro que ajuda a definir os negócios que vão dar certo. Por isso, partir para a franquia de conversão pode ser uma boa ideia, adotando um sistema consolidado, onde há poder de marca, escalabilidade da operação e outros fatores que garantem o seu sucesso.

4. Tipos de franquias: Store in store

Store in store ou shop in shop é um modelo bacana de franquias, onde uma delas é instalada dentro de outro estabelecimento, geralmente seguindo o formato de quiosque. Dessa forma, o objetivo é comercializar produtos que sejam complementares aos vendidos pela loja principal, então eles não podem ser concorrentes.

Essa é uma maneira interessante para economizar com o aluguel, já que os quiosques costumam custar bem menos do que outros estilos de pontos comerciais. Além disso, no store in store a franquia instalada dentro de uma loja se beneficia do fluxo de pessoas no ambiente, algo que é interessante para os dois comércios.

Esse é um sistema muito popular nos Estados Unidos, onde diferentes franquias são instaladas dentro de supermercados ou livrarias. Mas, é fundamental que haja uma conexão entre os dois negócios, ou então não vai dar certo. Em alguns casos, o proprietário da franquia pode ser o mesmo dono da loja principal.

Entre os exemplos podemos citar as cafeterias presentes dentro das livrarias, formando uma combinação perfeita. Ou então uma franquia shop in shop de doces dentro de uma loja de brinquedos, parece uma oportunidade incrível. Assim como montar uma franquia de pizzaria em um supermercado, por exemplo.

5.     Franquia combinada

Em uma franquia combinada é utilizado somente um ponto comercial, onde são instaladas diferentes marcas. Essa é uma estratégia de negócio semelhante ao store in store, onde diferentes tipos de franquias são instaladas dentro de um mesmo ambiente. Além disso, é fundamental que elas ofereçam produtos ou serviços que se completam.

As condições para que esse tipo de franquia vá para a frente são definidas por cada um dos franqueadores. É um modelo interessante porque na teoria mais pessoas irão frequentar este ambiente, procurando por diferentes tipos de serviços. Assim como é uma boa ideia para reduzir os custos operacionais de um ponto comercial.

Um ótimo exemplo é uma loja que trabalha com produtos especializados na prática esportiva. Então, neste ambiente podem ser instaladas franquias que comercializam itens voltados para diferentes modalidades. Por exemplo, uma franquia que é especializada em skate e surfe e outra em futebol e vôlei.

6.     Franquia social

O objetivo de uma franquia social não é ter lucros e sim replicar um projeto social que deu certo. Assim, as técnicas adotadas pelo franchising são utilizadas, por exemplo, um sistema de educação que deu certo em uma cidade ou bairro pode ser replicado em outra região. Afinal, já foi comprovado que aquilo realmente é interessante.

Dessa forma, a principal diferença de uma franquia social para os outros modelos é que ela tem foco na sustentabilidade e no crescimento social. Com isso, o objetivo do franqueador e dos franqueados não é ter lucro e sim conquistar ações positivas.

7. Franquia de desenvolvimento de área

Esse modelo é semelhante às franquias master, mas possui algumas diferenças. Neste caso, o franqueado passa a ser o responsável por uma região, então o seu objetivo é fortalecer a marca em determinado território, seja uma cidade ou estado. Inclusive algumas marcas internacionais adotam esse modelo para crescer em outros países.

Quando uma pessoa adquire uma franquia de desenvolvimento de área, então passa a se comprometer com a abertura de novas unidades ao longo do tempo. Entretanto, esse é um negócio que exige um investimento pesado e experiência do franqueador.

Escolha o ponto comercial para todos os tipos de franquias

Depois de citarmos os tipos de franquias que você precisa conhecer, não podemos deixar de explicar a importância da escolha do ponto comercial. Aliás, essa escolha pode fazer muita diferença em relação ao sucesso ou ao fracasso do seu negócio.

Por isso, é preciso descobrir qual é o público-alvo do seu negócio, ou seja, as pessoas que tendem a comprar os produtos oferecidos pela franquia. Dessa maneira, ficará mais fácil para entender quais são os locais que elas costumam frequentar e que podem ser bons pontos comerciais para o empreendimento.

Navegue pelo site do Place2b e encontre a melhor alternativa para a sua franquia. Trabalhamos com lojas individuais, em galerias e hipermercados, assim como quiosques que podem receber o seu negócio! Aproveite para conhecer as melhores opções do mercado e faça a escolha perfeita.